Outras dicas para aumentar a segurança da sua rede



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Discutimos recentemente algumas medidas importantes para aumentar a segurança crie sua rede local a partir do Mac ou a existente em sua casa, com foco na rede sem fio (WiFi). Fizemos isso no artigo. Aumente a segurança da sua rede WiFi com esses truques simples , que recomendamos fortemente que você leia. Pois bem, nesse artigo ficaram pendentes algumas questões que, embora menos importantes, não merecem ser esquecidas. Então aqui vem a segunda parte do primeiro artigo.



Outras medidas de segurança adicionais

As duas seções anteriores são fundamentais, especialmente a primeira. Agora que vimos essas duas seções, veremos outras medidas adicionais que, embora não sejam estritamente necessários, longe disso, em algum momento podem nos ser úteis.



abertura da porta

Provavelmente não é a primeira vez que você ouve falar sobre a abertura de portas no roteador. Mas para que isso? Isso é usado se quisermos que seja possível acessar diretamente para um dispositivo em nossa rede. O que é útil se, por exemplo, queremos hospedar uma página da web em nosso computador e queremos Pode ser acessado para ela do Exterior . Mas é algo que não tem um grande propósito se você não estiver pensando em fazer algo igual ou parecido.



E que riscos pode trazer consigo a abertura de alguns portos? Esta ação não é isenta de riscos. Fazendo isso permitimos que alguém de fora pode acessar diretamente uma porta de um IP (de um dispositivo) em nossa rede sem passar por tecnologias de roteador como NAT , por exemplo. Portanto, ao ter portas abertas estamos nos expondo. Embora haja momentos em que não há remédio senão fazê-lo, e para isso existem medidas de segurança adicionais que podemos implementar.

E como verificar se temos portas abertas? Isso é uma coisa muito simples de se ver. Basta ir na opção Open Ports, Encaminhamento de porta ou similar e dê uma olhada na tabela de encaminhamento (opção que nos roteadores Xiaomi está no menu de Configuração avançada ). Se não estivermos hospedando um servidor ou prestando serviço para o exterior, não deve haver portas abertas. Deve-se levar em conta que o Firewall em um Mac ele também pode interferir em todas essas conexões.



Painel de abertura da porta (do roteador Xiaomi Mi WiFi Router 3).

Usar uma VPN

Ao analisar a segurança e a confidencialidade, há uma questão delicada. Faz Quanto nosso operador sabe (OBLA e/ou ISP) sobre nossas comunicações? A verdade é que se quiserem podem analisar toda a nossa comunicação que é enviada sem encriptação (ocultar). E, de fato, por lei eles têm que manter um certo registro.

E o que podemos fazer se não quisermos que nosso provedor nem saiba em quais páginas estamos? Isso é o que o VPN o Rede Privada Virtual.

VPNs de negócios fazem intermediários entre nós e os servidores web com os quais queremos nos comunicar. Desta forma, tudo é enviado embalado (eles mediam o que é tecnicamente chamado de túnel) para que o operador não saiba o que enviamos ou para quem . Obviamente, para que tudo isso funcione, você deve confiar que a empresa que nos fornece a VPN não manterá nenhum registro.

Dois modelos de VPN

Agora vem o importante… como configuramos uma VPN? Para isso temos duas possibilidades:

    Configure no dispositivo. Este é o método mais fácil. Neste modo, ele codifica do nosso próprio dispositivo , por isso é mais seguro até certo ponto (especialmente se estivermos em uma rede pública). Além da contexto geralmente é muito mais simples , uma vez que geralmente é oferecida a possibilidade de fazê-lo por aplicativo. E como se isso não bastasse, é comum encontrar serviços VPNs grátis para computador, tablet ou smartphone.
    Configure-o no roteador. Outra opção é configurá-lo diretamente no roteador. Desta forma o Comunicação Interna dentro de nossa rede ficará claro. Suas desvantagens são que sua configuração geralmente é mais complicada e que quase não existem provedores de VPN que ofereçam um serviço compatível gratuitamente. Mesmo assim, sua principal vantagem é que, uma vez configurado, o as configurações ficarão lá e será para todos os dispositivos conectado à nossa rede.

Painel de configuração de uma VPN no roteador (especificamente, o Xiaomi Mi WiFi Router 3).

Mantenha seu roteador atualizado

Isso é algo que é dito com quase tudo. Em relação às questões de segurança, é importante ter nossos dispositivos Atualizada , e o roteador não é menos.

Isso é algo que geralmente só pode ser feito em roteadores comprados por nós. Mas é algo que é interessante fazer caso uma peça seja corrigida em uma das atualizações. E fazer isso é tão simples quanto acessar a interface do roteador, como explicamos anteriormente neste e em outros artigos. Então iremos para o seção de atualizações (que no Xiaomi está nas Configurações Básicas e lá nas Informações).

conclusão

Como podemos ver, trata-se de um tópico bastante extenso . E que deixamos muito sem comentar e simplificamos tudo! Mesmo assim, o que é discutido nestes dois artigos (o presente e o anterior, cujo link você encontrará no início) é algo que deve ser conhecido. Isso sim! Nada disso importa se você não tiver cuidado com o uso da internet .

E você acha? Você considera sua rede segura? Você tem alguma medida de segurança adicional que não mencionamos?