Instale o Mac OS 9 em uma máquina virtual com SheepShaver

, uma versão do Finder para usuários menos avançados.



Mac OS 9

Esta era uma versão ponte. Foi a última versão da série Mac OS Classic e a anterior ao Mac OS X (agora conhecido como macOS), onde ocorreu a maior mudança.



Uma das mudanças mais visíveis foi a adição de um pequena barra na parte inferior que pode ser contratado. Muitas pessoas podem confundir essa barra com o Dock dos sistemas operacionais atuais, mas apesar de parecer semelhante, a funcionalidade era totalmente diferente. Nesta pequena barra temos controles como volume, dispositivos externos e outras opções de configuração.



O foco deste Mac OS 9 foi centrado em Internet . Além disso, a integração adicional com iTools , um serviço que evoluiria para o que conhecemos hoje como iCloud. Além disso, também incluiu uma versão muito simplificada do multi usuário . Além disso, em versões futuras, uma ferramenta de gravação de disco óptico foi incluída nativamente.



Como testar o Mac OS 9 graças ao SheepShaver

Vamos ao nougat. Vamos ver como podemos fazer para testar esse sistema operacional antigo de uma forma simples.



1. Descargar SheepShaver

O primeiro passo será baixe o aplicativo que usaremos para emular o antigo Mac. Este aplicativo não pode ser baixado da Mac App Store ou de algum tipo de site oficial. O mais oficial e, portanto, o melhor lugar para baixar, é o fórum Emaculation. neste tópico , você pode encontrar o link de download mais recente.

Uma vez baixado, vamos descompactar o arquivo ZIP e vamos salvá-lo em algum lugar do nosso Mac, como a pasta Aplicativos, Documentos ou Desktop. Podemos alterar o nome da pasta, mas o recomendado é deixá-la dentro dela.

2. Baixe uma ROM

Semelhante ao artigo do Mini vMac, aqui também precisaremos baixar uma ROM. Será isso que fará o SheepShaver se comportar como um Mac com processador PowerPC.

E de onde podemos baixe essa rom ? Embora possamos extraí-lo de um Mac original (graças ao Basilisk II), o mais simples é baixe a rom de internet.

3. Baixe o disco de instalação do Mac OS 8 ou Mac OS 9

Finalmente, ainda há mais uma coisa para baixar.

Baixar a ferramenta e a ROM não faz sentido se não baixarmos o i imagem de disco Isso nos permitirá instalar o sistema operacional . O procedimento que seguiremos neste artigo é compatível com Mac OS 8 e Mac OS 9, embora sigamos o processo de instalação deste último como exemplo.

E como obtemos a imagem do disco de instalação? Do site de WinWorld podemos encontrar uma ampla biblioteca de software antigo. Entre eles temos, por exemplo, Mac OS 9 . E qual dos arquivos eu baixo? O que nos interessa é o ISO , que é aquele que contém uma cópia do disco de instalação.

4. Preparando tudo

Antes de tudo, o que devemos fazer é localizar a pasta onde temos SheepShaver (que baixamos na etapa 1). Lá devemos salvar a ROM (baixada no passo 2) com o nome de ROM do Mac OS . Além disso, por conveniência, também podemos salvar a imagem ISO do Mac OS que baixamos na etapa anterior.

Mas, o que você precisa fazer é modificar o bloqueio desse arquivo para que ele não possa ser gravado. Isso é necessário para que o Mac virtualizado pense que o disco é original, já que o CD original está protegido contra gravação. E como podemos protegê-lo contra gravação? O mais simples é clicar com o botão direito em nosso ISO , e dando Obter informação . Lá, marcaremos a caixa de bloqueado .

5. Configurando o SheepShaver

Agora sim. Já temos tudo pronto.

O que faremos agora é abrir o aplicativo SheepShaver. A seguir, voltaremos a SheepShaver > Preferências no menu superior. Lá teremos que fazer várias mudanças.

Em primeiro lugar vamos criar uma nova imagem de disco . Este é o que servirá como disco rígido em nossa máquina virtual. Para fazer isso, tudo o que você precisa fazer é clicar em Criar, selecionar o local (salvei na mesma pasta do SheepShaver) e um tamanho. E qual tamanho eu escolho? Algo entre 512 e 2048 MB.

Podemos então alterar a quantidade de memória RAM , por exemplo, para 512 MB. Além disso, também devemos verificar se a ROM está configurada corretamente.

Mais tarde vamos incluir o arquivo ISO que baixamos na etapa 3 para a lista de volumes. Para isso vamos usar o botão Adicionar . Assim, o disco de instalação do Mac OS aparecerá montado e podemos instalá-lo. No final do processo de instalação, podemos removê-lo com Remove.

Mais tarde, continuaremos a configurar corretamente o áudio e o vídeo. Para isso, vamos replicar esta configuração :

Finalmente, vamos definir mais algumas configurações, que devem ser replicar esta configuração para que funcione corretamente. Entre eles temos aqueles relacionados ao teclado, onde devemos indicar, se não aparecer por padrão, o arquivo de códigos de teclas que baixamos juntos na seção 1.

6. Instalação do Mac OS

Agora podemos prosseguir com a instalação do Mac OS 8 ou Mac OS 9. Para fazer isso, vamos reiniciar a máquina virtual e deve carregar o instalador do ISO que escolhemos.

A seguir, devemos colocar um nome para disco onde queremos instalar o Mac OS Classic.

Uma vez feito isso, ele carregará o sistema operacional a partir do CD. Para instalá-lo no disco da máquina virtual, devemos execute o instalador .

Desta forma, podemos iniciar o processo de instalação do sistema operacional. Há pouco a falar sobre o processo, pois é bastante simples. Apenas algumas pequenas menções. Quando você chegar a esta janela, antes de clicar em Select, você deve clicar Opções .

Aí, na opção Kits de idiomas , selecionaremos a opção de idiomas da Europa Central.

Mais tarde nós reiniciaremos o sistema operacional (em Especial > Reiniciar). Ao retornar, o assistente de configuração aparecerá.

E é isso! Após seguir estes passos teremos tudo pronto.

conclusão

Como podemos ver, SheepShaver nos permite relembrar os velhos tempos experimentando esses sistemas operacionais antigos. A máquina virtual é totalmente funcional, exceto conexão com a internet que no meu caso não consegui configurar (não sei se é problema meu ou da ferramenta). pode ser emulado para virtualize janelas no mac com um aplicativo .

O que você acha? Qual é a próxima coisa que você quer que ensinemos a fazer?