Java no Mac, funciona para o Safari? Como é ativado e que erros pode dar?

O termo 'Java' pode estar um pouco desatualizado hoje em tecnologia. Mas a verdade é que deve estar sempre muito presente no dia-a-dia dos utilizadores para que tudo funcione corretamente. Neste artigo, explicamos como você pode sempre tê-lo ativo em seu navegador Mac Safari.

É realmente útil ter o Java instalado no Mac?

Java é uma linguagem de programação que tem sido usada por muitos usuários ao longo dos anos de operação. Está focado na criação de aplicativos e processos em uma ampla variedade de dispositivos. E no Mac também é implementado em uma infinidade de ferramentas e especialmente no Safari.

Como mencionamos, o Java ainda é usado hoje para muitos tipos de aplicativos e páginas da web. Embora pouco a pouco esteja desaparecendo para dar lugar a outras ferramentas muito mais modernas e atualizadas como o HTML. Da mesma forma, ainda existem muitas páginas da web que ainda estão relutantes em atualizar para abrir caminho para essa transição em favor da evolução tecnológica. O Java é utilizado nesses sites para poder rodar pequenas aplicações que podem ser exercícios em páginas educacionais e até mesmo em outras áreas onde é necessária total interação com essas páginas.

Isso é instalado para todos os navegadores instalados no Mac, mas sempre pode haver problemas ao ativá-lo individualmente. Como comentamos anteriormente, aos poucos outros sistemas estão sendo escolhidos.

Ativação Java no navegador Mac

Para ter o Java instalado no Safari e totalmente funcional, a primeira coisa é ter o Java instalado no Mac. É importante instalá-lo através da página oficial oferecida pelo desenvolvedor Java. Desta forma, você não terá problemas de desempenho ou segurança

• Inicie o Safari no Mac.
  • Vá para as preferências clicando no canto superior esquerdo.
  • Entre na seção 'Segurança'.
  • Ative a opção 'Permitir plug-ins'.
  • Clique em 'Gerenciar configurações do site'.
  • Na lista suspensa, selecione Java e marque-o em 'Sempre permitir'.

java instalação mac

A partir deste momento, cada página da web que você entrar e o Java for necessário para funcionar corretamente, ele será ativado automaticamente. Isso é algo que ainda pode ser arcaico e que exigirá que você seja constantemente atualizado para funcionar sempre de maneira ideal.

Caso você não tenha o Javi ativado corretamente no seu navegador Safari, aparece um erro bastante característico ao entrar em um site que exige que o Java seja ativado no navegador. É verdade que o site pode ser aberto por completo, mas bem no espaço que deve ser dedicado ao aplicativo, aparecerá uma mensagem de erro informando que você deve ativar este complemento. Sem ele, você não poderá visualizar o conteúdo do aplicativo a qualquer momento ou mesmo interagir com ele. Isso é o que é conhecido como 'erro de JavaScript', que pode ser lembrado por muitos usuários do macOS quando eles tentam acessar páginas da Web antigas.