Bloqueio de ativação no Mac e tudo o que você precisa saber sobre isso

Para evitar que alguém use seu Mac no caso de ser roubado ou perdido em algum lugar, a Apple inclui um bloqueio de ativação extremamente útil. Neste artigo, explicamos como ativá-lo, bem como tudo o que você precisa saber sobre seu funcionamento.

O que está bloqueando um Mac

No caso de você perder seu computador ou, na pior das hipóteses, ser roubado, a primeira preocupação que você pode ter é que ninguém possa usá-lo. É por isso que o sistema operacional inclui um sistema de bloqueio de ativação que pode ser ativado automaticamente a partir de qualquer dispositivo. Neste momento, o computador está completamente inutilizável e será necessário inserir as credenciais do ID Apple para poder usá-lo. Uma vez que está ativo quando o computador é formatado, este bloqueio não é removido em nenhum caso. Quando ele reiniciar para realizar a configuração inicial, você deve digitar o nome de usuário e a senha para poder usá-lo. Este fato aumenta as chances de que o Mac possa ser recuperado pelo proprietário.

Big Sur MacBook

Isso é algo muito importante para se ter em mente quando você for comprar um Mac usado. No caso de ser roubado ao iniciá-lo, você pode se deparar com um bloco desse tipo que impossibilita a iniciá-lo. É por isso que você deve sempre ter em mente que a venda de um Mac deve ser feita pessoalmente e fazer uma primeira configuração com o vendedor para desativar esse bloqueio ou simplesmente devolvê-lo se for roubado.

Requisitos para a fechadura funcionar

Para ter o Bloqueio de Ativação ativo em um Mac, uma série de requisitos devem ser atendidos. Vale lembrar que esse bloqueio vai um pouco além da desativação do iCloud. Por exemplo, você deve ter um chip de segurança Apple T2 instalado que abrigue parte do sistema de inicialização e não possa ser formatado sob nenhuma circunstância. Isso garante que essas informações confidenciais, como o bloqueio de ativação, não possam ser manipuladas em nenhum caso, nem mesmo pela própria Apple.

chip t2 mac

No que diz respeito à conta Apple associada, ela deve ter a função de fator duplo ativada para garantir a máxima segurança possível. Adicionado a isso é a necessidade de ter inicialização segura ativa com suas configurações padrão. Com isso, muita ênfase deve ser colocada em não ter a opção de poder inicializar a partir de outros dispositivos externos ativos. Dessa forma, é garantido que ninguém pode inicializar o computador com um pendrive com software malicioso.

Ative o bloqueio de um Mac e como saber que está ativado

Ativar o bloqueio em um Mac é extremamente simples, pois basta configurar o aplicativo 'Pesquisar' assim que configurar um novo computador. Isto se faz do seguinte modo:

• Acesse as preferências do sistema.
  • Vá para a seção 'Segurança e privacidade'.
  • Escolha a guia 'Privacidade'.
  • Abra o cadeado no canto inferior esquerdo.
  • Selecione 'Localização' e marque a caixa ao lado da frase 'Ativar serviços de localização'.
  • Clique em 'Detalhes', ao lado da seção de serviços do sistema.
  • Marque a caixa correspondente a 'Encontrar meu Mac'
  • Retorne à janela principal de preferências do sistema.
  • Vá para o Apple ID, depois para iCloud e selecione a caixa ao lado de Find My Mac.

Pesquisar no Mac

Uma vez ativado, você pode verificar se o bloqueio de ativação está ativado seguindo estas etapas:

• Role para baixo até a seção 'Sobre este Mac' encontrada tocando no menu Apple no canto superior esquerdo.
  • Clique no relatório do sistema.
  • Na seção 'Hardware', na guia 'Status do bloqueio de ativação', você pode ver se está ativo ou desativado.

Desative o bloqueio de ativação no Mac

Como dissemos anteriormente, se você deseja vender um Mac, enviá-lo para reparo ou simplesmente entregá-lo, você deve sempre desativar esse bloqueio. Para isso, basta seguir estes passos:

• Acesse as preferências do sistema.
  • Clique na seção 'Apple ID'.
  • Vá para a guia 'iCloud'.
  • Procure a opção 'Encontrar meu Mac' marcada com um radar e desmarque a caixa.
  • Faça logout quando a janela de confirmação for exibida.