3 maneiras de ouvir rádio no seu iPhone (e de graça)

Embora a ascensão dos podcasts já seja uma realidade, as rádios clássicas ainda estão muito presentes. Na verdade, se você é fã de ouvir música ou rádio de notícias, nem precisará de um transistor. A partir do seu próprio iPhone, você pode fazê-lo de diferentes maneiras, pois, embora não haja um aplicativo nativo para isso, ele pode ser acessado de maneira extremamente simples. Neste post, abordamos três maneiras de fazer isso.

Claro, já prevemos que você vai precisar de conexão com a internet , seja com dados móveis ou WiFi. E é que o iPhone não tem capacidade para captar ondas de rádio FM, sendo online a única forma de aceder às emissões. Felizmente, a grande maioria das estações tem transmissões pela internet.

Com aplicativos de terceiros totalmente gratuitos

Embora existam diversas aplicações voltadas para esse uso, uma das mais marcantes é éter . Apesar de ser um recém-chegado à App Store, este aplicativo desenvolvido pelo polonês Krystian Kozerawski é um dos mais interessantes por ter um interface minimalista e intuitiva . Ele pode ser baixado de forma totalmente gratuita e não requer nenhum tipo de assinatura.

Assim que você abri-lo, existem três guias: recomendações, suas estações salvas e pesquisa. Será tão simples quanto procurar a estação que deseja e começar a reproduzi-la. Funciona muito bem sem demora, encontrando todas as estações espanholas e ainda por cima é compatível com o modo escuro.

Não menos importante é que é um aplicativo que não coleta dados de qualquer tipo. E não é só que ele não pede para rastrear você para fins comerciais, é que ele nem pede acesso a funções como localização ou notificações, algo que normalmente acontece em aplicativos desse tipo (mesmo pagos) . Além disso é multi plataforma e também pode ser baixado no iPad, Mac, Apple Watch e Apple TV.

éter éter Baixar Código QR éter Desenvolvedor: Krystian Kozerawski

Via Apple Music

A plataforma de música da Apple é caracterizada por ter milhares de músicas de diferentes artistas e gêneros. No entanto, você provavelmente não sabia que também é possível encontrar estações de rádio convencionais que permitem ouça rádio mesmo a partir do HomePod .

Você encontrará tudo isso através da aba central que (surpresa) se chama precisamente Rádio. O interessante disso é que você também encontrará estações personalizadas feito por inteligência artificial com base em seus gostos, além de encontrar estações próprias da Apple, onde além de conteúdo musical também costumam fazer entrevistas com artistas de todos os tipos.

rádio de música de maçã

Para se livrar disso, devemos informar que existem algumas estações que, mesmo com uma boa conexão com a Internet, demoram alguns segundos para sincronizar. Não que seja comum a todos ou que demore muito, mas não é tão instantâneo quanto os próprios aplicativos das emissoras ou outros como o Eter. Note-se que, apesar desta função ser gratuita como tal, exigirá que você tenha uma assinatura do Apple Music.

Pergunte diretamente à Siri

Por último, mas não menos importante, encontramos o assistente da Apple como uma opção para ouvir rádio. Embora para ser exato, o que o assistente faz é usar o Apple Music para reprodução. Em qualquer caso, é a maneira mais rápida para começar a ouvir uma estação e basta dar o comando de voz Hey Siri para poder pedir-lhe para tocar uma estação.