Apple continua a revelar seus planos para lançar óculos AR

que existe a possibilidade de a Apple lançar em breve alguns óculos inteligentes está ficando mais forte. Os mais otimistas até apontam para o 2022 que está prestes a começar a ser o ano escolhido. E é que, para além das previsões das fontes mais próximas da empresa, há alguns indícios que nos fazem ver que este, ou melhor, estes produtos vão ser lançados em breve.



E é que, antes de contar a última coisa que se sabe, achamos conveniente colocar um pouco contexto para este lançamento e diferenciar entre duas gamas de produtos. Por um lado o óculos de realidade aumentada (AR) , com poucos exemplos no mercado além do lançamento fracassado do Google Glass há alguns anos. Por outro lado encontramos o óculos ou fones de ouvido de realidade virtual (VR) , para os quais temos exemplos de sucesso como o Oculus Quest do Facebook (agora chamado Meta).

Apple apostaria nos dois formatos

Mark Gurman, analista da Bloomberg e considerado um dos maiores gurus com informações privilegiadas sobre futuros lançamentos de marcas, vem enfatizando há algum tempo que a coisa mais imediata da Apple nesses setores será um headset de realidade virtual. Ele mesmo recentemente se atreveu a prever que seu preço seria em torno de 1.000 dólares .



Somam-se a essa previsão as fornecidas por outros analistas e as inúmeras patentes que vêm descrevendo vários sistemas como o ajuste que eles teriam na cabeça do usuário. Embora seja verdade que as patentes não garantem que o que descrevem será implementado, elas dão veracidade à existência desse desenvolvimento. E de acordo com o próprio Gurman, isso aconteceria no próximo ano como um prelúdio para óculos de realidade aumentada sobre os quais ainda menos se sabe.



conceitos de maçã de óculos



A Apple tentaria testar o mercado com aquele produto inicial que poderia ser focado em videogames e entretenimento, enquanto os de realidade aumentada não chegariam até 2023 ou 2024 pelo menos, sendo mais úteis em ambientes reais com aplicativos que nos ajudam no dia a dia rotinas. De responder mensagens a medir pulsos, todos apontam para o fato de que serão revolucionários e muito distantes do fatídico projeto do Google.

A mais recente patente coloca os ARs em ascensão novamente

A partir de Patently Apple Destacam uma última patente registada pela Apple e que, apesar de ainda não ter sido concedida, fala de mais uma das possíveis funcionalidades dos óculos AR. Como pode ser visto, a composição destes seria composta por três níveis de lentes que ofereceriam informações diferentes e permitiriam a criação de um sistema de baixo consumo de bateria.

Lembramos que há algum tempo vimos outros documentos que inclusive especificavam como os óculos se comportariam em áreas como as de videogames, sendo capazes de converter ambientes reais como as passagens de pedestres em um campo de jogo. Também a nível técnico, como é o caso deste último, foram destacados aspectos como a possibilidade de o iPhone armazenar seus dados no mais puro estilo Apple Watch.



E, embora devamos novamente insistir que as patentes nem sempre se tornam realidade, a aceleração que a Apple está dando com esse tipo de tecnologia é mais do que clara. Não sabemos em que estágio exato de desenvolvimento estão esses óculos AR e o capacete VR, mas certamente algo será anunciado em breve. Então... expectativa máxima.