A grande desvantagem dos Macs com o chip M1

Já sabemos até três processadores de maçã para mac : M1, M1 Pro e M1 Max. Todos eles oferecem um desempenho impressionante em equipes, tendo mudado completamente seu paradigma e fazendo tremer mais de um concorrente. Eles também têm muitas vantagens em termos de autonomia, gerenciamento de temperatura e até permitem que o equipamento seja mais barato. Mas tudo que eles oferecem é bom?

Bem, como tudo na vida, não. Macs com esses chips também têm algumas limitações em relação aos seus antecessores com processadores Intel. Não que sejam aspectos muito determinantes ou pelo menos não para todos os públicos, mas são relevantes o suficiente para contá-los. É o caso do memória RAM , que não pode ser alterado nesses computadores.

Por que eles não permitem alterar a RAM?

Ao comprar um Mac M1, M1 Pro ou M1 Max, você verá diferentes opções que você pode configurar. Entre eles, como esperado, está a possibilidade de escolher o armazenamento interno (ROM) e a RAM. Isso também acontecia na Intel, mas a diferença é que nestas a RAM podia ser trocada com mais ou menos facilidade.

Embora seja verdade que em laptops não foi uma tarefa fácil, apesar de poder, etapas para alterar a RAM em um iMac eles são tremendamente simples e especialmente no modelo de 27 polegadas que, por sinal, ainda está à venda. No entanto, em novos Macs é uma tarefa impossível hoje, seja em serviços técnicos oficiais ou de terceiros.

arquitetura de chip m1

A razão básica é que eles são memórias no chip . Em outras palavras, não há chip M1 na placa e há também os módulos de memória RAM, mas há um único chip que reúne tudo. Portanto, a Apple fabrica tantos chips quanto as possibilidades de memória RAM oferecem (atualmente o M1 suporta 8 e 16 GB, enquanto com o M1 Max eles chegam a 64 GB).

Existem vantagens na memória interna?

É claro que tomar uma má decisão na escolha da memória RAM é caro com esses Macs, pois a única opção para melhorar seu hardware será adquirir outro computador completo. No entanto, você deve saber que existem várias vantagens seriais oferecidas por ter RAM integrada, pelo menos no caso de Macs e ao contrário do que é visto nesses mesmos computadores com memórias on-board com chips Intel.

Você deve ter notado que eles oferecem menos capacidade como padrão do que antes e é precisamente porque com uma quantidade menor você obtém um rendimento maior ou pelo menos é equivalente a capacidades mais altas. Não é o mais correto dizer que 8 GB de RAM em um M1 é igual ou melhor que 16 GB com um chip Intel, mas de certa forma não estaria muito longe da marca.

Na gestão de temperatura Também é notável que a RAM integrada está se mostrando mais eficiente nesse aspecto e requer pouco uso de dissipadores de calor e ventoinhas (na verdade, no MacBook Air há apenas um dissipador de calor). Isso acaba favorecendo o aparelho não ter que diminuir a velocidade do clock e por isso acaba sendo mais potente.