Causas por que um iPad pode ter um vírus e como removê-los

Pode parecer estranho para muitos falar sobre vírus no iPad, já que os tablets da Apple costumam ser muito seguros e a empresa costuma dar grande ênfase em tomar medidas de segurança a cada atualização do sistema operacional. No entanto, seria impreciso dizer que é impossível encontrar um vírus em um iPad, pois em certos casos podemos encontrá-los. Neste post contamos quais são as causas disso acontecer e como eliminar esses vírus.

Por que seu iPad pode ter um vírus?

Como dissemos antes, a Apple lança pelo menos uma atualização de software para seus dispositivos a cada mês ou mês e meio. O iPad não ia ser menos e nestes, além de encontrar novidades visuais e funcionais, também estão incluídas outras melhorias de desempenho e medidas de segurança. Com base nisso podemos entender que qualquer problema pontual pode ser resolvido quase imediatamente , pois assim que as vulnerabilidades são detectadas, a Apple avança sua atualização de segurança para que chegue aos usuários o mais rápido possível.

A causa desses problemas geralmente são principalmente alguns aplicativos. Na App Store existem alguns filtros de segurança rígidos que impedem a entrada de software malicioso, mas não é infalível e de vez em quando é conhecido algum outro aplicativo com malware incluído. Nesses casos, a Apple também age rapidamente, removendo o aplicativo de sua loja e recomendando que os usuários que o baixaram o desinstalem de seus computadores.

iPad com vírus

Mas no final, sem dúvida, a principal causa de vírus em um iPad é o fuga de presos . Para fazer isso em um iPad, uma vulnerabilidade de software geralmente é explorada. Depois que um iPad é desbloqueado, ele para de depender da Apple para tudo, sejam atualizações ou medidas de segurança para seus sistemas. Eles oferecem vantagens muito tentadoras, como personalização completa da interface e outros recursos que não estão presentes nativamente. No entanto, assim como há riscos em fazer o jailbreak de um iPhone, também há riscos para um iPad.

Com o jailbreak, você pode instalar aplicativos de terceiros em um iPad sem passar pela App Store. Existem muitos aplicativos que, apesar de não estarem na App Store, foram classificados como seguros, mas o risco ainda é alto e ainda há uma ampla gama de aplicativos e ferramentas que colocam seu iPad em risco. Software malicioso pode ser incluído neles e você nem vai estar ciente disso.

Como remover vírus do seu iPad

Conhecendo as principais causas do seu iPad ter um vírus, é hora de saber como reagir a ele. Se você suspeitar que seu iPad pode estar infectado independentemente de você estar desbloqueado ou não , recomendamos fortemente restaurar o sistema , para o qual existem vários métodos. No próprio iPad existe a opção de fazê-lo em Configurações, mas não é o mais eficiente e longe disso o mais recomendado se você tiver um jailbreak. Portanto, você precisará de um computador para realizar a restauração.

restaurar ipad

Para restaurar o iPad com um Mac com macOS Catalina ou posterior Você deve fazer isso:

1. Desative a opção de encontrar o iPad de Configurações>seu nome>Pesquisar.
  2. Conecte o iPad ao Macatravés de cabo.
  3. Abre Localizador.
  4. À esquerda, você verá que o nome do seu iPad aparece, clique nele.
  5. Agora clique em Restaurar e digite o código de segurança do dispositivo e a senha do ID Apple quando solicitado.

Para restaurá-lo de um Mac com macOS Mojave ou anterior e de um PC com Windows você deve seguir estes passos:

1. Desative a opção para encontrar o iPad de Configurações>seu nome>Pesquisar.
  2. Conecte o iPad ao computadoratravés de cabo.
  3. Abre iTunes. Se você estiver com o Windows e não o tiver instalado, poderá baixá-lo no site da Apple.
  4. Vá para a parte de gerenciamento de dispositivos, clicando no ícone do dispositivo na parte superior da tela.
  5. Clique em Restaurar. Digite o código de segurança do iPad e a senha do ID Apple quando solicitado.

Depois que o iPad for restaurado, você terá que configurar o dispositivo como novo , sem restaurar um backup em nenhuma circunstância. É tedioso ter que reconfigurar as configurações, instalar os aplicativos que você tinha e assim por diante, mas é a maneira mais eficaz de descartar vírus no seu iPad.