O HomePod não termina de decolar: é assim na frente da Amazon e do Google



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

O Apple HomePod é um alto-falante muito bom, altamente valorizado por quem o possui ou pôde experimentá-lo. Você não pode dizer que a Apple tem um problema com o dispositivo em si, mas talvez a estratégia de comunicação ou preço não esteja fazendo um bom favor. Recentemente, conhecemos novos números de vendas de alto-falantes inteligentes e, no momento, ainda está atrás dos da Amazon e do Google.



Homepod vs Amazon Echo e Google Home

A empresa de pesquisa de mercado eMarketer publicou nos últimos dias um relatório no qual analisa a cota de mercado de alto-falantes inteligentes . Em suas conclusões, retiradas de um estudo realizado nos Estados Unidos, ele concluiu com números que certamente serão insatisfatórios para a Apple. Eles destacam a participação alcançada pela Amazon com seu Amazon Echo e Google com seu Google Home e suas variantes. Em uma terceira categoria denominada outros está incluída a alto-falante de maçã e outros alto-falantes de diferentes marcas.



participação de mercado homepod amazon google



No gráfico anterior, retirado deste estudo supracitado, observamos como há uma estimativa da 69,7% para a Amazon , sendo esta a quota de mercado que os altifalantes trazidos à vida pelo Alexa atingiriam em 2020. Estes números, apesar de muito positivos, são inferiores aos 72,9% estimados para estes mesmos altifalantes em 2019. Previsão de crescer alguns décimos em relação para 2019 é Google com 31,7%. A dinâmica de crescimento da Amazon e do Google parece continuar na mesma linha para 2021, atingindo 68,2% e 32%, respectivamente.

Mais complicado temos que saber o situação do homepod da Apple, que já adiantamos que está na categoria outros. Nisto vemos um tendência de crescimento positivo , embora um pouco baixo. A estimativa passa de 17,9% em 2019 para 31,7% para este 2020. Esses números continuariam a crescer até atingir 32% em 2021.

O fato de os números serem relativos aos Estados Unidos, país onde a Apple sempre domina em todos os seus setores, nos faz indicar que no resto dos países não apenas não melhora esses números, mas provavelmente os piora. No entanto, insistimos na complexidade desta análise, pois o HomePod carece de números associados como se a Amazon e o Google os tivessem.



Um HomePod 2 ou HomePod mini melhoraria a situação?

Supondo que o HomePod tenha demorado bastante para chegar a todos os países, a verdade é que uma nova versão não está no horizonte. Ou pelo menos não visto a curto prazo. Nos últimos meses, as patentes da Apple vieram à tona com o HomePod como protagonista, mas em nenhum caso esses documentos pressagiam que eles possam se tornar realidade em breve. Nem o HomePod mini consegue fazer sentido além dos desejos de muitos usuários que viram a versão normal muito cara ou tiveram problemas com a atual, forçando-os a redefinir o HomePod em muitos casos.

Patente do HomePod 2 aparece

Na Apple, eles consideram que fizeram um bom trabalho com seu alto-falante, que é principalmente culpado pela necessidade de um Siri Aprimorada , especialmente em espanhol já que em outros pontos como o Como controlar a reprodução de música ou podcast no HomePod Está muito bem implementado. Isso pode ter feito com que a empresa de Cupertino agilizasse seus planos para melhorar seu assistente, algo que poderia acontecer este ano na WWDC 2020. Muitos analistas apontam que este poderia ser o ano da Siri e, portanto, poderia servir de catalisador para o HomePod sem a necessidade de lançar novas versões.

De qualquer forma, continuaremos atentos a qualquer tipo de informação sobre um novo HomePod ou uma melhoria nos atuais. A Apple costuma ser uma empresa imprevisível, então também pode haver espaço para surpresas.