Como testar o System 5, 6 e 7 graças ao Mini vMac

sobre o qual falaremos neste artigo. Este foi lançado em 1987 .



A principal novidade do System 5.0 foi a MultiFinder . Isso tornou possível executar vários aplicativos ao mesmo tempo. Mas essa multitarefa foi bastante limitada nesta versão.

Além disso, outra mudança que ocorreu foi na nomenclatura do sistema operacional. Antes desta versão, a versão do sistema operacional era indicada pela versão do próprio sistema operacional e a do Finder. Isso foi alterado nesta versão, que passou a denotá-lo simplesmente por Macintosh System Software 5.





Sistema 6

Esta versão de 1988 não introduziu muitas inovações práticas per se. Considerando que em Sistema 6.0 foi adicionado suporte para novos Macintoshes, incluindo o primeiro laptop da Apple, e melhorias foram feitas no sistema operacional em geral.



Sistema 7 e 7,5

Ao contrário da versão anterior, aqui muda e aparecem mais novidades. Na verdade, esta versão é qualificada como a segunda maior atualização do Macintosh System Software.

A interface gráfica foi alterada nesta versão, mas o gerenciamento de memória RAM também foi otimizado, que agora possui endereços de memória de 32 bits .



Também foram feitas mudanças na forma como a multitarefa foi implementada. Além disso, foi redesenhado Caixote de reciclagem para um formato semelhante ao atual, a partir desse momento não foi mais esvaziado ao desligar ou sair do Finder. Diga também que no System 7.1.2 passou a suportar o processadores de pc de energia .

Como testar o System 5, 6 e 7.5 graças ao Mini vMac

Vamos ao nougat! Isto é o que estávamos esperando. Vamos ver como testar esses sistemas operacionais no Mini vMac:

1. Instale o MinivMac

O primeiro passo de todos é baixe o aplicativo mini vmac para o sistema operacional que estamos usando. Isso é feito a partir Site oficial do Mini vMac onde encontraremos os links necessários. No caso de usar o macOS/OS X, baixe o que diz Macintosh OS X. No caso de usar outro sistema operacional, baixe a versão correspondente e siga os passos de instalação.

se você usar Mac OS , o aplicativo baixado é pronto para usar . Não teremos que fazer mais nada. Basta abri-lo.

2. Baixe uma ROM

O segundo passo é baixar uma ROM que o Mini vMac possa rodar fingindo ser um Macintosh.

Com um pouco de pesquisa você pode encontrar uma rom do Macintosh Plus. Embora, se desejar, você pode extraí-lo de um Macintosh , com as etapas explicadas lá. Isso seria ótimo, mas nem todos nós temos um Macintosh em casa.

Para facilitar, enviei um arquivo compactado com tudo o necessário . Você pode usar a ROM desse arquivo se não conseguir outra. Este arquivo deve ser chamado vMac.ROM e deve estar no mesma pasta do que o aplicativo baixado.

3. Baixe uma imagem de um software de sistema Macintosh

A terceira etapa consiste em baixar imagem do sistema operacional o que queremos experimentar.

Essas imagens podem ser encontradas no site oficial da maçã . Embora, por algum motivo, alguns dos links para algumas versões específicas estejam inativos ou tenham sido alterados. No site vMac Mini podem ser encontradas as duas imagens do System 6. Em seguida, extraímos essas duas imagens usando o Stuffit, um aplicativo da época que felizmente ainda existe.

Para fazer o trabalho mais fácil aos que assim o desejarem, em dito arquivo ZIP mencionado acima eu adicionei várias imagens. Entre eles estão o System 5, System 6 e uma versão especial do System 7.5 para uso com vMac.

4. Vamos jogar!

Já temos tudo pronto! Agora é só nos divertirmos com isso. Assim que tivermos o aplicativo e a ROM na mesma pasta e com o nome indicado, abrimos o aplicativo . Uma vez feito, veremos um disquete com um ponto de interrogação. Nesse momento vamos arrastar nossa imagem para a janela do MinivMac.

E pronto! Ele começará a carregar o sistema operacional que escolhemos.

conclusão

Como podemos ver, esta é uma aplicação bastante curiosa. Para aqueles de nós que não tiveram um Macintosh , nos ajudará a aprender como funcionava Software de sistema e como foi sua evolução. Para aqueles que possuem um Macintosh, isso os ajudará a lembrar do antigo.

O que você acha deste artigo? Você gosta dos artigos desta dinâmica? Você gosta semana que vem vamos trazer um mas com Mac OS 9?