Quem poderia ser o CEO da Apple se Tim Cook sair?



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Embora este ano tenha sido insinuado que o fim de Tim Cook como CEO da Apple poderia estar próximo, a verdade é que parece que o homem do Alabama ainda tem algum tempo e com a empresa a obter rendimentos recordes conforme relatado esta semana, ainda mais . No entanto, se dermos uma olhada em candidatos para sucedê-lo, a verdade é que há muitas opções que a assembleia de acionistas e o próprio Cook poderiam considerar.



Vários candidatos se for feita uma aposta feminina

O papel da mulher vem ganhando cada vez mais peso na Apple e não por simples cotas, mas por méritos próprios. No Equipe de gerenciamento da Apple podemos encontrar um trio interessante liderado por Katherine Adams , atual vice-presidente sênior e conselheiro geral. Chegou à empresa em 2017 e pode ser uma boa aposta, embora atualmente a sua função seja regida mais por questões jurídicas e de responsabilidade social e não tanto por questões financeiras ou de produtos e serviços.



Deirdre O'Brien É provavelmente a aposta feminina que teria mais números inteiros. Ela conhece bem a rua, está na empresa há não mais e nada menos que 30 anos, tendo sido a vice-presidente responsável pela Apple Store desde 2019 após a saída de Angela Ahrents. O fato de ser formada em administração de operações lhe dá um bônus de treinamento como candidata ao cargo mais relevante da empresa.



katherine adams e derdrie o brien

Katherine Adams (esquerda) e Derdrie O'brien (direita)

A velha guarda poderia assumir

O ex-vice-presidente de marketing mundial, Phil Schiller Desde 2020, ocupa um cargo menos importante, como o de gerenciamento de eventos da empresa e da seção App Store. Sua carreira na empresa remonta ao início dos anos 2000 e ele conhece muito bem o negócio, embora seu retrocesso o coloque mais perto da aposentadoria do que sucedendo Tim Cook.

Phil Schiller

Phil Schiller



De toda a lista, provavelmente o Favorito é Jeff Williams , o atual diretor de operações da Apple desde 2004 e responsável pela engenharia do Apple Watch. Ocupar com tanto sucesso alguns cargos que Tim Cook ocupou em sua época o coloca no gatilho para ser o futuro CEO, além de ter 23 anos de experiência na empresa e ter passado por outras grandes empresas como a IBM.

Jeff Williams Maçã

Jeff Williams

o carismático Craig Federighi é provavelmente o favorito de todos os fãs da Apple pela simpatia que exala. Steve Jobs o recrutou para a NeXT no final da década de 1990 e depois o trouxe com ele para a Apple, atuando como vice-presidente de software por mais de 10 anos. No entanto, apesar de seu bom trabalho e ser um personagem conhecido, ele não parece estar na lista para suceder Cook, nem estava quando Jobs teve que se aposentar por doença.

Conferência Mundial de Desenvolvedores da Apple

Craig Federighi

E que tal apostar em candidatos externos?

Além de haver outros possíveis candidatos na empresa, a possibilidade de alguém de fora da empresa quem dirige a Apple amanhã é muito alto. Claro que vai depender sempre do perfil que a assembleia geral procura e é aí que encontramos uma lista quase infinita.

Na verdade, isso não seria descartado mesmo se alguém escolhesse trazer de volta um dos ex-funcionários da Apple . Vejo Ângela Ahrendts , que de 2014 a 2019 mudou a direção da Apple Store e foi a candidata número um para suceder Cook até decidir sair para fazer parte da direção do Airbnb.

Ângela Ahrendts

E embora pareça improvável, muitos ficariam animados em ver o retorno triunfante de Jonny Ive , uma das figuras-chave da história da empresa que, junto com Steve Jobs, conseguiu mudar o rumo da empresa. Especialista em design, área que liderou por quase 20 anos, não sabemos se um cargo de CEO se encaixaria na sua personalidade, mas com certeza seria um sucesso se combinasse.

Jonny Ive

Jonathan Ive