A Apple vai mudar o nome do seu iPhone? Estas são as razões



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Desde 2008, a Apple está acostumada a lançar sua série iPhone consecutivamente com números consecutivos. E sim, dizemos 2008 porque o modelo original de 2007 se chamava simplesmente iPhone, apesar de ser popularmente conhecido como iPhone 2G, nome que nunca foi oficial. Agora, até que ponto a Apple está interessada em mudar essa nomenclatura? Analisamos a seguir.



Muitos iPhones e muitos números

O número de dispositivos móveis que vemos no mercado, às vezes até dentro da mesma marca (ahem, Xiaomi) pode tornar muito difícil distingui-los. Tradicionalmente, esse não era o caso da Apple, pois lançava 1 ou 2 telefones por ano e sua diferença era clara: número e número Plus (por exemplo, iPhone 6 e 6 Plus). Agora, porém, encontramos até quatro telefones por ano. Os expoentes mais recentes são o iPhone 12, 12 mini, 12 Pro e 12 Pro Max, que serão seguidos pelo correlativo iPhone 13 a partir de setembro.



Se além disso acrescentarmos que às vezes saem versões 'S' (em último caso o iPhone XS) e que também temos versões 'SE' (Special Edition), a bagunça que isso pode gerar é tremenda. E deixamos de lado a confusão gerada pela inexistência do iPhone 9 , visto que de 8 passou para X e deste para XS para chegar a 11. E não é que seja preciso engenharia para entender, mas a nível de marketing isso pode acabar sendo um problema a longo prazo.



família iphone 12

Em outras marcas, vimos algumas mudanças, como na Huawei, que passou da faixa P10 para o P20, o mesmo caso da Samsung com seu Galaxy S10 que foi substituído pelo S20, embora este último seja um caso separado devido ao raro que teria sido possível chamar S11 um dispositivo que nos lembrasse a tragédia de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos (eles o conhecem como S11 lá).

O problema da Apple para remover os números

Parece estranho para todos nós pensar que pode haver um dia em que falamos sobre o iPhone 25. Não seria irracional e seguiria a mesma rotina, porém há muitos que já gritam números tão altos. De fato, há uma forte corrente que sugere que a Apple deve eliminar os números como já fez no restante de seus dispositivos, como o iPad.



No entanto, o caso do iPhone é diferente. Sim, poderíamos diferenciá-los por ano de lançamento, mas isso condenaria os telefones a dar imagem de telefones antigos em muito pouco tempo. Isso é devido ao Apple lança seus iPhones no final do ano , então veríamos que em janeiro (apenas alguns meses depois) eles já estariam reconhecidos por um ano que não é mais o atual e apesar de ser o último, geraria uma certa desvantagem competitiva.

Lançamento do iPhone

Nem chamá-los por sua geração parece ser uma opção viável. Neste mesmo ano, com o iPhone 13, não teríamos realmente a décima terceira geração do iPhone, mas seria a décima quinta. Imagine que é no ano que vem quando ocorre a mudança, não seria estranho você passar do iPhone 13 para o iPhone 16ª geração?

O fato de também haver mais faixas com o 'Pro', 'mini' e 'Max' torna tudo ainda mais confuso porque, apesar da existência destes, sempre há um iPhone padrão que não tem sobrenome e é conhecido como o iPhone seco também seria raro. Portanto, parece que o remédio seria pior que a doença e com base nisso e na baixa confiabilidade de quem aponta essa mudança, não parece que a Apple esteja disposta a mudar essa nomenclatura no curto-médio prazo.