Linux virá para Macs com M1, quando o Windows?



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Os novos Macs com o chip M1, sem dúvida, brilham em todas as suas análises por seu incrível poder e versatilidade que apresenta. Mas nem tudo é perfeito nessas equipes, pois ter um processador com arquitetura ARM leva a mudanças importantes para manter a experiência que se teve com a Intel. Com isso queremos dizer a instalação de outros sistemas operacionais em partições, algo que não pode ser feito no momento.



Linux se prepara para chegar ao Mac ARM

Em um Mac com processadores Intel, era relativamente comum dedicar uma partição na unidade de armazenamento para Windows ou Linux. O problema é que esses dois sistemas não estão adaptados para trabalhar com um processador ARM nativamente, mas por meio de virtualização. Mas isso está prestes a mudar, pois o desenvolvedor Héctor Martín anunciou a porta do Linux para Macs com o chip M1. Isso é algo que já foi feito com muitos outros dispositivos tecnológicos, como o PS4.



Linux



Obviamente esta porta tem um preço e o próprio desenvolvedor abriu um canal de financiamento através de seu Patreon. Desta forma, qualquer pessoa interessada neste porto poderá apoiá-lo diretamente. Obviamente, quanto mais cedo o financiamento estiver disponível, mais cedo você poderá desfrutar do Linux em um Mac com um chip M1. Especificamente, a meta de financiamento atinge até 4.000 dólares.

O próprio desenvolvedor detalhou que rodar Linux em uma arquitetura ARM não é muito difícil. O realmente complicado é que todos os drivers proprietários da Apple funcionam para que você possa usar o teclado, o mouse ou a conexão WiFi sem problemas. A princípio você vai querer se concentrar em fazer o Linux inicializar em um Mac mini com chip M1 mas no futuro obviamente o chip evoluirá para o resto do Mac.

E o Windows?

O sistema operacional mais utilizado é, sem dúvida, o Windows. Para muitos usuários, é vital ter uma partição com o Windows em sua versão mais recente para instalar programas que não são adaptados ao macOS, principalmente no campo científico. É por isso que é vital que a instalação possa ser realizada em um Mac com ARM, algo que não pode ser feito no momento. Oficialmente, a Microsoft não permite a instalação em nenhum dispositivo ARM do Windows 10. Isso é algo que é licenciado apenas para OEMs, conforme relatado pela Microsoft, não está entre seus planos agora estendê-lo.



Instale o Windows 10 no Mac

Para que essa instalação finalmente ocorra, a Apple e o Windows terão que realizar uma negociação que pode levar algum tempo para começar. No final, vai depender do que os usuários desejam, se estão ou não interessados ​​em ter este software em seu computador. Por enquanto, teremos que nos contentar com programas de virtualização que obviamente oferecem pior desempenho, mas nos permitirão usar o software necessário.