Aplicativos clandestinos no iOS? Alguns desenvolvedores burlam as regras



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

TestFlight é uma plataforma bem conhecida através da qual você pode testar betas de aplicativos para iPhone de uma forma relativamente simples. Na verdade, é aquele que abriga a maioria dos desenvolvedores que postam suas versões de teste de apps por lá ou que testam o funcionamento de alguma funcionalidade futura que acabará chegando ao público. No entanto, isso pode estar servindo para que alguns pulem o regulamentos rigorosos da App Store com o qual a Apple tenta impor uma série de regras que protegem seus dispositivos de possíveis riscos de segurança e privacidade.



As regras da App Store são ignoradas com os betas

Como dissemos antes, TestFlight é um aplicativo que permite que usuários e desenvolvedores se registrem para que os primeiros possam testar os aplicativos dos últimos, obtendo assim um feedback muito importante antes que a App Store receba as novidades. Este aplicativo é propriedade da Apple desde 2014 e apesar dos esforços da empresa para tentar torná-lo seguro, alguns desenvolvedores tentaram durante esse tempo pular as diretrizes e recomendações com a desculpa de que são versões não oficiais que ainda estão sendo testadas.



Algunas aplicaciones grandes se encuentran fuera de TestFlight porque sus betas son privadas y por tanto se ciñen a sus propias normativas, pero no hay que olvidar que la mayoría de aplicaciones presentes en la App Store pertenecen a desarrolladores independientes que si utilizan esta herramienta como intermediaria con os usuários. É por isso que o fato de poderem pular os regulamentos se torna mais relevante.



Vôo de teste

Estamos em um quadro controverso onde estão levando em conta o turbilhão de sensações que a App Store está causando nos últimos tempos. Recordamos que a Apple, juntamente com outras grandes empresas como Google, Facebook e Amazon, está a ser investigada por alegadas práticas monopolistas relacionadas com a sua loja de aplicações. De fato, foram vários os desenvolvedores que denunciaram esses fatos, sendo a Epic Games (Fortnite) a última a fazê-lo, gerando uma agitação que ainda está nas manchetes. Portanto, é curioso saber neste momento que há quem aproveite o TestFlight para contornar os regulamentos.

Do Protocolo consta que existem algumas aplicações clandestinas que permanecem em versão beta durante meses, sendo esta uma forma de poder implementar funcionalidades proibidas na App Store e que um número considerável de utilizadores as pode descarregar. De fato, alguns desenvolvedores tentam usar esse truque para dar uma imagem de exclusividade aos seus aplicativos, pois apenas alguns e por meio do TestFlight poderão acessá-los.



Da Apple, pelo menos por enquanto, eles não veem perigo nessa situação nem veem isso como uma alternativa à App Store. A empresa continua a analisar todos os pedidos com o objetivo de não contém malware e, portanto, não comprometem a segurança dos usuários, embora estes não sejam os usuários finais, mas os testadores. De qualquer forma, não parece que a empresa goste do fato de essa plataforma ser um local onde os aplicativos permanecem por longos períodos de tempo, portanto, é possível que tome medidas sobre o assunto em breve.