Semelhanças e diferenças entre o Apple Watch Series 6 e Series 5



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Apple Watch Series 6 e Series 5. Dois relógios Apple com um único ano de diferença e que, apesar de não serem os mais recentes, ainda se encontram na loja ímpar. Portanto, há uma grande dúvida sobre se são ou não recomendados e, em caso afirmativo, qual vale a pena. Embora sejam muito semelhantes, eles incorporam diferenças técnicas e de experiência do usuário interessantes que vale a pena analisar.



Diferenças técnicas

Nada como uma tabela de especificações técnicas para ver quais são as especificações mais semelhantes ou idênticas entre as duas e, sobretudo, quais são as mudanças e novidades que encontramos na Série 6 em relação à Série 5. Logicamente é nem tudo , pois existem certos aspectos que devem ser especificados como faremos nas seções a seguir, mas a princípio pode ser muito útil começar a ter uma ideia do que são esses smartwatches.



Apple Watch Série 6Apple Watch Série 5
Tamanho-40 milímetros
-44 milímetros
-40 milímetros
-44 milímetros
Cores-Prata.
-Cinza espacial.
-Orei.
-Azul
-Vermelho
-Prata
- Cinza Espacial
-Orei
MateriaisAlumínio, aço inoxidável e titânio.Alumínio, aço inoxidável, titânio e cerâmica.
Peso39,8 gramas (modelo de 40 mm).
47,8 gramas (modelo de 44 mm).
39,8 gramas (modelo de 40 mm).
47,8 gramas (modelo de 44 mm).
Dimensões40 x 34 x 10,7 mm (modelo 40 mm).
44 x 38 x 10,7 mm (modelo 44 mm).
40 x 34 x 10,7 mm (modelo 40 mm).
44 x 38 x 10,7 mm (modelo 44 mm).
ProcessadorChip S6Chip S5
TelaOLED de 1,57/1,78 polegadas (40/44 mm)OLED de 1,57/1,78 polegadas (40/44 mm)
Opção Sempre em exibiçãoSimSim
RAM1 GB1 GB
Sensor ECGSimSim
sensor de nível de oxigênio no sangueSimNão faça
detector de quedaSimSim
Outros sensores e recursos-Bússola.
-Altímetro sempre ativo.
-Chamadas de emergência no exterior.
-SOS emergência.
-Acelerômetro.
-Giroscópio.
-Sensor de luz ambiente.
-
-Bússola.
-Altímetro barométrico.
-Acelerômetro.
-Giroscópio.
-Sensor de luz ambiente.
-Microfone.
Armazenar32 GB32 GB
resistoresÁgua a uma profundidade de 50 metros.Água a uma profundidade de 50 metros.
Você tem conectividade LTE?SimSim
Conexão wifi802.11b/g/n de 2,4 GHz e 5 GHz802.11b/g/n a 2,4 GHz
BateriaAté 18 horas de autonomia.Até 18 horas de autonomia.

Em resumo, os pontos onde há mais diferenças entre esses dois dispositivos são os seguintes:



    Cores e materiais:O Apple Watch Series 6 inclui duas novas cores, como azul e vermelho, que não estão presentes na geração anterior. Não é o ponto mais marcante, mas é uma diferença apreciável da mesma forma que na Série 6 encontramos novos materiais como a cerâmica. Processador:No cérebro dos dois Apple Watch existem diferenças, vendo uma melhora significativa na Série 6 por ter um processador mais potente. Além disso, a ausência do chip U1 na Série 5 também pode ser observada, dificultando as tarefas de rastreamento. Embora, como analisaremos mais adiante, em termos práticos a diferença entre os dois seja quase insignificante. Sensores:Ambos os dispositivos possuem sensores muito semelhantes, destacando a possibilidade de realizar o ECG ou a medição clássica da frequência cardíaca. Embora se focarmos nas diferenças, é o sensor de saturação de oxigênio no sangue que é a grande diferença entre um e outro, sendo exclusivo da Série 6 e das gerações seguintes. Conectividade:Quando se trata de conexão via WiFi, o Apple Watch Series 6 pode se conectar a redes de 5 GHz, enquanto a geração anterior é compatível apenas com redes de 2,4 GHz. Essa também não é uma mudança muito importante, mas é pelo menos apreciável.

diferenças de projeto

Em termos de design, possui exatamente o mesmo tamanho de tela, além de dimensões idênticas para ambos os modelos, caso sejam colocados lado a lado. Nesse sentido, não houve alteração significativa e nem mesmo o peso do equipamento parece ser algo a ser destacado, permanecendo ambos em 39,8 e 47,8 gramas dependendo se é o modelo de 40 ou 44 mm. Claro, existem alguns detalhes diferenciais a serem levados em consideração.

Tela agora muito mais brilhante

Um dos grandes problemas com o Apple Watch Series 5 e a então recém-implementada tecnologia Always on display era o brilho. Muitos usuários reclamaram que a tela não exibia bem enquanto estava ociosa em ambientes com pouca luz. Isso foi completamente corrigido no Apple Watch Series 6 por integrar uma tela 20% mais brilhante. Desta forma, usar a função tela ligada não é um problema, independentemente de você estar na rua em plena luz do dia ou em situações onde não há luz.

acessibilidade do apple watch



No que diz respeito ao resto dos recursos, não há diferença notável. Especificamente, o brilho de 1.000 nits é mantido quando a tela está totalmente ligada, mantendo assim um painel de retina OLED LTPO e uma resolução de 368 x 448 pixels no modelo de 44 mm e 324 x 394 pixels no modelo de 40 mm. Dessa forma, quando não está no modo de suspensão da tela, não há diferença perceptível.

sensores traseiros

No que diz respeito ao design, é certo que os sensores acabam por não ser vistos no dia-a-dia, uma vez que está localizado na parte traseira. Mas a verdade é que entre estas duas gerações de relógios há mudanças interessantes nesta área. Isso acaba sendo um elemento diferencial entre o Apple Watch Series 5 e um Series 6 devido às funcionalidades que acabam sendo integradas. Se começarmos a ver as diferenças, em ambos os casos você pode encontrar os botões na parte inferior e superior para trocar confortavelmente as alças.

Se entrarmos para valorizar os sensores como tal vemos como a distribuição é alterada totalmente. Na Série 5, um único sensor é integrado na parte central cercado pela faixa com eletrodos para dar vida à função de ECG. Isso não acontece na Série 6, onde foi escolhido um design diferente com quatro fotodiodos que emitem luz vermelha em cada um dos cantos. Isso faz muito sentido, pois é o que dá vida à medição da saturação de oxigênio. É verdade que não é possível acabar avaliando qual dos dois é mais atraente, pois é algo subjetivo, mas funcionalmente foi adaptado às novas funções integradas, oferecendo melhor desempenho do sensor.

Correias Compatíveis

Além do corpo do aparelho, uma parte importante do design também são as alças que podem ser instaladas. A Apple neste caso decidiu apostar na continuidade dos tamanhos fazendo as tiras compatível em ambos os dispositivos por igual. Portanto, não há necessidade de procurar correias diferentes, pois as correias que você usou na Série 5 podem ser usadas na Série 6 e vice-versa.

Isso porque em ambos os casos o tamanho de 40 e 44 mm é mantido. Isso também possibilita aproveitar todas as tiras dos modelos anteriores porque as medidas são idênticas e até acabam sendo extrapoladas pelos modelos mais antigos. Dessa forma, é possível ter um amplo leque de possibilidades pela frente para poder ter uma nova pulseira no Apple Watch fazendo diferentes alterações no design.

Sensores de saúde e desempenho

Além do design, você também precisa olhar dentro dos dispositivos onde geralmente reside a maioria das diferenças em um Apple Watch. Afinal, não é uma questão trivial considerando o foco que ambos os dispositivos têm na saúde e no exercício físico.

Processador 20% mais potente

Por várias gerações, o Apple Watch melhorou substancialmente em termos de processador. A Série 5 ficou presa nesse aspecto ao incluir o mesmo da geração anterior, mas com a Série 6 decidiu-se reforçar esse aspecto. Com o chip S6 integrado, a Apple promete uma melhoria de desempenho de 20% em relação ao Series 5. Isso é muito importante para oferecer maior fluidez de software e abertura eficiente de aplicativos.

Chip S6 Apple Watch

Agora, em termos práticos, Essa mudança é realmente perceptível? Realmente não. Se o Apple Watch Series 6 fosse capaz de realizar tarefas complexas de renderização de imagens e outras, uma mudança apreciável seria perceptível devido à maior força bruta disponível em seu chip, mas levando em consideração que no final eles não são dispositivos adequados para tarefas complexas , não é tão perceptível. Ambos funcionam muito bem em todas as tarefas, com destaque especial para a abertura de aplicativos, que tem sido o calcanhar de Aquiles dos relógios da Apple em muitas ocasiões.

Sensores: principal diferença

Além do design ou das dimensões que foram mantidas de forma conservadora, existem diferenças significativas em termos de sensores. O Apple Watch Series 6 finalmente incluiu os sensores necessários para medir a saturação de oxigênio no sangue. Isso foi alcançado variando o design dos sensores na parte de trás do relógio. A Série 5 incluía um único LED central cercado por um eletrodo para realizar eletrocardiogramas. Agora, a Apple integrou quatro sensores de LED na última geração de relógios que são capazes de projetar luz nos vasos sanguíneos, e os fotodiodos medem a quantidade de luz refletida calibrando essa cor para determinar o nível de oxigênio no sangue. Esta é uma tecnologia vital para muitos usuários com doenças pulmonares. Uma baixa saturação de oxigênio pode ser uma indicação de que algo está errado com o corpo. A medição feita durante a noite pode ser vital para determinar se um usuário tem apnéia.

ECG Apple Watch

Como dizemos, esta é uma tecnologia que não está presente em nenhum outro Apple Watch e que foi lançada nesta geração. Da mesma forma, nesse sentido, ainda existem semelhanças com a Série 5, como a possibilidade de realizar eletrocardiogramas graças aos eletrodos que inclui na parte traseira e na coroa digital, ou realizar uma simples medição da frequência cardíaca. A detecção de quedas e a medição do ruído ambiente também estão obviamente integradas nesta nova geração.

Escusado será dizer que ambos os dispositivos têm funções de recorde de treinamento esportivo como tem sido habitual desde o primeiro relógio da Apple. Portanto, com ambos você pode se ajudar a ficar em forma, desafiar seus amigos e manter um registro completo de todas as atividades que você faz. Além disso, esses relatórios são sincronizados com o iPhone, onde você pode visualizá-los de forma mais completa.

Qual tem mais bateria?

Historicamente, os smartwatches da Apple se destacaram por não terem uma autonomia muito boa que duraria vários dias seguidos. Isso é algo que a Apple tenta resolver de certa forma com esta nova Série 6. Como visto na desmontagem dos relógios, foi incluída uma bateria maior que proporciona mais autonomia ao equipamento e uma carga muito mais eficiente . Com a opção adicionada do watchOS 7 para monitoramento nativo do sono, os usuários são forçados a carregar o relógio antes de ir para a cama, o que pode demorar muito.

Vendo Apple Watch Series 5

É por isso que o carregamento agora é 20% mais rápido, passando de 0 a 80% em apenas uma hora. Isso torna o relógio totalmente preparado para ser usado por um dia inteiro sem nenhum tipo de problema de carregamento. Também durante a noite notou-se que é muito mais eficiente, consumindo em muitos casos apenas 10% de sua bateria, algo que melhora significativamente o consumo obtido com as gerações anteriores.

O Apple Watch Series 6 é mais barato?

Algo a ter em mente nestes tempos é que ambos foram descontinuados pela Apple. Portanto, não podemos ter uma referência de seus preços oficiais. A partida das gerações posteriores faz com que percam algum valor. Agora, eles ainda podem ser encontrados no mercado de segunda mão e até novinhos em lojas como a Amazon.

É aí que observamos que a diferença entre eles não é muito alta. De fato, embora especifiquemos mais na próxima seção, podemos avançar, pois na maioria dos casos, você será recompensado por obter uma Série 6. Claro, você deve ter em mente que a Série 6 não integra um adaptador de energia na caixa, algo que a Apple removeu no final de 2020 de dispositivos como relógios e iPhones. O que encontramos em ambos é o cabo de carregamento USB-C.

Apple Watch Série 6

Apple Watch Série 5 compre em Logo da Amazon Consultar Apple Watch Série 6 compre em EUR 391,94

Qual deles é recomendado comprar?

Como você pode ver, as diferenças entre os dois dispositivos são muito sutis. Acima de tudo, destaca-se a inclusão da nova medição de saturação de oxigênio com o aprimoramento de seus sensores. Isso não é algo que eu possa acabar justificando passar da Série 5 para a Série 6, principalmente se for um usuário jovem, sem qualquer tipo de patologia pulmonar e que não precise ter saturação de oxigênio controlada.

Contudo, caso você não tenha nenhum Acabará pagando mais caro para obter o Series 6, não apenas pelos novos recursos que incorpora, que já dissemos que não são muitos, mas por sua baixa diferença de preço com a geração anterior. Em qualquer caso, você deve saber que ambos continuará a receber apoio no nível de reparos por anos, da mesma forma que se espera que continuem a ter atualizações do watchOS por muitos outros anos.

De qualquer forma, você também não deve descartar relógios de outras marcas . Relembramos que, no momento da atualização deste post, estão no mercado versões como o Apple Watch SE ou o Apple Watch Series 7. Embora o primeiro deles seja inferior em termos de sensores, o Series 7 oferece mudanças mais marcantes no que diz respeito à tela. Embora no final das contas, isso seja outra história, e se suas dúvidas são em relação a esses dois em particular, já confirmamos que com ambos no final você terá uma experiência muito boa e semelhante.