Com que frequência você deve formatar seu iPhone



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

É muito possível que a dúvida levantada nesta manchete já tenha aparecido para você. Saber com que frequência um iPhone deve ser restaurado é uma questão muito difundida e bastante interessante, pois formatar um dispositivo não é uma tarefa que deve ser feita sem motivo aparente devido ao que significa ao nível de dados e configurações, que são perdidos. Por esse motivo, abordaremos esse tópico neste artigo, tentando resolver essa dúvida e nos aprofundar nas diferentes situações em que isso é recomendado, a fim de cuidar o melhor possível do software do iPhone e do próprio telefone.



Quando o iPhone tem problemas de software

É verdade que o iOS, o sistema operacional do iPhone, é um software muito avançado e com o qual a Apple tenta espremer ao máximo o poder do hardware do iPhone. No entanto, não existe um sistema operacional perfeito e pode haver alguns erros que levam ao mau funcionamento do dispositivo. Pode até haver certas versões que, por algum erro cometido em sua programação, apresentem falhas generalizadas. Uma atualização de software para a versão mais recente geralmente resolve muitos desses problemas, mas se isso não resolver, uma restauração é sempre a melhor ideia. Algumas das falhas de software relacionadas mais comuns são:



reinicialização inesperada do iPhone



  • O iPhone é lento.
  • Os aplicativos não abrem ou fecham inesperadamente.
  • Erros aparecem para atualizar o iOS.
  • Problemas de conexão com a internet.
  • Problemas de cobertura em áreas com bom sinal.
  • Falhas ao emparelhar dispositivos Bluetooth.
  • Reinicializações inesperadas do telefone.
  • Problemas ao salvar um backup com espaço no iCloud.
  • Falhas de sincronização com outros dispositivos.

Deve-se notar que algumas dessas falhas, como as relacionadas à cobertura ou à Internet, podem ser resolvidas simplesmente redefinindo as configurações de rede em Configurações> Geral> Redefinir. Outras falhas podem derivar do hardware, mas se o seu dispositivo não apresenta problemas desse tipo ou você já tentou outras soluções, a mais eficaz sem dúvida é a restauração. E é claro que não são as únicas falhas possíveis, mas as mais comuns como destacamos anteriormente.

Se novas versões 'grandes' do iOS forem lançadas

iOS 13

O cronograma de lançamento de software da Apple passa por várias fases ao longo de um ano. Nos meses de setembro ou outubro, é lançada a versão que chamamos de 'grande'. Por exemplo, iOS 11, iOS 12, iOS 13 e os seguintes. Depois, existem versões intermediárias, como iOS 13.1, iOS 13.2, etc. Também entre os intermediários (desculpe a redundância) versões como iOS 13.1.2 ou iOS 13.1.3 podem ser lançadas, pois são liberadas quando há bugs específicos que precisam ser resolvidos o mais rápido possível.



Bem, sabendo disso podemos dizer que a melhor recomendação para o iPhone funciona sem problemas é restaurar o software com cada versão principal que aparece. Não é cem por cento necessário, como informaremos em outra seção deste artigo, mas ajuda o iPhone a começar uma nova vida de uma certa maneira, sem arrastar possíveis problemas de versões anteriores. Portanto, todo setembro ou outubro seria uma data mais do que ideal para reordenar seu dispositivo.

Com a compra de um novo iPhone

Se você trocar seu iPhone por qualquer outro, seja ele novo, usado, de geração atual ou anterior, é melhor configurar o iPhone como novo sem carregar nenhum backup feito anteriormente. A razão para isso é que o software do seu telefone se adapta precisamente ao modelo de iPhone que você possui e, embora possa ser carregado perfeitamente em outro dispositivo, é muito possível que, a longo prazo, os problemas que possam surgir relacionados a isso tenham sua origem na equipe anterior. Mesmo que você troque um iPhone de um determinado modelo por um idêntico, é recomendável realizar essa ação. Insistimos que os problemas podem não aparecer, mas é uma forma eficaz de evitar que eles apareçam.

configurar novo iphone

Quando aparece a preguiça de deletar dados manualmente

Talvez este seja o motivo mais curioso de todos os expostos neste artigo, pois não há razão aparente para exigir uma restauração se não houver falhas de software ou uma versão pesada do iOS não tiver sido lançada. No entanto, é compreensível que muitas vezes acumulemos tantas informações no telefone que se torne um pouco tedioso ter que excluí-las manualmente. Aplicativos, fotos, eventos do calendário, ajustes feitos, papéis de parede, etc.

Uma forma de acabar com tudo isso é restaurando. No entanto, tenha em mente que alguns dados ainda são mantidos se forem sincronizados com o iCloud . Isso é muito bom porque mesmo restaurando o iPhone você poderá acessar conteúdos como fotos, calendários, notas e muito mais que você havia salvo anteriormente; no entanto, é um pouco contraditório se você também deseja remover tudo isso. Uma maneira de ver o que está sincronizado e o que não está é acessando Configurações> seu nome> iCloud e ative ou desative a caixa para cada um desses dados.

Se você vai vender ou doar o iPhone

Antes de continuar a entregar o seu iPhone, você deve restaurá-lo por vários motivos. A primeira delas é que, dessa forma, você pode eliminar qualquer vestígio de suas informações do telefone, para que a outra pessoa não possa acessar nenhum dado que não corresponda a ela. Por outro lado, você também permitirá que o receptor do iPhone o configure desde o início com seus dados e, a propósito, se for feita uma restauração completa, não terá nenhum problema de software derivado de qualquer erro armazenado no dispositivo .

presente iphone

Algo acontece se você nunca restaurar seu iPhone?

Não há uma resposta clara para esta pergunta. Como regra geral, não há nada de errado em não fazê-lo. Se o seu iPhone não apresentar falhas e você continuar a usá-lo normalmente como no primeiro dia, não se preocupe. Talvez você leia em algum fórum ou outro lugar na internet certos gurus que recomendam fazê-lo regularmente, mas nada está mais longe da verdade. Embora seja recomendável fazê-lo em casos como os expostos neste artigo, nada deve acontecer para não fazê-lo. Na verdade, você sempre estará na hora de formatar seu iPhone no caso de ocorrerem falhas, portanto, não fique obcecado com esse assunto.

Maneira mais recomendada de formatar o iPhone

iPhone e Mac

Se você entrar nas configurações do seu iPhone, encontrará opções para restaurar a partir do próprio dispositivo e visualmente terá a sensação de que o telefone foi completamente formatado. Os dados e configurações são excluídos da mesma maneira e, até certo ponto, pode ser uma opção. No entanto, o que esse método faz é restaurar o software, carregando tudo novo em cima do antigo. É por isso que a maneira real de restaurar completamente um iPhone é através de um computador independentemente de ser um Mac ou um PC com Windows.