Instalação de betas no Apple Watch: passos a seguir e riscos



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Os betas fazem parte desse universo de software que permite a quem quiser testar as novas funcionalidades de um sistema operacional antes do resto. Eles geralmente são voltados para desenvolvedores que desejam testar suas ferramentas e aplicativos em versões futuras de software para que estejam bem otimizados quando ocorrer o lançamento oficial. No entanto, os usuários mais comuns podem instalá-los com o simples propósito de testar novas funções do sistema ou corrigir algum bug persistente nas versões estáveis. Abaixo mostramos como testar os betas no Apple Watch, embora alertando sobre seus riscos.



Riscos de instalar uma versão beta no Apple Watch

Geralmente, quando a instalação de betas em computadores Apple está mais interessada no verão, porque é o período em que são lançados os primeiros betas das maiores versões de seus sistemas operacionais. Ou seja, quando passa da numeração como iOS 12 para iOS 13. Assim que chegam as oficiais, existem apenas versões intermediárias nas quais quase não há novidades além de correções de bugs ou medidas de segurança.



Seja em um Mac, iPhone ou iPad, os betas podem ser instalados e posteriormente removidos com relativa facilidade. No Apple Watch não é tão simples. Instalar os betas do watchOS é possível, mas uma vez instalados não há caminho de volta devido a que betas não podem ser removidos do relógio. Existem alguns métodos que estão por aí, mas nem sempre são os mesmos e nem todos funcionam. Portanto, não há uma maneira oficial de retornar a uma versão estável do sistema.



Apple Watch S6

Isso comentado anteriormente não poderia ser um problema se o beta correr bem para você, pois assim que a versão oficial chegar você só terá que retirar o perfil do desenvolvedor e deixará de receber betas. No entanto, torna-se um problema se esta versão de teste não funcionar para você. Não é em vão que os betas costumam ser atormentados com instabilidade e bugs como reinicializações inesperadas, aplicativos que não funcionam corretamente ou consumo excessivo de bateria. Portanto, recomendamos pensar com cuidado se vale a pena instalar um beta no watchOS ou não, levando em consideração que o beta não pode ser removido posteriormente.

betas do watchOS: público e para desenvolvedores

Tal como acontece com todos os outros softwares, a Apple oferece um programa beta fechado para desenvolvedores e outro para o público. Em ambos os casos, acarreta riscos semelhantes em termos de instabilidade e de não poder voltar a uma versão anterior. No que diz respeito aos recursos, geralmente os primeiros a serem lançados são os betas para desenvolvedores e com o passar das horas ou dias os públicos são liberados. Ambas as versões costumam ter o mesmo código, então para fins práticos podemos dizer que são os mesmos betas. Claro, o processo de instalação de cada um é muito diferente.



Beta para desenvolvedores sem ser um desenvolvedor

Sim, é possível instalar um beta focado em desenvolvedores sem sequer ser um. Isso também ocorre com outras versões do software Apple e é feito seguindo estas etapas:

  1. vou ao teia de Perfis beta do seu iPhone.
  2. Encontre e selecione watchOS e pressione o botão Download. Neste ponto, você precisará aceitar o download do perfil do desenvolvedor.
  3. Agora vá para o aplicativo Watch e instale o perfil do desenvolvedor, para o qual você terá que aceitar os termos e condições da Apple e inserir a senha do iPhone.
  4. Volte para o aplicativo Watch e, em Geral > Atualização de software, você encontrará a versão beta mais recente do watchOS disponível para download.

instalar o relógio de maçã beta

Download beta público do Apple Watch

Se você deseja acessar o programa beta público da Apple, também pode fazê-lo para o relógio. Este caso é relativamente novo, pois até 2020 e a chegada do watchOS 7 não era possível obter uma versão beta do Apple Watch para o público em geral. Portanto, se você quiser acessá-lo, você deve seguir estas etapas:

  1. Digite a partir do iPhone no site beta da maçã .
  2. Clique em Cadastre-se para fazer login.
  3. Digite seu ID Apple e senha.
  4. Aceite os termos e condições se esta for a primeira vez que você se inscreve.
  5. Selecione watchOS.
  6. Em Começar, toque em pode inscrever seu Apple Watch.
  7. Aceite o download do perfil.
  8. Acesse o aplicativo Watch e instale o perfil beta na guia My Watch.
  9. Reinicie o Apple Watch e/ou iPhone, se necessário.

Depois de fazer isso, tudo o que você precisa fazer é procurar uma nova atualização do software do relógio para baixar a versão beta correspondente que existe naquele momento. O processo é o mesmo de qualquer atualização de software normal.

Como instalar novos betas

Normalmente existem várias versões beta até que a versão final seja lançada, mas se você já possui uma versão beta instalada, significa que você tem o perfil beta e, portanto, não precisará realizar continuamente o processo explicado nas seções anteriores. O jeito de atualize os betas é acessando Ajustes > Geral > Atualização de software no próprio relógio ou, se preferir, no aplicativo iPhone Watch na guia Meu Relógio > Geral > Atualização de software. Os novos betas aparecerão como mais uma versão pronta para download e posterior instalação.

Remover Apple Watch beta

Se você não deseja receber mais atualizações beta, o que é aconselhável quando você já instalou a versão final para o público, é recomendável que excluir perfil de desenvolvedor e dessa forma você sairá do programa beta. Isso não matará o beta se você estiver nele, mas impedirá que você obtenha novas versões além das finais. Para fazer isso você deve abrir o aplicativo Watch no iPhone, vá para a guia Meu Relógio e depois para Geral> Perfis, clique no perfil beta e depois em Excluir perfil.

remover relógio de maçã beta