Diferenças e semelhanças entre Mac mini com Intel e com M1



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

O chip M1 revolucionou o mercado Mac e o Mac mini, Macbook Air e Macbook Pro foram os primeiros computadores da Apple a ter essa novidade tão esperada por muitos usuários. Aqui vamos analisar as principais diferenças do menor desktop de todos, o Mac mini. Muitos dos potenciais compradores deste aparelho com certeza têm a grande dúvida de qual dos dois modelos vale mais a pena comprar, se o modelo com chip Intel ou M1. Bem, vamos compará-los e tirar algumas conclusões.



O papel inesperado do Mac mini

Historicamente, poderíamos catalogar o Mac mini como o Mac de entrada para a gama de desktops da Apple , porém sempre foi eclipsado em vendas pelo MacBook Air. Isso se deu principalmente pela necessidade de Compre periféricos separadamente já que nem monta uma tela com eles e não trazem teclado ou mouse. Os chips integrados também não estavam à altura da tarefa e, portanto, às vezes eram relegados a ser um dispositivo secundário para armazenar dados ou reproduzir conteúdo multimídia como se fosse uma Apple TV.



Mac mini 2020 M1 Apple



Já houve momentos em que a continuidade deste aparelho foi altamente questionável e muitos duvidaram do futuro deste Mac, porém, com a chegada do chip M1, o Mac mini renasceu e ganhou destaque que muitos não esperavam. Recordamos que foi um dos primeiros computadores da Apple a incorporar chip com arquitetura ARM , tendo sido anteriormente o teste dos desenvolvedores por ter lançado uma versão especial para eles com o chip A12Z.

Tabela com as principais diferenças

Embora acreditemos que há muito mais a dizer sobre esses computadores do que simples dados, é inegável que uma tabela de especificações pode nos ajudar a ver em primeira mão os principais pontos em que diferem, bem como em que são semelhantes ( que são alguns).

especificaçõesMac mini (Intel - 2020)Mac mini (M1 - 2020)
Cores-Prata
- Cinza Espacial
Prata
Dimensões-Altura: 3,6 cm
- Largura: 19,7cm
-Inferior: 19,7 cm
-Altura: 3,6 cm
- Largura: 19,7cm
-Inferior: 19,7 cm
Peso1,3kg1,2kg
Processador-Intel Core i3 4 núcleos
-Intel Core i5 6 núcleos
-Intel Core i7 6 núcleos
M1 (Apple) com RAM integrada, CPU de 8 núcleos (4 de desempenho e 4 de eficiência), GPU de 8 núcleos e Neural Engine de 16 núcleos
Memória RAM-8 GB
-16 GB
-32 GB
-64 GB
-8 GB (integrado no processador)
-16 GB (integrado no processador)
Habilidade-SSD de 256 GB
-SSD de 512 GB
-SSD de 1TB
-SSD de 2TB
-SSD de 256 GB
-SSD de 512 GB
-SSD de 1TB
-SSD de 2TB
Telanão incorporanão incorpora
Resoluçãonão incorporanão incorpora
GráficosGráficos Intel UHD 360Propriedade da Apple e embutido no processador
Câmeranão incorporanão incorpora
Áudio-1 alto-falante
-Jack de fone de ouvido de 3,5 mm
-Porta HDMI 2.0 suporta saída de áudio multicanal
-1 alto-falante
-Jack de fone de ouvido de 3,5 mm
-Porta HDMI 2.0 suporta saída de áudio multicanal
conectividade-WiFi 802.11ax
-Bluetooth 5.0
-WiFi 802.11ax (6ª geração)
-Bluetooth 5.0
portas-2 portas USB-C compatíveis com Thunderbolt 3
-2 portas USB-A
-Gigabit Ethernet ou Ethernet 10 Gb
-2 portas USB-C compatíveis com Thunderbolt 4
-2 portas USB-A
-1 porta HDMI 2.0
-1 porta Gigabit Ethernet
sistemas biométricosnão incorporanão incorpora

Diante disso, já podemos destacar algumas diferenças que acabarão sendo relevantes, não todas, mas as mais marcantes:



    Processador:Além da arquitetura ARM oferecida pelo M1, ele está disponível em apenas uma opção, enquanto o modelo com Intel oferece até três tipos de processadores. Memória RAM:o M1 oferece apenas duas versões em 8 e 16 GB, enquanto com o modelo Intel também podemos ter capacidades de 32 e 64 GB. Gráficos:os computadores com Intel possuem uma placa de vídeo dedicada também projetada por esta empresa, enquanto o modelo com M1 a integra no próprio chip.

Sem alterações no nível de design

Apostamos que se você for colocado na frente de um Mac mini com Intel e um Mac mini com M1 você não saberia como diferenciá-los . À primeira vista, são equipes idênticas. Sim, o modelo com chip Intel pesa 100 gramas a menos, mas garantimos que é algo imperceptível e que não se torna mais relevante ao levar em consideração que é um dispositivo projetado para ficar em uma mesa e não na mão . No que diz respeito ao resto das dimensões, ambas são iguais.

Onde encontramos uma primeira diferença a destacar é na cor em que estão disponíveis . Se você vir um Mac mini em cinza espacial, sabe que não é um M1, já que este último é oferecido apenas em prata. E talvez esse não seja o ponto mais relevante de suas diferenças ou um fator determinante para adquirir um ou outro, mas a verdade é que essa outra opção de cor faz falta no modelo mais recente.

recursos de preço do mac mini 2020

Desempenho de ambos os computadores

Dadas as poucas diferenças que encontramos ao nível do design, consideramos que o hardware é o que mais importa nestes dispositivos e onde se pode vislumbrar uma maior diferença entre os dois. Nas seções a seguir veremos os mais relevantes deles.

Nas tarefas do dia-a-dia (as mais simples)

Há uma série de tarefas que, independentemente dos outros usos que você deseja dar, ambos os Macs executam perfeitamente. Referimo-nos a ações como as seguintes:

  • Gestão de agenda e calendário
  • Envio e recebimento de e-mails
  • Navegar na internet
  • Faça uso das redes sociais
  • Consumir conteúdo de mídia
  • Use aplicativos de escritório

Em ambos os dispositivos encontramos um desempenho satisfatório. Contudo, para Mac mini com Intel descobrimos que, dependendo do processador escolhido, essas tarefas serão mais ou menos fluidas. Não costumam ser tarefas que consomem excessivamente, nem demoram muito para serem executadas ou exigem tempos brilhantes, portanto, esse não deve ser um ponto decisivo de diferença entre as duas equipes. Aqueles com M1 executam melhor a maioria dessas tarefas, mas não é algo que seja muito perceptível.

Revisão do Mac mini M1

Desempenho em tarefas mais pesadas

Se já analisamos execuções que exigem bom desempenho, como a edição de foto, vídeo ou áudio é onde encontramos isso o M1 brilha acima do Intel. O i3 estaria praticamente descartado para quem quiser realizar essas ações, embora a verdade seja que o i5 e o i7 continuem a ficar para trás do M1. O processador projetado pela Apple é capaz de executar essas tarefas em menos tempo e com um eficiência de temperatura incrível. Em muitos casos, nem ouviremos o ventilador, mas quando o fizer, o ruído é menos irritante.

O Mac mini com Intel usa ventilador e às vezes nem com esses ele consegue reduzir a temperatura interna da máquina. Talvez o M1 não seja o mais indicado hoje para profissionais que exigem maior desempenho, mas poderia abranger um bom nicho do público profissional que o Mac mini com Intel não conseguiu alcançar por questões de gerenciamento de tempo e consumo. Portanto, aqui nos encontraríamos com um fator de peso na decisão de compra.

O M1 é pior por ter 'apenas' 16 GB de RAM?

O fato de o modelo M1 incorporar no máximo 16 GB de RAM em comparação com os 64 GB da Intel pode ser a priori um ponto diferencial a favor deste último. No entanto, deve-se dizer que não são comparáveis quando usado em processadores com uma arquitetura totalmente diferente. Agora, se eles podem ser comparáveis ​​quando se trata de ver como eles se comportam na vida real. Como dissemos anteriormente, o M1 é um chip tremendamente eficiente e isso também é perceptível quando se trata de consumir recursos de RAM, já que faz um uso muito baixo em comparação com o que a Intel faz.

Mesmo um Mac mini M1 com 8 GB de RAM pode ser capaz de lidar com tarefas pesadas com relativa frequência e com confiabilidade surpreendente. E embora insistamos em enfatizar que eles não são comparáveis, podemos dizer que a nível de experiência os 8 GB fornecidos pelo modelo com Apple Silicon se comportam ainda melhor que os 16 GB de RAM no modelo Intel. Portanto, esses dados podem ser enganosos quando vistos em papel, como vimos na tabela de especificações.

Mac Mini 2018

O M1 não pode executar todos os aplicativos?

O fato de o M1 incorporar uma arquitetura ARM sem precedentes no panorama da Apple significa que muitos aplicativos precisam ser adaptados. Existem muitos desenvolvedores que já fizeram aplicativos compatíveis com este chip e podem ser abertos da mesma forma que no modelo com Intel. Também encontramos muitos outros que, mesmo sem terem sido adaptados, podem ser executados perfeitamente e com todas as suas funções graças ao tradutor de código rosetta 2 que está embutido no sistema e é executado em segundo plano sem nada para se preocupar.

É surpreendente que com o Rosetta 2 existam aplicativos que funcionem ainda mais rápido do que nos chips Intel para os quais estão preparados. Este é um fato a ser destacado porque exige um grande desenvolvimento que existam aplicativos que rodam mais rápido no M1 do que no Intel. Agora, existem aplicativos que demoraram mais para abrir mesmo com o Rosetta 2, e todos eles são capazes de rodar com o mesmo desempenho dos chips Intel. Destaca-se também a nao consigo instalar windows no M1, pois a Microsoft ainda não adaptou seu sistema a essa arquitetura, embora para compensar existam programas que já são capazes de virtualizá-lo.

Roseta

Diferentes preços disponíveis na Apple

Embora o Mac mini com M1 se destine a substituir a gama Intel, a Apple continua a comercializar esta outra versão. Claro que neste caso cortou algumas opções de configuração permitindo menos opções do que as oferecidas inicialmente, tendo também um preço mais elevado.

Mac mini com Intel

Como dissemos, a Apple não suporta mais algumas configurações que originalmente permitia neste dispositivo. Por exemplo, apenas a cor cinza espacial pode ser escolhida. Em relação ao seu preço, se somarmos as configurações topo de gama que a empresa oferece, chegaríamos a um preço máximo de 4.013,98 euros.

    € 1.259
    • Processador:
      • Intel Core i5
      • Intel Core i7: +230 euros
    • RAM:
      • 8 GB
      • 16 GB: +230 euros
      • 32GB: +690 euros
      • 64 GB: +1.150 euros
    • Armazenamento SSD:
      • 512 GB
      • 1TB: +230 euros
      • 2TB: +690 euros
    • Ethernet
      • Gigabit Ethernet
      • 10 Gigabit Ethernet: +115 euros
    • Software pré-instalado:
      • Lógica Pro: € 229,99
      • Final Cut Pro: € 329,99

Mac mini M1 abaixo

Mac mini com M1

Para este modelo encontramos a possibilidade de adquiri-lo a dois preços base, embora realmente a única diferença nas especificações entre os dois seja a capacidade mínima de armazenamento. Em sua configuração mais alta, pode custar um máximo de 2.508,98 euros.

    € 799
    • Processador M1
    • RAM:
      • 8 GB
      • 16 GB: +230 euros
    • Armazenamento SSD:
      • 256 GB
      • 512 GB: +230 euros
      • 1TB: +460 euros
      • 2TB: +920 euros
    • Ethernet
      • Gigabit Ethernet
      • 10 Gigabit Ethernet: +115 euros
    • Software pré-instalado:
      • Lógica Pro: € 229,99
      • Final Cut Pro: € 329,99
    € 1.029
    • Processador M1
    • RAM:
      • 8 GB
      • 16 GB: +230 euros
    • Armazenamento SSD:
      • 512 GB
      • 1TB: +230 euros
      • 2TB: +690 euros
    • Ethernet
      • Gigabit Ethernet
      • 10 Gigabit Ethernet: +115 euros
    • Software pré-instalado:
      • Lógica Pro: € 229,99
      • Final Cut Pro: € 329,99

Qual dos dois eu compro?

É verdade que os dois computadores são uma opção muito boa a considerar. No entanto, existem pequenas diferenças que, dependendo da utilidade que vamos dar, nos farão optar por um ou outro.

o Mac Mini com M1 Não oferece nenhum problema em nenhuma tarefa do dia-a-dia (receber e enviar e-mails, pesquisar na Internet, etc). Além disso, este modelo tem melhor desempenho em tarefas como edição de fotos, vídeos ou som. Um computador muito poderoso que não será pego se usarmos o Final Cut Pro por um longo período de tempo. Seu preço, como vimos anteriormente, não é muito alto no máximo para todas as opções que nos oferece.

No entanto, o Mac Mini com Intel Ele tem, para começar, um teto de preço um pouco mais alto que o Mac Mini M1. Também devemos ter em mente que com algumas das funções que podemos fazer no dia a dia, este computador pode ficar mais lento. Além disso, se o usarmos para trabalhar com conteúdo audiovisual, corremos o risco de ficar um pouco mais lento do que gostaríamos. Outro ponto a ter em conta é que este modelo só pode ser adquirido na cor cinza espacial.

Após esta análise, podemos concluir dizendo que o Mac Mini com M1 seria uma compra muito boa , embora o Mac Mini com Intel não fique muito atrás. A Apple conseguiu surpreender com este Mini 1, que, como pudemos ler no texto, tem um desempenho muito bom e oferece muitas possibilidades, tanto para trabalho quanto para lazer. No entanto, sempre haverá quem opte pelo Mini com Intel apesar de ainda poder melhorar em alguns aspectos.