HarmonyOS, o novo sistema operacional da Huawei, a Apple deve temer alguma coisa?

Hoje é a conferência de desenvolvedores da Huawei, HDC 2019, um evento tremendamente interessante porque rumores sugeriam que o novo sistema operacional da empresa seria apresentado. E eles não estão errados, desde alguns minutos atrás Este novo sistema operacional foi apresentado: Harmony OS.

Em The Bitten Apple, pudemos ver este anúncio na primeira fila, já que estamos agora na China participando desta conferência de desenvolvedores. O principal motivo de estar aqui é poder analisar e dar uma opinião informada sobre se a Apple deve temer alguma coisa diante dessa nova chegada ao mercado de software.

iOS, Android e agora também HarmonyOS

No momento, no mercado, temos apenas dois lados principais: iOS ou Android. Hoje isso acabou porque um terceiro surgiu com a chegada de Harmony OS ao tabuleiro do jogo e pelo que nos explicaram nesta conferência a Apple não deve tremer muito, mas o Google deve estar bastante preocupado com as funções que poderia ter em segurança, arquitetura e no ecossistema que a Huawei pretende projetar.

O recurso que mais nos chamou a atenção no HarmonyOS é, sem dúvida, sua arquitetura, pois será um sistema operacional que veremos não apenas nos telefones celulares da empresa, mas que também será integrado a computadores, televisores e uma infinidade de equipamentos de esta marca. Você se lembra do projeto Maçapão da Apple? A ideia que a Huawei teve é ​​bastante semelhante a projetar um único sistema operacional para todos os seus equipamentos, algo que o tornará muito mais atraente para o usuário e que permitirá aos desenvolvedores criar aplicativos com muito mais facilidade, não precisando se concentrar apenas em um dispositivo.

Esta é a principal razão pela qual acreditamos que a Apple deve se preocupar e também avançar com seu próprio projeto de maçapão antes que seja ultrapassado. Neste momento a empresa Cupertino caracteriza-se por ter um ecossistema muito bem formado mas agora Terá um 'inimigo' muito poderoso como a Huawei na frente com o HarmonyOS já que esta integração em vários dispositivos fará com que eles interajam entre si de forma muito eficiente, criando um grande ecossistema que será muito atrativo para os usuários.

Não foi possível ver absolutamente nada sobre como será a interface ou as funções que incorporará, embora tenham destacado que será um sistema operacional muito seguro em comparação com o Android. Eles queriam fazer uma comparação que deixou o Google um pouco ruim ao garantir que um aparelho com Android simplesmente fazendo root fica totalmente desprotegido e Não veremos isso no HarmonyOS.

Mas podemos não ver o HarmonyOS apenas nos dispositivos Huawei e Honor, pois foi anunciado que este sistema operacional será de código aberto, para que outras marcas possam abandonar o Android e instalar esse sistema operacional. Nós pensamos que seria limitado apenas a equipes de marca c Como a Apple faz com iOS e iPadOS, dando a possibilidade de otimizar o software para o hardware e obter um desempenho extremamente bom e uma experiência muito boa. É por isso que nos surpreendeu muito que seja de código aberto.

A decisão que Donald Trump tomou há alguns meses avançou este projeto que começou a ser forjado em 2017 e é por isso que ainda não temos nada a ver diretamente com nossos olhos e só vemos certos planos no papel . Acreditamos que esta é a melhor decisão para poder ter estabilidade no futuro diante de um cenário político incerto e embora tenham reconhecido que desenvolver um novo software é realmente complexo, aceitaram o desafio e podemos ter mais informações sobre HarmonyOS em poucos meses.

Embora existam pessoas que veem o fim do Android ou que o iOS será seriamente afetado, acreditamos que vários sistemas operacionais eles podem coexistir perfeitamente no mercado embora obviamente vá tirar muita participação de mercado do resto, especialmente do Android. No final, a concorrência faz com que as empresas se engajem e isso acaba favorecendo os usuários de rua.