Atenção! Discord pode estar espionando seu Mac

Discord é um aplicativo multiplataforma que vai além dos aplicativos clássicos de mensagens, pois se concentra em comunidades com uma infinidade de funções adicionais. Não só é um dos mais populares, mas a priori oferece muita confiança aos usuários. No entanto, no Mac por meses eles semearam dúvidas com um pedido curioso que, dependendo do que decidirmos, pode ser perigoso.

Discord pede permissão para saber o que digitamos

O mais normal do mundo é que ao instalar um aplicativo em um dispositivo, ele solicite permissões para enviar notificações, acessar a localização, câmera ou microfone. Tudo isso desde que entre suas funcionalidades haja a necessidade de acessar esses elementos. Porém, quando o Discord é instalado no macOS, o programa vai além e pede acesso ao log do teclado. Em outras palavras, ele quer saber onde e o que digitamos a todo momento, mesmo com o aplicativo fechado.

Essa permissão aparece como uma janela pop-up quando você abre o aplicativo pela primeira vez no Mac. Como de costume, as opções aceitar e negar são oferecidas. Felizmente Discord Funciona perfeitamente mesmo se esta opção for recusada , portanto, não é um requisito essencial que eles exigem para usar o aplicativo. No entanto, soa estranho, pois não há uma função a priori do aplicativo que exija acesso a esse registro de teclado.

teclado de acesso discórdia mac

Que perigos reais isso pode acarretar?

Partimos do princípio de que o Discord não é um aplicativo da App Store no Mac, pois deve ser baixado do navegador. Isso não implica que seja um aplicativo inseguro, mas a princípio parece estranho, pois evita passar pelos sempre exigentes filtros da Apple em sua loja.

Em relação a este pedido de acesso ao teclado, não parece que a segurança do próprio Mac possa ser comprometida, mas o seu dados mais sensíveis . Dados pessoais como nomes, sobrenomes, endereço, nome de usuário e senha para sites e aplicativos, cartões de crédito e seus códigos de segurança, etc. Todos esses dados são inseridos por nós de tempos em tempos ao realizar algumas ações com o equipamento e o Discord pode estar acessando se aceitarmos que o faça.

Este é um método usado por muitos cibercriminosos, que oferecem um aplicativo que parece confiável e com ele traz acesso a esse mecanismo. Como já mencionamos, o Discord funciona perfeitamente mesmo rejeitando esse acesso, então não há perigo. De fato, não foram detectados grandes problemas derivados de alguém que o aceitou, mas é sempre melhor preveni-lo e ainda mais considerando que é uma função desnecessária neste programa.

Em caso de você já aceitou anteriormente ou que você não se lembra se o fez, você pode ir para Preferências do Sistema > Segurança e Privacidade > Privacidade. Uma vez nesta seção, você deve olhar para a opção Monitoramento de entrada para certificar-se de que a caixa Discord está desabilitada e, se não estiver, desabilite-a.

privacidade discórdia mac