É tão fácil conectar e gerenciar uma unidade flash em qualquer iPad

Para considerar o iPad como um laptop, ele deve ter a capacidade de gerenciar arquivos da maneira mais otimizada possível. Embora as nuvens estejam ganhando muito terreno, os pen drives típicos ainda estão presentes e os iPads são capazes de trabalhar com eles. Neste artigo, mostramos todas as considerações a serem consideradas para conectar uma unidade flash ao iPad.

iPad com conector Lightning

Caso você tenha um iPad com conector Lightning, saiba que esses dispositivos possuem algumas limitações. Embora seja verdade que existam algumas unidades de armazenamento no mercado que possuem conector Lightning, a realidade é que a experiência que a grande maioria dos usuários teve com esse tipo de unidade de armazenamento não é muito boa. Como resultado da baixa potência que esta porta tem para poder transferir arquivos, faz com que os usuários tenham que recorrer a diferentes adaptadores Lightning-USB-A. Com este adaptador, que podemos encontrar no site oficial da Apple, podemos conectar facilmente um pendrive ao iPad para que ele seja reconhecido, tornando o trabalho de muitos usuários muito mais confortável e simples no dia-a-dia .

Algo a ter em mente é que este adaptador possui uma porta de carregamento. Não é uma opção carregá-lo ou não, pois se você quiser usar uma unidade de armazenamento externa, como um pen drive ou um disco rígido, sempre precisará conectar o adaptador à corrente elétrica. Essa conexão é a que dará energia suficiente à porta de carregamento para funcionar corretamente e ser reconhecida corretamente. Sem dúvida, esse é o grande problema que os iPads com conectores Lightning apresentam, pois afinal, se você tiver que conectá-lo à rede toda vez que quiser usar esse adaptador, o iPad perde uma de suas principais características, que é a portabilidade . . Portanto, e como você verá quando falarmos de iPads com porta USB-C, nesse aspecto não há dúvida sobre a diferença entre os dois tipos de porta e, acima de tudo, as possibilidades que ambos oferecem aos usuários.

Adaptador de Lightning para USB compre em Logo da Amazon EUR 37,99 ipad relâmpago

Limitações do conector Lightning

Embora a conexão Lightning esteja presente em muitos dos dispositivos da empresa, ela possui limitações muito importantes. É importante observar que a velocidade de transferência é bastante limitada nesses casos e isso significa que algumas unidades de armazenamento específicas não podem ser usadas. Por exemplo, as unidades de armazenamento SSD não podem ser conectadas a esse tipo de conexão, pois não podem ser aproveitadas nessa velocidade.

Logo da Amazon

Mas nem tudo está na velocidade de transferência, mas a ênfase também está na passagem de energia. Unidades de armazenamento SSD requerem muita energia, algo que esta conexão não fornece. É por isso que você deve sempre usar adaptadores de energia externos que serão usados ​​simultaneamente.

iPad com conector USB-C

Se você tem um iPad com conector USB-C não terá nenhum problema ao conectar um pendrive. Você precisará de um adaptador para poder conectar uma unidade flash USB-A tradicional, embora também encontremos unidades flash USB-C no mercado. Nenhum adaptador de energia externo é necessário, porque a conexão USB-C é perfeitamente capaz de transferir arquivos em alta velocidade e alimentar acessórios externos. Esta é uma das grandes vantagens que este tipo de ligação tem sobre a Iluminação.

Além de uma unidade flash típica, você também pode conectar outra série de acessórios, como um disco rígido. Isso é algo impossível com a conexão Lightning, pois ela não gerencia a energia da maneira correta.

Adaptador USB-C a Lightning compre em EUR 24,99

Usar um HUB

Sem dúvida, um dos maiores avanços que a empresa Cupertino deu ao iPad é a possibilidade de conectar diferentes HUBs USB-C graças à incorporação desta porta para substituir o Lightning, pois além de fornecer velocidades de transferência muito superiores. , também permite que o iPad seja compatível com muitos outros acessórios que o aprimoram.

Dependendo de suas necessidades, você terá que levar em conta quais são as portas que você precisa ao lado do seu iPad e, acima de tudo, quais são também as velocidades de transferência que cada HUB suporta. Este último dependerá do uso que você fará desse acessório, mas lembre-se de que, geralmente, aqueles que fornecem maior velocidade também têm um preço mais alto. No entanto, para todos aqueles usuários que têm e trabalham no dia a dia com um iPad que possui uma porta USB-C, comprar um HUB parece praticamente essencial se o que eles querem é tirar o máximo proveito de seus equipamentos.

Onde visualizar os arquivos na unidade flash

Uma vez que o pendrive estiver conectado ao iPad, você deve saber onde estão exibidos os arquivos dentro do acessório. Desde o iOS 13, a Apple incluiu um gerenciador de arquivos competente chamado 'Arquivos'. Como se estivéssemos no macOS, no lado esquerdo você terá acesso ao pendrive que conectou. Ele aparecerá na seção 'Locais', onde encontramos acesso ao iCloud Drive ou Google Drive. Se ele não terminar de reconhecê-lo, você pode forçar a mostrar o local específico clicando nos três pontos que você encontrará no canto superior direito, ao lado da palavra 'Explorar'. Na seção que aparece você verá todos os locais que estão ocultos para que acabem sendo mostrados.

Depois de acessar os arquivos dentro da unidade flash, você pode interagir com eles para explorar dentro das pastas ou abrir os arquivos que lhe interessam no iPad. Os arquivos também podem ser exportados para a memória interna do iPad simplesmente arrastando-os para um dos locais do lado direito do navegador.

Em última análise, o iPad aspira a se tornar um laptop básico e, com esses recursos altamente focados em produtividade, está no caminho certo. O problema pode estar nas limitações do conector Lightning, que é resolvido com USB-C no iPad Pro.