O celular que mais vende neste 2020 é um iPhone

Apesar da dureza deste 2020 devido à crise sanitária e aos problemas económicos que ela acarreta, os smartphones continuam a vender bem e a obter bons números. A Apple também tem muito a dizer sobre isso, já que segundo um relatório recente da consultoria Omdia , a iPhone11 Eles foram os celulares mais vendidos do primeiro semestre do ano , que segue a tendência que já marcava no final do ano, esgueirando-se no ranking apesar de ter sido lançado no último trimestre de 2019. Analisamos todos os dados porque também existem telefones Android e 11 não é o único iPhone em a classificação.

Apple está certa com sua estratégia do iPhone 11

Em 2018, a Apple apresentou o iPhone XR de forma um tanto discreta. Sim, é verdade que o fez no mesmo evento do iPhone XS, mas decidiram dar mais destaque a estes. No entanto, o mercado falou por si e enquanto os telefones de última geração daquele ano pioraram os números de seus antecessores, o modelo barato caiu no ranking de vendas nas posições mais altas. Quase sem querer, foi um sucesso total, pois estava sendo oferecido um telefone que, apesar de ter algumas especificações reduzidas, tinha recursos de última geração, como o processador ou o software. Além do que a marca Apple implica e seu poder na decisão de compra de muitos consumidores.

Diante disso, a Apple mudou a abordagem em 2019 em relação ao lançamento do iPhone e apresentou o sucessor do iPhone XR como iPhone 11, dando-lhe mais importância a partir de sua própria nomenclatura. Pode-se dizer que foi o principal telefone daquele ano e que os modelos 'Pro' são realmente secundários e focados em usuários muito mais exigentes. Mais uma vez, a Apple estava certa com esse plano e conseguiu elevar seu telefone ao topo, liderando o mercado de telefones. Na investigação da Omdia acima mencionada, isso é claramente visto.

Telefones mais vendidos de 2020 até junho

Vemos como o iPhone 11 lidera com facilidade e abre uma lacuna importante com seu perseguidor , pois vendeu 37,7 milhões de unidades enquanto o Samsung Galaxy A51 fica em 11,4 milhões. Curiosamente, a maioria dos telefones Android que aparecem após o dispositivo da Apple são telefones de médio porte. Observamos outros dados curiosos na comparação com 2019 e é que o iPhone 11 vendeu mais unidades do que o XR vendeu no mesmo período, o que pode ser devido ao fato do novo ter caído de preço em relação ao seu antecessor. A Samsung, por exemplo, caiu nas vendas em comparação com as 13,4 e 12 milhões de unidades que o Galaxy A10 e A50 venderam respectivamente em 2019.

Detalhes mais importantes relacionados aos dispositivos da Apple são encontrados na posição número 5, na qual o iPhone SE 2020 com 8,7 milhões de unidades vendidas. Também atende a previsão de ser um best-seller, pois apesar de ter um design clássico e não oferecer o melhor dos melhores, tem um preço bem acessível que serviu em poucos meses para entrar nesse TOP 5. Seguido disso continua o iPhone XR , que continua com a boa dinâmica do passado, vendeu 8 milhões de unidades no primeiro semestre deste ano. Logo atrás está o iPhone 11 Pro Max com 7,7 milhões de unidades vendidas e fechando o TOP 10 em que estamos iPhone 11Pro 5,8 polegadas com 6,7 milhões.

O iPhone 12 alcançará o mesmo sucesso?

conceito do iPhone 12

Conceito do design que o iPhone 12 teria

Pelo terceiro ano consecutivo, a Apple vai repetir a fórmula que levou ao sucesso do iPhone XR e iPhone 11. Em 2019 vimos que melhorou a sua abordagem a este dispositivo e neste 2020 veremos que duplica a aposta com dois telefones mais baratos que acompanhará os dois modelos ‘Pro’. No momento eles são conhecidos como iPhone 12 e iPhone 12 Max na falta de saber se esse será seu nome final. De qualquer forma, eles têm certas peculiaridades que os tornam ainda mais atraentes do que o XR e o 11.

A princípio encontramos o modelo 'Max' que se tornaria o herdeiro natural da linha, com tela de 6,1 polegadas e câmera dupla. O destaque fica com o outro modelo, que teria 5,4 polegadas sendo o menor notch phone da Apple até hoje, cumprindo assim o desejo de muitos de ver um híbrido entre a primeira geração do iPhone SE e o iPhone X. Eles incorporariam os dois Telas OLED , deixando para trás os LCDs que talvez tenham sido os principais inconvenientes que foram removidos desses modelos.

Obviamente eles não terão todos os recursos da linha 'Pro', mas novamente eles incorporariam processadores de última geração e melhorias para o seu câmera dupla que os deixaria como telefones muito preparados para este 2020. Aliás, fala-se que ambos os modelos teriam Conectividade 5G , embora não seja descartado que existam versões 4G com preço reduzido. Precisamente este último aspecto será fundamental para determinar seu sucesso, já que o iPhone 11 até baixou o preço que o iPhone XR tinha em sua época e apesar de não ser esperado que este ano caia novamente, pode haver um pequeno aumento para chips como 5G.