Total fiasco: o dia em que a Apple lançou sua própria linha de roupas



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Nos últimos anos, estamos acostumados a contar a trajetória da Apple por muitos mais verdadeiros do que fracassos. No entanto, nem sempre foi assim. Geralmente, as maiores taxas de insucesso da empresa de Cupertino ocorreram quando ela decidiu se afastar de seu setor de tecnologia para se concentrar em outros não relacionados. Um bom exemplo disso foi a linha de roupas lançada no final dos anos 80, algo que os californianos sem dúvida preferem esquecer.



Apple errou ao entrar no mundo da moda

O ditado sapateiro para seus sapatos não deve ser muito conhecido na Apple em 1986 . Com os anos 90 quase chegando e uma empresa virada de cabeça para baixo após a demissão do gênio e fundador Steve Jobs, a empresa tentava lucrar com sua marca já valorizada, adicionando-a a produtos insuspeitos. . Camisolas, t-shirts, calças e bonés foram alguns dos acessórios onde os californianos decidiram carimbar sua marca.



O mais curioso sobre este caso é que esses produtos eles não estavam merchandising como pode parecer agora após a passagem de mais de 30 anos. A linha de roupas era comercializada como se fosse apenas mais um computador da época. Foram mesmo feitos catálogos em que pudemos observar algumas destas peças de vestuário com descrições algo estranhas em que todo o tipo de situações estava associado ao facto de usar calças ou t-shirts da marca Apple.



roupas de maçãA roupa como tal não estava totalmente fora de sintonia com os tempos. Ainda hoje com a volta da moda retrô você pode até ter um pequeno nicho de mercado. Vemos como, via de regra, as cores e letras extravagantes que formam a palavra Maçã estavam presentes em cada peça. Não obstante Não parecia suficiente para atingir o público. Felizmente, ou infelizmente para alguns, eles só foram lançados em Estados Unidos .

Embora a marca Apple já fosse reconhecida, a verdade é que não tinha tanto prestígio como agora. Principalmente naqueles anos em que seus produtos tinham fama de caros e às vezes até desnecessários, considerando que concorrentes como a IBM ofereciam produtos muito semelhantes e com preços infinitamente mais baixos. Não surpreendentemente, foi a situação de seus computadores que levou Jobs a deixar a empresa que ele fundou uma década antes com seu homônimo Steve Wozniak e pelo menos conhecido Ronald Wayne.

A equipe de marketing da época também errou por não ter conhecimento suficiente sobre um setor como a moda. Um setor que tem Barreiras um tanto complexas à entrada , principalmente se a pretensão dos novatos for se posicionar com grande parte do market share.



Você pode não saber, mas a Apple ainda vende roupas

Tantos anos depois, e já sendo uma das empresas mais valiosas do mundo, a empresa agora dirigida por Tim Cook tem como único foco a tecnologia . É verdade que seu catálogo de produtos cresceu e encontramos telefones, tablets, computadores. relógios inteligentes e até alto-falantes ou fones de ouvido, mas tudo está relacionado entre si. Como é o caso de serviços como Apple TV+ ou Apple Arcade, que também são integrados aos produtos.

Uma linha de roupas da Apple ainda seria algo absurdo hoje pela impossibilidade de relacioná-las com produtos eletrônicos. Ou pelo menos por enquanto e entendendo as roupas como vestimentas sem outra finalidade senão nos manter aquecidos e/ou nos manter na moda. No entanto, produtos desse tipo são comercializados, mas em um local específico e com um objetivo claro.

roupas do parque da maçã

Dentro Parque da Maçã , atual sede da empresa em Cupertino, há um Centro de Visitantes em que se destaca uma Apple Store que se diferencia das restantes pelos objetos de merchandising que possui. Entre estes destacam-se camisetas e bonés com designs retrô, com o logotipo da Apple impresso ou com uma legenda indicando que foi comprado no Apple Park. Desta forma, a Apple consegue dar um certo significado e até exclusividade às suas roupas, mas sempre sendo algo puramente acessório e sem mais pretensão do que garantir que os visitantes possam levar para casa uma lembrança.

Com base nesses produtos Apple Park e suas boas vendas em visitantes, surgiram ideias de muitos usuários sobre a possibilidade de fazer Ações semelhantes na Apple Store mais icônica do mundo . Continuaria sendo algo exclusivo por ter que comprá-los fisicamente nessas lojas e sem a possibilidade de encontrá-los em outras menos conhecidas, como as dos shopping centers. No entanto, não parece que no momento isso faça parte dos planos da Apple.

De qualquer forma, estamos felizes em ver que a empresa da maçã soube como parar sua má abordagem a tempo e, ao longo dos anos, conseguiu direcionar seus esforços para produtos tão populares hoje como o iPhone ou o iPad.