O que você deve saber sobre o eSIM de um iPad

O iPad é uma equipe projetada para trabalhar em movimento, graças à sua portabilidade e aos acessórios incluídos. O único problema que pode ser encontrado é a conexão com a Internet que pode ser instável ou simplesmente inexistente, pois não há rede Wi-Fi pública. Nestes, é melhor configurar um eSIM para ter sempre conectividade. Neste artigo, tudo o que você precisa saber sobre essa tecnologia.

Qual é a tecnologia eSIM do iPad

Para ter dados móveis estamos sempre acostumados a ter que inserir um cartão SIM no iPhone. Trata-se simplesmente de um pedaço de papelão com um chip que contém todos os dados necessários para acessar o serviço de internet e voz contratado. Este modelo está completamente condenado a morrer, já que a Apple implementa o eSIM em seus iPads. É basicamente um cartão SIM digital que permite ativar um plano de dados móveis sem ter que usar um SIM físico.

É muito confortável usar essa tecnologia já que a contratação e instalação é feita online. Também é muito fácil transferir para outro operador, pois você não precisará esperar que eles enviem um cartão físico. Com alguns toques simples, você pode desvincular um serviço e conectar outro. Também permite integrar planos de dados locais quando você for viajar para outra parte do mundo e não quiser consumir os dados da sua tarifa que podem custar um preço alto. Esta é sem dúvida a tecnologia do futuro que lhe permite ter sempre o seu iPad com Internet para trabalhar a partir de uma cafetaria ou de um parque sem problemas e com total segurança pois não depende de redes públicas.

iPads compatíveis com eSIM

Nem todos os dispositivos iPad suportam esta tecnologia. A primeira coisa que você deve saber é que, ao fazer uma compra, você terá a possibilidade de adquirir um iPad apenas com conexão WiFi ou também com LTE. Neste segundo caso, o preço pode ser cerca de € 100 mais caro, mas o eSIM ou o slot tradicional serão integrados dependendo do dispositivo. Obviamente o eSIM é algo bastante recente, por isso apenas os modelos mais recentes têm a possibilidade de integrar esta tecnologia. Especificamente, eles são os seguintes:

• iPad Pro de 12,9 polegadas (3ª geração e posterior)
  • iPad Pro de 11 polegadas
  • iPad Air (3ª e 4ª geração)
  • iPad (7ª e 8ª geração)
  • iPad mini (5ª geração)

Teclado mágico do iPad Pro

A configuração pode ser realizada em qualquer um desses iPads, exceto nos modelos vendidos na China, que são proibidos nesse sentido.

Contratação e operadores disponíveis

Infelizmente, nem todas as operadoras de telefonia têm a opção de contratar um plano virtual de dados móveis. Mas pelo menos os mais importantes têm isso. Para fazer o contrato você deve entrar em contato com um deles e perguntar as condições e o preço que terá, pois varia. É possível que eles o obriguem a ter algum serviço extra contratado, como número de celular ou internet residencial. Na maioria dos casos não oferecem um serviço independente e estável. No caso da Espanha, os operadores que oferecem o serviço são os seguintes:

• MásMovil.
  • Movistar.
  • Laranja.
  • Pepefone.
  • Truephone.
  • Vodafone.
  • Yoigo.

Configurar eSIM

A configuração do eSIM é um processo relativamente simples, muito semelhante aos passos que devem ser feitos no caso de um iPhone. Obviamente você deve primeiro saber se está em um país com operadoras compatíveis e seguir os seguintes passos para a configuração:

• Vá para as configurações.
  • Vá para a seção 'Dados móveis' no início do lado esquerdo.
  • Se você deseja configurar um primeiro plano de dados, selecione a operadora e siga as instruções na tela.
  • Para adicionar um plano extra, basta clicar em 'Adicionar um novo plano'.
  • Caso sua operadora tenha fornecido um código QR ao contratar o serviço virtual de dados móveis, clique em 'Outros'. Digitalize o código QR com a câmera do iPad e insira o código de confirmação que você receberá de sua operadora.

QR IPAD

Você deve ter notado que diferentes eSIMs podem ser armazenados no iPad. A única limitação imposta neste caso é que apenas um pode ser usado por vez. Ou seja, em Configurações > Dados móveis você pode variar o plano de dados que deseja usar, algo útil se você viaja com frequência entre vários países.