Libere memória RAM no seu Mac para que ele funcione melhor

Macs são um produto que geralmente funciona muito bem, no entanto, o uso indevido ou a ignorância de certos truques às vezes faz com que o computador fique lento, então neste post queremos mostrar algumas dicas que você pode tirar para liberar a memória RAM do seu Mac e tornar ele corre mais rápido.

O que é RAM e como isso afeta o desempenho do seu Mac?

Antes de tudo, você precisa saber o que é memória RAM, para que, dessa forma, você entenda o motivo pelo qual as ações que expomos neste post são realizadas para fazer o Mac funcionar mais rápido. A memória RAM é o armazenamento usado pelo computador para as tarefas e processos que estão sendo executados ou sendo realizados naquele momento, pois uma de suas principais características é a velocidade. O computador armazena temporariamente na memória RAM todos os dados dos programas que você está usando naquele momento.

iMac

Portanto, quanto mais RAM o seu Mac tiver, primeiro, mais programas você poderá usar simultaneamente em seu computador, ou também programas mais exigentes e, segundo, mais suave será o funcionamento do computador. Estas são as duas principais maneiras pelas quais a RAM afeta o desempenho do seu computador Apple.

Veja quanta RAM seu Mac está usando

Antes de começar com as ações a serem realizadas para liberar memória RAM, é interessante que você possa saber a todo momento quanta RAM seu computador está consumindo para que você também possa tomar a decisão ou não de realizar medidas corretivas. Para isso, o Mac possui uma ferramenta nativa que lhe fornecerá essas informações, chama-se Activity Monitor. Siga as etapas abaixo para descobrir quanta RAM seu Mac está consumindo atualmente.

1. Abra o aplicativo Monitor de Atividade.
  2. Vá para a guia Memória.
  3. Na coluna de memória, você encontrará quais aplicativos estão consumindo mais memória no momento.
  4. Na parte inferior do aplicativo, você encontrará mais dados globais, como a quantidade total de memória do seu Mac e a memória que você está consumindo no momento.

rastreador de atividades

Libere memória RAM no seu computador com estes passos simples

Reinicie o dispositivo

Reiniciar o dispositivo é um dos processos a serem executados para corrigir muitos problemas, neste caso, funciona porque quando reiniciamos o Mac, todos os processos e aplicativos que estavam em execução são fechados e, portanto, ao reiniciar o computador, a memória RAM será ser praticamente grátis. Portanto, se você não tem o hábito de desligar ou reiniciar o computador, recomendamos que faça isso de vez em quando para deixar o Mac mais rápido.

feche os aplicativos

Se, ao usar seu Mac, você perceber que ele começa a desacelerar ou que é difícil realizar ações diárias que em condições normais não apresentariam nenhum problema, recomendamos que você identifique quais aplicativos estão usando o aplicativo Activity Monitor . eles estão consumindo mais memória RAM e, caso você não os esteja usando, feche-os para que o computador possa trabalhar com mais fluidez e rapidez. Nesse aspecto, recomendamos que você abra única e exclusivamente os aplicativos que estiver usando naquele momento.

Mantenha seu Mac atualizado

Atualização de software

Manter seu Mac atualizado para a versão mais recente do macOS é uma das coisas que manterá seu Mac funcionando da melhor maneira possível. Talvez os problemas de RAM que você está enfrentando no seu Mac ou que possa ter no futuro tenham origem no sistema operacional do seu Mac, portanto, mantê-lo atualizado garantirá que, na maioria dos casos, você elimine os possíveis problemas que podem afetar o Memória RAM do seu computador Apple. Para saber se você tem uma atualização de software pendente, basta acessar as Preferências do Sistema, clicar em Atualização de Software e aparecerá se você precisa ou não instalar uma nova versão do macOS.

Use esses aplicativos para liberar RAM

CleanMyMac X

Este programa ou aplicativo é um dos melhores aliados que você pode ter para manter seu Mac em boa saúde. Entre todas as funções que oferece, uma delas irá notificá-lo quando o seu Mac estiver sem memória RAM, momento em que você pode usar sua ferramenta para liberar memória. Além disso, através do acesso direto que você tem na barra de ferramentas superior, você também poderá saber o status de sua memória RAM em todos os momentos e, simplesmente clicando em liberar, realizará uma série de processos que liberarão memória RAM de seu computador.

Limpar meu Mac X

Dr Cleaner

Dr Cleaner é outro dos programas ou aplicativos mais famosos para manter seu Mac em boa saúde. Entre as funções que oferece está a de liberar memória RAM. Além disso, da mesma forma que CleanMyMac X, Dr Cleaner também mostrará em seu acesso direto a quantidade de RAM que você está consumindo em cada momento do dia.

Falhas de RAM mais comuns no Mac

Existem alguns sintomas que seu computador pode apresentar que indicam que a memória RAM está ficando sem espaço, além disso, esses sintomas são facilmente identificáveis. Um dos mais comuns é que o aplicativo com o qual você está trabalhando fecha inesperadamente porque o seu Mac não tem RAM suficiente para realizar os processos que o próprio aplicativo precisa. Outro sintoma claro de falta de memória RAM é a desaceleração de todo o sistema. Um desligamento repentino do seu Mac também pode ser causado por falta de RAM. Um sinal característico que quase todos os usuários de Mac certamente experimentaram é o aparecimento da famosa bola de praia giratória no cursor, este é outro sinal claro de que seu Mac não possui RAM suficiente.