Excluir programas no macOS completamente



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Desinstalar aplicativos no macOS pode ser uma tarefa familiar para todos, mas não tanto para garantir que não haja vestígios deles. Para excluir completamente os aplicativos de um Mac, é necessário algo mais, como mostraremos neste post. O processo é realmente simples e rápido, ao mesmo tempo em que damos total confiança ao programa externo necessário.



Fatos importantes sobre como desinstalar aplicativos

Antes de prosseguir com a remoção de qualquer aplicativo, acreditamos ser conveniente que você conheça alguns aspectos importantes sobre esse processo. E é que, além de saber o que esse processo implica, você também deve saber quais os riscos que a eliminação total ou parcial de um aplicativo do Mac pode acarretar.



nem tudo pode ser apagado

Independentemente do método usado, existem alguns aplicativos nativos que já estão instalados no Mac e que não podem ser excluídos de forma alguma. Seja porque são essenciais para o funcionamento normal do sistema ou por motivos comerciais da Apple e seu desejo de incentivar o uso do referido aplicativo ou programa. Exemplos disso são Calendário, Calculadora, Contatos ou Fotos.



Embora seja verdade que você pode encontrar softwares capazes de eliminá-los na internet, eles podem não ser eficazes e, mesmo quando o são, podem colocar em risco o funcionamento do Mac. Portanto, você deve ter em mente que sempre tenha certos aplicativos indeléveis e recomendamos que você não tente eliminá-los de forma alguma. No final, se você não os usar, eles não o incomodarão nem ocuparão espaço significativo na memória do seu disco.

O método tradicional pode não funcionar

Neste mesmo post vamos mostrar duas maneiras de remover programas do Mac. A primeira é o método clássico ou tradicional, que não requer o uso de aplicativos de terceiros e tudo é feito a partir do próprio Finder. Por outro lado, também vamos explicar como fazer uma exclusão completa deles. Bem, o primeiro dos métodos pode não ser o mais eficaz e é por isso que o segundo é necessário.



A forma como o Mac entende a desinstalação de programas não implica a eliminação de certas pastas e arquivos relacionados a ele, por isso sempre manterá uma pequena cópia dele caso queiramos instalá-lo no futuro. Com alguns programas nada acontece, mas se houver um grande número de aplicativos desinstalados, o acúmulo desse tipo de arquivo pode ser um problema.

Riscos de remover um programa

Remover um aplicativo do Mac, seja completamente ou não, sempre envolve certos riscos que já mencionamos nas seções anteriores. E, embora isso nem sempre seja completamente o caso, na maioria das vezes quando um programa é excluído, o acesso aos documentos criados a partir dele também está sendo excluído. Isso implica que, apesar de você reinstalá-lo, você precisa recriá-los todos.

Agora, para tranquilizá-lo, devemos lhe dizer que se você seguir as orientações corretas você não terá grandes problemas, como travamento do sistema, travamento ou perda de acesso a parte do computador. Desde que, insistimos novamente, não remova programas que não possam ser removidos naturalmente e que sejam fornecidos pela própria Apple. Se você fizer isso com eles, poderá ter problemas, como já dissemos em um ponto anterior.

Etapas para remover programas

Agora sim, continuamos informando como desinstalar aplicativos no macOS de forma nativa, completa e segura. Além de dizer o que você deve fazer depois disso para que não haja nenhum arquivo residual no computador que possa estar consumindo espaço de armazenamento.

Apagamento clássico (do Finder)

A forma nativa, considerada a forma natural e mais conhecida de remover um programa ou aplicativo no macOS é a seguinte:

  1. Abra a pasta Aplicativos (geralmente há um atalho na barra esquerda do Finder).
  2. Selecione o aplicativo que você deseja excluir.
  3. Arraste este aplicativo para a lixeira.
  4. Confirme que você deseja remover o aplicativo.
  5. Agora esvazie a lixeira se quiser remover esse rastro também.

Remover aplicativo Mac

Desinstalação completa (com aplicativos de terceiros)

Como o método acima não garante a remoção completa de aplicativos e, em alguns casos, até impede você de fazê-lo, existe uma maneira completa e segura de fazer isso usando aplicativos de terceiros. Na Mac App Store e na Internet existem inúmeros programas que garantem este processo, pelo que não existe apenas uma alternativa, mas muitas.

O mais conhecido é AppCleaner , que tem uma operação tremendamente simples e eficaz, além do fato de que a instalação deste leva apenas alguns segundos. É por isso que vamos dizer como isso é feito, embora no final o procedimento seja semelhante ao que pode ser feito em outros aplicativos, como os que mostraremos mais tarde.

Os passos a seguir são os seguintes:

  1. Baixe o AppCleaner do navegador. Você pode fazê-lo de site do desenvolvedor .
  2. Instale o aplicativo e abra-o.
  3. Agora abra a pasta Aplicativos e selecione aquele que você deseja remover do seu Mac.
  4. Arraste o aplicativo para a janela do AppCleaner. Cleaner-App
  5. Marque todas as caixas que aparecem no AppCleaner se você deseja remover quaisquer vestígios do aplicativo.
  6. Feito o procedimento acima, clique em Excluir.

Como você viu, o processo é muito simples. Embora insistamos que o AppCleaner não é o único aplicativo para macOS que nos permite realizar esse processo, mas como é um aplicativo seguro que usamos há muito tempo, acreditamos que seja um dos mais adequados. Além disso, sua interface é muito intuitiva e também vem sem publicidade, o que é algo a ter em mente, pois é um programa gratuito. Os aplicativos a seguir, embora tenham uma interface diferente, também podem servir a esse propósito.

Cleaner-App Excluir aplicativos: desinstalador Baixar Código QR Cleaner-App Desenvolvedor: Nectons Excluir aplicativos: desinstalador Mestre de desinstalação Baixar Código QR Excluir aplicativos: desinstalador Desenvolvedor: FIPLAB Ltda Mestre de desinstalação Desinstalador 2 Baixar Código QR Mestre de desinstalação Desenvolvedor: Yan Li Desinstalador 2 Esvazie o Trash Mac com segurança Baixar Código QR Desinstalador 2 Desenvolvedor: FMX CO., LTD.

Deve-se notar que existem outros programas multifuncionais especializados em eliminar arquivos inúteis (veja CleanMyMac ou OnyX) cujas funções incluem a eliminação completa de programas de maneira idêntica aos anteriores. Portanto, se você já possui um desses, não precisará instalar mais nada, pois eles devem ser suficientes para realizar esse processo.

Etapas adicionais para remover arquivos indesejados

O processo não está realmente terminado se você quiser remover todos os vestígios dos aplicativos, pois você teria que esvazie o lixo com segurança. Para isso recomendamos que você coloque o cursor no ícone deste e enquanto mantém pressionada a tecla alt/option, clique com o botão direito e selecione Esvaziar Lixo. Esta é a maneira segura de excluir também qualquer tipo de arquivo que excluímos da lixeira.

Se antes de conhecer o método que acabamos de mostrar para excluir aplicativos do Mac você fazia isso da maneira 'clássica', não se preocupe. Isso não deve causar nenhum problema de segurança no seu Mac ou seu mau funcionamento, no entanto, pode acontecer. ocupar determinado espaço de memória por ter armazenado as chamadas arquivos desnecessários. Eles geralmente são mantidos, apesar de excluir o aplicativo, caso o reinstalemos no futuro e gostaríamos de ter certos dados e configurações da instalação anterior. Mas, graças a aplicativos como o AppCleaner, não haverá mais sobras.