É assim que a Apple começou a obter receita com o iPhone 11 no quarto trimestre

Wearables, Casa e Acessórios

6.520 4.234 Serviços 12.511 9.981

Fonte: Maçã

Como vimos em trimestres anteriores, a categoria de serviços continua a compensar a queda que os iPhones estão sofrendo em termos de receita. Infelizmente, a empresa ainda não nos fornece dados específicos sobre as unidades vendidas, mas basta ver a queda nos ganhos com as vendas do iPhone na tabela acima para tirar conclusões claras sobre as vendas.

Na categoria iPhone, no mesmo trimestre do ano passado conseguiram entrar 37.185 milhões de dólares, mas só neste trimestre Eles conseguiram entrar 33.362 milhões de dólares, o que representa uma diferença de 4 milhões de dólares. Esta é sem dúvida uma diferença considerável que devemos ter em conta, embora tenha sido compensada por outras categorias como serviços e Wearables.

Em serviço s passaram de 9.981 milhões de dólares no quarto trimestre de 2018 para 12.511 milhões de dólares . Este salto somado aos Wearables que passaram de 4.234 milhões de dólares para 6.520 milhões de dólares conseguiram compensar a queda de receita na categoria iPhone.

O iPad também teve um ligeiro aumento passando de 4.089 milhões de dólares para 4.659 milhões de dólares . O único produto que viu sua receita cair, além do iPhone, é o Mac, que caiu de 7.411 milhões de dólares para 6.991 milhões de dólares, somando uma sequência de vários trimestres fiscais diminuindo sua receita.

Devemos ter em mente que esses dados incluem apenas as vendas do novo iPhone 11 nas últimas semanas de setembro. No próximo trimestre fiscal teremos que avaliar com mais cuidado se eles tiveram ou não um triunfo nas vendas, mas por enquanto temos que ser cautelosos.

Apple continua a subir em receita na América, mas cai na Europa

Uma vez analisada a renda por categoria de produto, é hora de falar sobre cada uma das regiões e a verdade é que as vendas de produtos aumentaram significativamente na América. Isso é lógico, pois neste país é onde historicamente mais produtos da empresa são vendidos. Na Europa é onde houve uma queda na renda de menos de meio milhão de dólares s.

Receita do quarto trimestre de 2019

Receita do 4º trimestre de 2018

América

29.322 27.517

14.946 15.382
China 11.134 11.411
Japão 4.982 5.161

Resto da Ásia

3.656 3.429

Fonte: Maçã

Na China, que é um país onde têm dado muita ênfase às campanhas de marketing, estabilizaram-se um pouco, embora continue perdendo lucro e no resto da Ásia eles subiram, exceto no Japão, que também perdeu renda novamente.

Sobre esses resultados, o CEO da empresa fez os seguintes comentários:

Encerramos um ano fiscal inovador de 2019 com nossa maior receita do quarto trimestre de todos os tempos, impulsionada pelo crescimento acelerado em serviços, wearables e iPad. Com clientes e críticos elogiando a próxima geração do iPhone, a estreia de hoje do novo AirPods Pro Com o cancelamento de ruído, a chegada altamente antecipada do Apple TV+ em apenas dois dias e nossa melhor linha de produtos e serviços, estamos muito otimistas sobre o que o trimestre de festas trará.

O CFO também fez algumas declarações que são as seguintes:

Nosso forte desempenho nos negócios gerou um lucro por ação recorde no quarto trimestre de US$ 3,03 e um fluxo de caixa operacional recorde no quarto trimestre de US$ 19,9 bilhões. Também devolvemos mais de US$ 21 bilhões aos acionistas, incluindo quase US$ 18 bilhões em recompras de ações e US$ 3,5 bilhões em dividendos e equivalentes, à medida que continuamos em nosso caminho para alcançar uma posição líquida em caixa neutra em termos de tempo.

E como de costume, a Apple faz uma previsão do que espera divulgar no próximo trimestre de 2020. Os dados esperados são os seguintes:
  • Receita entre US$ 85,5 bilhões e US$ 89,5 bilhões.
  • Margem bruta entre 37,5 e 38,5%.
  • Despesas entre 9,6 bilhões de dólares e 9,8 bilhões de dólares.
  • Outras despesas de 200 milhões de dólares.
  • Taxa de imposto de aproximadamente 16,5%

Sem dúvida, este é um trimestre em que esperamos que a Apple 'pop' já que as vendas do novo iPhone e AirPods Pro serão vistas durante a temporada de compras de Natal, bem como a chegada de novos serviços como Apple TV +, para que eles esperam ganhar muito dinheiro.

Deixe-nos na caixa de comentários o que você acha desses resultados financeiros da Apple.