Tudo sobre 3D XPoint, o próximo passo na evolução dos dispositivos de armazenamento



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Há algumas semanas fizemos um revisão do histórico de dispositivos de armazenamento persistente . Nele, dissemos que a memória Flash era o dispositivo de armazenamento mais rápido disponível comercialmente para armazenar dados de forma persistente. Mas… isso está prestes a mudar graças à tecnologia 3D XPoint da Intel, ou Optane, como será chamado comercialmente. Mas… o que torna esta tecnologia tão especial?



Por que o 3D XPoint e o Optane são tão importantes?

Ponto X 3D , ou o que é o mesmo, Optane , é a nova tecnologia de armazenamento da Intel, que vai revolucionar mais uma vez o mundo dos computadores.



Este novo tipo de chips permitirá armazenar das informações no formulário persistente . Em outras palavras, você poderá manter os dados armazenados mesmo se a energia acabar. Em outras palavras, as unidades de armazenamento Optane chegarão substituir o SSD atual , que estão cada vez mais substituindo o antigo HDD.



E por que nos importamos tanto com essa tecnologia? Simplesmente porque não estamos satisfeitos com as velocidades atuais dos SSDs. Nós queremos mais.

Como funciona o 3D XPoint

Esta nova tecnologia de armazenamento é revolucionária em vários aspectos.



O 3D XPoint é baseado em camadas de matriz de células de memória . Mas ainda mais importante, ao contrário das memórias DRAM, este dispositivo de armazenamento não baseado em transistor . Desta forma, o 3D XPoint ocupa 9 vezes menos do que chips baseados em tecnologia DRAM.

E quanto a velocidade? Sim, o tamanho de uma memória não é tudo. A velocidade também é muito importante. Bem o atual As unidades SSD funcionam com chips NAND . E quanto mais rápido o 3D XPoint é comparado ao NAND? Os novos chips da Intel eles serão 1000 vezes mais rápidos do que as memórias NAND atuais. Isso torna seu desempenho quase semelhante ao da RAM.

Portanto, uma nova porta é necessária, uma vez que nem as portas PCIe nem M.2 ou U.2 são capazes de lidar com essa quantidade de informações por segundo. Para fazer isso, a Intel vem trabalhando em um Versão modificada dos slots DDR4 .

O objetivo da Intel com o Optane

Até onde a Intel quer ir com o Optane? O objetivo é que essas unidades sejam tão baratas quanto os SSDs atualmente. Mas, por sua vez, essas novas unidades seriam mais de mil vezes mais rápidas. Desta forma, Optane seria a unidade perfeita: barato, não volátil e rápido .

De fato, no futuro a empresa planeja atingir as mesmas velocidades que a RAM. Desta forma, é como se tivéssemos um disco rígido feito com memória RAM (algo que atualmente pode ser feito, mas é bastante caro). Assim, a existência de memória RAM não teria sentido, e uma única memória poderia ser usada. Unidade Optane como memória principal e memória de armazenamento .

conclusão

Como podemos ver, os objetivos Intel e seu colaborador, Mícron , são bastante elevados. Mas infelizmente, Ainda ha um longo caminho a percorrer para ver esses dispositivos produzidos em massa, e ainda mais para que cheguem ao público em geral a um preço acessível. Mesmo assim, tudo indica que o 3D XPoint será o futuro das unidades de armazenamento e que em algum momento veremos computadores, celulares e tablets com unidades Optane.

Mas a Intel não é a única a trabalhar com essa tecnologia. O grande IBM também aposta fortemente no armazenamento e testa tecnologias que permitem armazenar informações com átomos .

O que você acha? Quanto tempo você acha que levará para ver essa tecnologia em nosso iPhone e Mac? Será que a veremos um dia?