Um iPhone pode molhar? Este é o seu nível de resistência à água e poeira



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Existe uma lei não escrita que diz que nunca devemos molhar nosso celular. Isso é compreensível sabendo que, por razões físicas, a eletrônica e o elemento líquido são dois inimigos irreconciliáveis. No entanto, também vimos que os avanços dos últimos anos permitem que telefones celulares como o iPhone sejam resistentes à água até certo ponto, para que possamos nos poupar de alguma decepção se acidentalmente cair em uma superfície com água.



Lista de iPhones à prova d'água

Certamente em alguma ocasião você já ouviu falar de telefones com certificação IP67, IP68 ou similar. São normas de qualidade que garantem alguma proteção deste equipamento contra respingos ou poeira, podendo inclusive ser submersível em alguns casos.



O que significam as iniciais IP acompanhadas de números?

A Comissão Eletrotécnica Internacional, conhecida por sua sigla IEC , é responsável por conceder esses certificados IP. Precisamente essas duas letras são siglas para Proteção de entrada (grau de proteção em inglês). o primeira figura que acompanha estas siglas refere-se ao nível de proteção contra poeira, a segunda refere-se à água. Portanto, poderíamos dizer que um iPhone (ou qualquer outro) que seja IP67 tem um grau de proteção de 6 contra poeira e 7 contra água, tudo em uma escala com 9 como a maior faixa de proteção.



Estes certificados são conseguidos através de um meticuloso processo de construção de telefones em que a vedação destes garante maior resistência a danos por este tipo de elemento. Isso é complexo porque, afinal, aparelhos como o iPhone precisam de conectores externos que, em maior ou menor grau, permitem a entrada de elementos externos no terminal. É por isso que o fone de ouvido de 3,5 mm também foi eliminado em sua época.

Deve-se notar que antes de oferecer esses padrões de qualidade, os telefones tiveram que passar por testes rigorosos sob diferentes condições , todos eles controlados por especialistas em laboratórios especializados.

água iphone



Modelos com certificação contra água

A lista de iPhones IP67 da norma IEC 60529 é a seguinte:

  • iPhone 7
  • iPhone 7 Plus
  • iPhone8
  • iPhone 8 Plus
  • iPhone X
  • iPhone XR
  • iPhone SE (2ª geração)

Por outro lado, temos outra lista de iPhones resistentes através do IP68 da norma IEC 60529:

  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone11
  • iPhone 11Pro
  • iPhone 11 Pro Max
  • iPhone12
  • iPhone 12 mini
  • iPhone 12Pro
  • iPhone 12 Pro Max

Sobre molhar ou submergir o iPhone

Uma vez que os dados são conhecidos, podemos entender que, se um iPhone for à prova d'água, nada acontecerá se ficar molhado. No entanto, existem vários aspectos que devemos sempre levar em conta na vida real, pois os dados dizem uma coisa e no final se referem a testes controlados, enquanto a experiência nos diz que você não precisa confiar completamente desses certificados que são concedidos.

Até que ponto os iPhones são resistentes?

água iphone

Dentro dos certificados que cada um desses iPhones possui, descobrimos que a Apple também dá uma série de indicações específicas sobre a possibilidade de mergulhar os dispositivos na água:

    Submersível 6 metros por 30 minutos:
    • iPhone12
    • iPhone 12 mini
    • iPhone 12Pro
    • iPhone 12 Pro Max
    Submersível 4 metros por 30 minutos:
    • iPhone 11Pro
    • iPhone 11 Pro Max
    Submersível 2 metros por 30 minutos:
    • iPhone XS
    • iPhone XS Max
    • iPhone11
    Submersível 1 metro por 30 minutos:
    • iPhone 7
    • iPhone 7 Plus
    • iPhone8
    • iPhone 8 Plus
    • iPhone X
    • iPhone XR
    • iPhone SE (2ª geração)

Deve-se notar que, além da imersão, esses iPhones são obviamente resistente a respingos que pode vir de uma torneira de água, refrigerantes, café, cerveja ou sucos. No entanto, nos casos em que não é água como tal, podem surgir circunstâncias adversas devido aos componentes corrosivos que esses líquidos podem ter.

Perda de eficácia contra a água

Algo importante e a ter em mente para recomendar não molhar o iPhone é que o nível de eficiência diminui com o tempo. Os materiais que garantem a vedação correta dos dispositivos tendem a sofrer com o passar dos meses, portanto, mergulhar com um iPhone comprado há 2 dias não terá o mesmo grau de confiabilidade de um comprado há 2 meses ou 2 anos, apesar de ser o mesmo terminal. Infelizmente, isso é algo que as empresas não dizem tão abertamente como quando se referem ao certificado IP que possuem. No entanto, você deve sempre ter isso em mente, embora, como você verá nos pontos a seguir, a melhor recomendação sempre será evitar mergulhar o dispositivo de propósito.

Impedir a entrada de água no dispositivo

Há algumas ocasiões em que é difícil livrar o iPhone de ficar completamente molhado. O exemplo mais claro é, por exemplo, ter que ter o iPhone na praia ou na piscina onde há muita umidade. Além disso, nesta situação pode ser muito fácil o fato de que espirra ou até cai na água, seja doce ou salgado. A maneira de evitá-lo principalmente é usar uma capa que seja adequada. Neste momento estamos acostumados a instalar estojos cuja missão é proteger o aparelho de quedas que possa sofrer. Mas também existem outros modelos cuja missão é proteger dos danos da própria água.

Essas tampas são uma espécie de bolsa onde o aparelho é inserido. Eles são completamente transparentes e isso permitirá que o dispositivo seja usado mesmo que esteja dentro deste gabinete. Não apenas visualize as notificações, mas também opte por responder às mensagens de forma adequada e até mesmo fazer vídeos por meio dessa camada que pode ser encontrada. Essas bolsas podem ser penduradas no pescoço para que você nunca precise perder o dispositivo de vista. Além disso, o fechamento hermético impedirá a entrada de água, mesmo se você estiver nadando na água com seu celular sempre em cima. Isso o torna um bom sistema anti-roubo.

Quando o iPhone ficou molhado ou há suspeita disso

O iPhone pode ter se molhado e estar ciente disso porque foi feito de propósito ou porque testemunhamos o respingo acidental. No entanto, há momentos em que pode haver mais dúvidas sobre isso porque não lembramos que ocorreu o contato com a água ou porque suspeitamos que a umidade possa ter afetado o telefone.

A maneira mais comum de descobrir

Existem algumas maneiras muito óbvias de saber que o iPhone se molhou e todas elas derivam de comportamentos estranhos no dispositivo como a impossibilidade de ligá-lo, que ele desligue de repente inesperadamente, que os alto-falantes não soem corretamente e fiquem como se estivessem entupidos... Há muitos problemas derivados de danos causados ​​​​pela água. Obviamente, nem todos são sempre devido a essa causa, portanto, não serão, em nenhum caso, um método cem por cento confiável de que o iPhone tenha danos desse tipo.

Outra mais óbvia é que encontramos manchas de água na tela internamente. Seja em formato bolha ou totalmente líquido. De fato, é provável que nesses casos você nem consiga manipular o dispositivo. É também outro sinal para conhecer peças do chassi enferrujado , principalmente nas laterais, pois dependendo do líquido pode ser mais ou menos abrasivo e levantar a tinta do terminal.

O método oficial da Apple para isso

Existe uma maneira oficial de saber se a água entrou em nosso dispositivo, e isso é olhar para o LCI ou indicador de contato líquido. Isso nada mais é do que uma espécie de adesivo que ficará vermelho quando entrar em contato com qualquer líquido. Onde nós podemos encontrar isso? No slot do nosso cartão SIM. Você só terá que remover o SIM para verificá-lo. É importante fazer isso antes de ir à Apple Store para solicitar o reparo, como veremos a seguir.

E se você está pensando em manipular essa tag, é uma coisa muito complicada. Este indicador possui um indicador químico que reagirá com qualquer tipo de substância líquida que acesse o interior do iPhone. Uma vez que ele reaja, você não poderá modificá-lo para tentar enganar a própria Apple.

slot-wet-iphone

Como secar o interior do telefone

Certamente, se você está lendo este artigo, é porque, pelo menos, tem dúvidas de que seu iPhone ficou molhado internamente. Portanto, você vai gostar de saber que existe uma maneira de tirar esse líquido do seu aparelho. Se você é usuário do Apple Watch, saberá que ele tem a funcionalidade de poder retirar a água de dentro dele através de uma série de sons e vibrações que faz com que os alto-falantes retirem toda a água interna.

Infelizmente esta função, pelo menos por enquanto, não chegou ao iPhone. No entanto, podemos simulá-lo com um aplicativo chamado Sonic que fará exatamente o que o Apple Watch faz: emitir um tipo de som acompanhado de suas respectivas vibrações que fazem com que o líquido saia pelos alto-falantes do dispositivo.

loja de aplicativos sônicos

Sonic Ⓥ Sonic Ⓥ Baixar Código QR Sonic Ⓥ Desenvolvedor: De Bruno

Como o celular deve ser colocado para evitar danos

A primeira coisa que você deve fazer se o seu iPhone ficar molhado é não entrar em pânico e evitar coisas como carregar o iPhone enquanto estiver molhado. Também não é bom colocar o iPhone no arroz, apesar de ser algo muito difundido e que as pessoas tendem a acreditar que é benéfico secá-lo. O melhor é ficar de pé. com o conector relâmpago para baixo para que a água que conseguiu entrar caia e depois passe um pano macio e sem fiapos para secá-lo.

pano úmido para iPhone

Se o líquido que molhou o iPhone não for água, você deve primeiro molhá-lo com água da torneira e depois limpá-lo com um pano limpo e secá-lo. Também é recomendável desligá-lo por alguns minutos como medida preventiva. Depois, é recomendável bater suavemente com o iPhone ainda virado para baixo, de modo que o líquido que possa estar dentro caia. Recomenda-se também verificar a Bandeja do cartão SIM.

Aguarde alguns minutos até usar o iPhone novamente e tente ligá-lo para verificar se funciona bem. Recomenda-se testar as câmeras, microfone e alto-falante para descartar qualquer dano interno.

Garantia e possíveis preços de reparo

Depois de certificar que seu iPhone não apenas se molhou, mas também que está com problemas para ser usado normalmente, caberá a você saber o que deve fazer. Abaixo, explicamos os principais pontos da garantia da Apple para esses casos, bem como os possíveis preços oficiais de reparo se você decidir ir ao suporte técnico.

A garantia cobre danos líquidos?

Independentemente de serem ou não certificados para proteção contra água e poeira, nem a Apple nem qualquer outra empresa de distribuição é responsável por esse tipo de dano. É por isso que uma recomendação que costumamos fazer é a de não molhe o aparelho sob qualquer conceito. Nada deve acontecer se o telefone for novo, tiver os selos corretos e as regras de não mergulhar mais fundo forem seguidas, mas a verdade é que é melhor ser cauteloso e levar em conta o velho ditado de que é melhor prevenir o que cura

talvez um seguro adicional ou a contratação de AppleCare + Como garantia estendida, eles podem cobrir você no caso desse tipo de problema. Em algumas ocasiões, com o pagamento de uma franquia, o reparo pode ser gratuito ou o custo do reparo pode ser consideravelmente reduzido. De qualquer forma, será sempre uma boa opção a ter em conta ao avaliar esses possíveis danos ao seu iPhone.

Preço que a reparação terá na Apple

Troque a bateria do iPhone 7 explicado

Quando um iPhone tem danos causados ​​pela água nenhum reparo possível e o que a Apple oferece é um iPhone substituto para o seu. Os preços destes equipamentos são estes:

    iPhone 5c:€ 307,10 iPhone 5s:€ 307,10 iPhone 6:€ 331,10 iPhone 6 Plus:€ 361,10 iPhone 6s:€ 331,10 iPhone 6s Plus:€ 361,10 iPhone SE (1ª geração):€ 307,10 iPhone 7:€ 347,10 iPhone 7 Plus:€ 381,10 iPhone8:€ 381,10 iPhone 8 Plus:€ 431,10 iPhone X:€ 591,10 iPhone XS:€ 591,10 iPhone XS Max:€ 641,10 iPhone XR:€ 431,10 iPhone11:€ 431,10 iPhone11Pro:€ 491,10 iPhone 11 Pro Max:€ 641,10 iPhone SE (2ª geração):€ 307,10 iPhone12:€ 477,10 iPhone 12 mini:€ 431,10 iPhone 12Pro:€ 591,10 iPhone 12 Pro Max:€ 641,10

Note-se que em qualquer uma dessas substituições você obterá uma garantia adicional, apesar de os telefones terem sua qualidade certificada. São telefones restaurados e ajustados para funcionar de forma otimizada, com case, bateria e tela completamente novos. Portanto, para fins práticos, você receberá um novo iPhone.