Adicione e use várias contas de e-mail ao mesmo tempo no Mac

Mail é o aplicativo nativo da Apple para gerenciar e-mails e está disponível em vários sistemas, incluindo macOS. Existem outras alternativas para isso, mas se essa é a que você gosta e com a qual você gerencia seus e-mails com mais conforto, será útil conhecer alguns aspectos dela. Neste post, mostramos como adicionar gerenciar várias contas de e-mail a partir deste único aplicativo.

Configurando o Mail pela primeira vez

Se você restaurou seu Mac recentemente ou esta é a primeira vez que abre o aplicativo Mail, você verá que não há uma conta associada para gerenciar e-mails. Os passos de configuração a seguir são muito fáceis e intuitivos, conforme explicamos abaixo:

adicionar conta de e-mail

• Abra o aplicativo Mail.
  • Selecione os provedor de sua conta . Há suporte para iCloud, Outlook, Google, Yahoo, Aol e até outras contas, adicionando o servidor automaticamente. Se esta opção não aparecer primeiro, você deve ir ao menu superior e clicar em Mail>Add Account.
  • Introduzir o dados relacionados à sua conta , como nome e senha. É possível que para realizar este processo o Safari seja obrigado a autenticá-lo no site do provedor.
  • Você pode escolher se quer ou não sincronizar contatos, calendários e notas do seu ID Apple com essa conta de e-mail.

Feito isso, você terá sua conta associada ao Mail e poderá gerenciar todos os seus e-mails a partir deste aplicativo.

Adicionar nova conta ao Mail

Se você já tiver uma conta adicionada ao Mail, poderá adicionar mais. Isso é útil se, por exemplo, você quiser ter os e-mails da sua conta pessoal e os da sua conta de trabalho na mesma caixa de entrada. O processo é semelhante a adicionar uma conta pela primeira vez, seguindo estas etapas:

• Abra o aplicativo Mail.
  • Vá para a barra superior e vá para Correio>Adicionar conta.
  • Selecione os provedor de sua conta . Novamente, você tem vários provedores disponíveis para selecionar.
  • Introduzir o detalhes da sua conta como nome e senha e conclua as etapas pelo navegador, se necessário, durante o processo.
  • Escolha se quer ou não sincronizar contatos, calendários e notas.

Gestão de várias contas ao mesmo tempo

Depois de adicionar uma nova conta, você poderá verificar como todos os e-mails recebidos, enviados, excluídos e rascunhos são sincronizados. Estes serão geridos a partir da mesma interface sem ter que alternar entre eles, como se fosse uma única conta de e-mail. Claro, agora você deve levar em consideração de qual e-mail você está enviando os e-mails para não se confundir e enviá-lo de outra conta.

Parar de receber e-mails temporariamente

Suponha que em seu aplicativo Mail você gerencie sua conta de e-mail pessoal e sua conta de trabalho. Entendemos que em dias de folga ou férias você pode não querer estar ciente de sua conta de trabalho, então existe uma opção em que você pode excluir uma conta apenas temporariamente. Obviamente isso é válido para muitos casos, não apenas para o mostrado no exemplo. Os passos a seguir para isso são os seguintes:

Excluir e-mail do Mac temporariamente

• Abra o aplicativo Mail no seu Mac.
  • No menu de ferramentas superior, clique em Mail.
  • Agora vá para Contas.
  • Escolha a conta que você deseja desativar temporariamente.
  • Desmarque a caixa de correio à direita.

Depois de fazer isso, você não receberá mais e-mails por meio dessa conta, embora também não possa enviá-los. O bom dessa desativação é que você poderá reativar a conta seguindo as mesmas etapas e não precisará inserir novamente suas credenciais, como acontece quando você exclui completamente uma conta do Mail, o que explicaremos na próxima seção .

Excluir uma conta no Mail

Se você deseja remover completamente uma ou mais contas do aplicativo Mail no Mac, pode fazê-lo desta forma:

remover conta de email mac

• Abra o aplicativo Mail.
  • Vá para a barra superior e vá para Correio>Preferências.
  • Vá para a aba Contas.
  • Toque na conta que você deseja excluir.
  • Exclua a conta pressionando o botão menos (-).

Deve-se notar que, se você tiver sua conta sincronizada com as Chaves do iCloud, deverá excluí-la das Contas da Internet nas Preferências do sistema. No entanto, você terá a possibilidade de se redirecionar para esta seção a partir de uma janela pop-up que aparecerá quando você tentar excluí-la do aplicativo Mail.