Assim você pode medir o nível de oxigênio no sangue com o seu Apple Watch



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Os Apple Watches já permitem a medição da saturação de oxigênio no sangue com um simples toque. O problema é que condições específicas precisam ser atendidas para que uma medição chegue o mais próximo possível da realidade. Neste artigo, contamos tudo o que você precisa saber sobre essa nova função de saúde.



Requisitos para realizar a medição

Para utilizar esta função, uma série de requisitos devem ser atendidos. Por exemplo, que o aplicativo esteja disponível no país onde você mora, algo que pode ser consultado nos processos de configuração inicial. Além disso, você precisa ter um Apple Watch compatível, pois nem todos integram os sensores necessários. Especificamente, os modelos compatíveis são os seguintes:



  • Apple Watch Series 6 de 40 ou 44 mm.
  • Apple Watch Series 7 de 41 o 45 mm.

Além disso, em qualquer caso, você deve ter a versão mais recente do watchOS instalada, bem como um iPhone 6s ou superior com a versão mais recente do iOS disponível. A isto junta-se o requisito de ser maior de 18 anos para poder utilizar a aplicação necessária, uma vez que o algoritmo não foi testado em menores.



Configuração inicial

Quando você estiver configurando seu Apple Watch com os sensores para poder medir a saturação de oxigênio, aparecerá uma janela explicando como funciona. É aqui que você pode clicar em 'Ativar' para baixar o aplicativo para fazer isso. Caso você não o tenha ativado na configuração inicial, basta seguir estas etapas:

  • Abra o aplicativo 'Saúde' no seu iPhone com o Apple Watch emparelhado.
  • Navegue até a guia 'Procurar'.
  • Siga o caminho Respiração > Oxigênio no Sangue > Definir Oxigênio no Sangue.

configurar oxigênio no sangue Apple Watch

Neste momento você será solicitado a fazer a configuração de ativação para que os dados possam ser coletados. Caso o aplicativo também não apareça, você pode simplesmente ir à App Store e baixar o aplicativo 'Oxígeno en Sangre' para forçá-lo a tê-lo. Obviamente isso só é possível se você tiver um relógio compatível com essa funcionalidade.



Faça a medição com o Apple Watch

Depois de certificar-se de ter feito a configuração, cumprindo todos os requisitos em qualquer caso, é hora de realizar a medição. Para isso, você deve certificar-se de que o Apple Watch esteja apertado no pulso, mas em nenhum caso apertado. Além disso, o punho deve estar aberto e a mão relaxada para que o resultado seja o mais bem-sucedido possível e fiel. Depois de ter tomado estas indicações, basta seguir os seguintes passos para realizar a medição:

  • Abra o aplicativo 'Blood Oxygen' no Apple Watch.
  • Não se mova e mantenha o pulso na posição horizontal, melhor apoiado em uma superfície como uma mesa.
  • Clique em 'Iniciar' e aguarde 15 segundos enquanto a medição é feita.
  • Uma vez que esta medição tenha decorrido, você terá acesso ao resultado.

medir oxigênio no sangue relógio de maçã

O problema que surge é que não é feita uma interpretação dos resultados obtidos na medição. Não acontece como no caso dos ECGs que seja feita uma avaliação pelo algoritmo se é normal ou não. É por isso que esses resultados devem sempre ser avaliados com conhecimento médico, embora deva-se sempre levar em consideração que este não é um dispositivo médico. Se você tiver algum tipo de sintoma, você deve ir a um centro de saúde para fazer uma medição com um oxímetro.

Deve-se notar que o aplicativo realiza medições em segundo plano, desde que você o tenha ativo no aplicativo Apple Watch. O relógio detecta de forma inteligente quando você não está se movendo para fazer a medição, ideal para quando você está dormindo para detectar certas patologias. O problema é que a luz vermelha usada para medir a saturação de oxigênio pode acabar incomodando ou distraindo.

Consultar dados históricos

Todos os dados obtidos a partir das medições efetuadas são armazenados para consulta na aplicação Saúde. Desta forma poderá consultar num gráfico a evolução que a saturação teve ao longo do tempo. Isto é ideal, acima de tudo, para poder verificar se isso teve algo a ver com uma condição patológica que você sofreu. Para realizar esta consulta basta seguir os seguintes passos:

  • Abra o aplicativo Saúde.
  • Na parte inferior, clique em 'Explorar'.
  • Toque em Respiração > Oxigênio no sangue.

oxigênio no sangue Saúde iPhone

Algo extremamente interessante que está integrado nessa interface de informações é a possibilidade de filtrar os dados obtidos por situações. Você sempre pode escolher se deseja ver as medições feitas enquanto dorme e mesmo em grandes altitudes.

Falhas comuns do medidor de oxigênio

A medição da saturação de oxigênio não é perfeita no Apple Watch. Deve-se levar em consideração que não estamos lidando com uma seção médica como um oxímetro, apesar de incluir sensores muito semelhantes, no final não estamos lidando com o mesmo dispositivo. Em muitas ocasiões, pode ocorrer um resultado falho na medição, que pode ser porque você se moveu ou a alça não está presa corretamente para que funcione corretamente.

relógio de maçã falhou na medição de oxigênio

Mas existem outras condições que podem afetar o sucesso da medição. Por exemplo, alterações temporárias ou permanentes na cor da pele podem fazer com que a medição seja inconclusiva. Isso ocorre principalmente com tatuagens que estão no pulso e que podem fazer com que a luz do sensor seja bloqueada, dificultando a luz, já que diferentes fotodiodos são usados ​​para medir a luz que é refratada. A perfusão da pele também pode variar de pessoa para pessoa, ou seja, a quantidade de sangue que flui pela pele. Como medida de defesa, o organismo pode reduzir a perfusão da pele quando ocorrem condições hipotérmicas, dificultando as medições.

operação técnica

A partir do Apple Watch Series 6, os sensores de frequência cardíaca são usados ​​para projetar uma luz infravermelha em direção ao pulso. A luz que é refletida naquele momento pode ser lida por fotodiodos para que possa ser interpretada. Graças ao algoritmo incluído no software, todas as medições realizadas podem ser interpretadas para dar um resultado em porcentagem. Deve-se levar em conta que a cor do sangue é uma indicação da saturação de oxigênio. No caso de sangue altamente oxigenado, a cor é vermelho intenso, mas escurece assim que a saturação é reduzida.

esquema de medição de oxigênio com falha apple watch

Utilidade de medir a saturação de oxigênio

Para entender a utilidade dessa função, você precisa saber o que é a saturação de oxigênio. Em suma, é a quantidade de oxigênio no sangue associada às hemácias e, desde que esteja em valores ótimos, é indicativo de que as células estão recebendo oxigênio suficiente para realizar seus processos celulares. Embora seja lembrado em várias ocasiões que esta função não foi projetada para uso médico ou autodiagnóstico, ela pode fornecer indicações para criar um quadro patológico. Obviamente, se o aparelho der resultado inferior a 85% e você tiver algum tipo de sintomatologia respiratória ou vertiginosa, é aconselhável ir a um centro médico. Independentemente com um resultado pontual de uma baixa saturação de oxigênio não é indicativo de doença. Deve-se entender que esse resultado não pode ser tomado como a verdade absoluta em nenhum caso, e muito menos se tiver sido pontual, pois, como comentamos anteriormente, podem ocorrer inúmeros erros na medição.

Da mesma forma, esta função é recomendada para aquelas pessoas que sofrem de alguma doença importante ou que são idosas. Em nenhum caso detecta patologias infecciosas como o COVID-19, mas pode relatar um sintoma que pode se enquadrar em inúmeras doenças como asma, bronquite, DPOC, edema pulmonar e patologias sem fim. Obviamente repetimos que este pode ser um sintoma que deve ser interpretado com um histórico médico completo.

Como tratar os dados obtidos

Caso o relógio obtenha dados de saturação anormalmente baixos, especialmente pela manhã, é interessante que você tente corroborar com um oxímetro de pulso. Esses dados, como comentamos anteriormente, não são 100% confiáveis. Eles sempre têm que ser avaliados por uma equipe médica e não agir de forma independente nesses casos.