Bugs detectados na atualização mais recente do macOS 10.15.5

Há poucos dias foi lançado o macOS 10.15.5, a última versão do sistema operacional para Macs. Felizmente, esta versão corrigiu alguns bugs tediosos detectados nas versões anteriores, mas ironicamente trouxe alguns novos que podem causar mais de um dor de cabeça aos usuários.

Bugs com backups no macOS 10.15.5

Sistema de arquivos da Apple APFS

Existem várias maneiras de backup de um mac e uma delas é por meio de aplicativos de terceiros, como o Carbon Copy Cloner. Precisamente Mike Boombich, criador desta ferramenta, alertou recentemente que a versão mais recente do macOS tem um bug ao fazer cópias de segurança usando APFS , o sistema de arquivos da Apple. Ele explicou tudo em um artigo detalhado em seu blog pessoal.

De acordo com este relatório, aparece um erro ao agendar backups do computador por meio do já mencionado programa Carbon Copy Cleaner, que é feito por meio de um disco de inicialização. Isso sim, a falha não é detectável a olho nu , já que o processo parece estar aparentemente correto. Foi assim que Boombich explicou:

A chamada de sistema chflags não pode mais definir o sinalizador SF_FIRMLINK em uma pasta em um volume APFS. Em vez de falhar com um código de erro que teríamos detectado, ele falha silenciosamente: sai com um status de sucesso, mas falha silenciosamente ao definir o sinalizador especial. Isso é um bug na implementação de chflags do sistema de arquivos APFS: se uma chamada de sistema não fizer o que você pede, ela deve retornar um código de erro, não um sucesso.

Também foi possível verificar que este bug só está presente nesta versão, pois em macOS 10.15.4 e anteriores o processo pode ser realizado com sucesso. A solução para este problema para os usuários que utilizam esta ferramenta está detalhada no referido artigo Boombich, que você pode acessar na fonte deste artigo.

Problemas ao atualizar o macOS

erro de download do macOS

Outro erro que alguns usuários estão relatando é que alguns Mensagem de erro durante o processo de download do macOS 10.15.5. De fato, nós mesmos pudemos experimentar um problema de conexão na primeira pessoa ao realizar esse processo. No nosso caso, apesar de termos uma boa conexão, conseguimos resolver conectando a outra rede WiFi. O resto das falhas pode ser devido à saturação dos servidores da Apple, então apenas a paciência poderia ser uma solução. No entanto, se ocorrer esse erro, tente reiniciar o Mac e o roteador.

macOS 10.15.6 à vista?

Estamos muito próximos da WWDC 2020, que será realizada virtualmente no dia 22 de junho devido à pandemia do COVID-19. Este evento apresentará novos sistemas operacionais que entrarão em beta até setembro ou outubro. No entanto, durante esse período, também podemos ver algumas atualizações para todos os usuários no que diz respeito aos sistemas atuais.

No macOS não foram detectados mais bugs no momento além do que foi mencionado acima, mas é claro que a empresa terá que fornecer uma solução. Resta saber se essas correções podem ser feitas por algum meio alternativo a uma nova versão do software, mas de qualquer forma, não deve nos surpreender que o macOS 10.15.6 chegue nas próximas semanas.