O iTunes desaparecerá do Windows como no macOS?

Quem é veterano da Apple conhece o iTunes. E é que este já é um programa mítico que até muito recentemente esteve presente no macOS, estando agora disponível apenas no Windows (e versões antigas do macOS). Agora, está condenado a desaparecer? Como a Apple poderia substituí-lo em PCs? Nós o analisamos.

A razão pela qual não está mais no Mac

As funções que o iTunes oferece no Windows e no macOS Eles sempre foram essenciais para poder realizar ações cotidianas, como atualizar ou restaurar um iPhone ou iPad. Embora, como comentamos anteriormente, este seja um programa que não está mais em Macs, tendo desaparecido no macOS Catalina. O fato de eu ter um excesso de funções fez a empresa decidir otimizar tudo e dividi-los em outros aplicativos.

Com isso vieram os próprios aplicativos para Música, TV ou Podcast. Aplicativos idênticos aos que já tinham em outras plataformas como iOS. No que diz respeito ao gerenciamento de dispositivos, foi usada uma ferramenta existente como o Finder, para que os usuários de Mac no final não percam nenhuma função e agora a tenham dividido de maneira muito mais lógica e intuitiva.

O que aconteceria se o iTunes também deixasse o Windows?

Certamente você já se perguntou muitas vezes por que o iTunes permanece apenas no Windows. E a resposta é bastante simples, e é que a Apple não tem o controle desse sistema operacional e não tem um interesse especial em aprimorar suas ferramentas, apesar de existirem milhões de usuários de iPhone ou iPad que possuem um computador com este sistema. Mas isso significa então que ele não pode evoluir ou mesmo desaparecer?

Bem, respondendo à pergunta, sim, o iTunes não deixa de ser um programa da Apple no final, mesmo que seja no Windows e, portanto, tem todas as possibilidades de desaparecer. Em um dado momento havia sinais de que iria desaparecer quando a Apple começou a fazer diversos cadastros de aplicativos que, a priori, viriam a substituí-la. Como aplicativos de música e outros.

versão itunes windows

Portanto, embora isso agora seja visto como algo anedótico, isso não significa que não possa ocorrer. Resta saber se isso é acompanhado por uma maior extensão das plataformas próprias da Apple, como Apple TV+ ou Apple Arcade, praticamente exclusivas dos produtos da marca hoje. No entanto, deve ser algo ser avisado a tempo e que oferece alternativas claras, especialmente para tudo relacionado ao gerenciamento de dados de dispositivos iPhone e iPad, já que não oferecer software para isso no Windows faria com que ferramentas concorrentes ganhassem muito dinheiro.