Quando o Universal Control chegará ao macOS Monterey?

O Controle Universal é a funcionalidade que permitirá ao Mac e ao iPad unificar os acessórios. Com ele, você pode usar o mouse e o teclado do computador para operar o tablet como se fosse um segundo monitor, mas sem deixar de estar no iPadOS como é o caso da função Sidecar. Foi apresentado como um dos o que há de novo no macOS 12 Monterey , mas... Não há vestígios dela. Por que está atrasado? Será que finalmente virá? Nós o analisamos.

Houve alguma dica nos primeiros betas

No mesmo dia da apresentação deste e dos demais sistemas operacionais da Apple, a empresa publicou os primeiros betas para desenvolvedores. Nessa ocasião não apareceu esta funcionalidade de Universal Control, embora em versões posteriores houvesse alguma referência que permitisse que fosse forçada, embora sem muito sucesso. O fato é que a versão final do macOS Monterey, que acabou sendo 12.0.1 e não 12.0, veio sem essa funcionalidade.

Todos os olhos estavam então no macOS 12.1 beta que foi lançado há quase um mês, tendo o terceiro desde esta semana. Mas foi como um jarro de água fria, pois em nenhuma dessas três versões essa funcionalidade foi integrada e da Apple fique em silêncio sobre quando estará disponível. E é que, exceto por surpresa, no dia em que o macOS 12.1 for lançado ao público, o Universal Control também não estará lá.

controle universal mac ipad

Por que demora tanto tempo?

Não é a primeira vez que a Apple anuncia uma novidade de sistema operacional e que não chega em suas primeiras versões. De fato, no iOS 15 encontramos um bom exemplo com o SharePlay, que não foi integrado até o iOS 15.1. Agora, o fato de ter sido apresentado com grande alarde e ainda nenhuma indicação de sua aparência ter sido dada novamente preocupa muitos usuários.

Embora não possamos confirmar, seria excessivamente raro que essa funcionalidade não chegasse finalmente. Portanto, é previsível que acabe no início de 2022 com o macOS 12.2 ou uma versão semelhante, uma vez que pode ser descartado que ele realmente não se integre ao 12.1 no último minuto. As razões pelas quais não foi implementado ainda não são conhecidas, mas é evidente que é inconvenientes que surgiram durante o desenvolvimento.

Apesar de parecer muito bom na demonstração feita por Carl Federighi na WWDC 2021, parece que o Universal Control não funcionou muito bem e estava esperando alguns ajustes. Não sabemos os prazos estabelecidos internamente para isso e qual é o problema exato que eles estão encontrando, mas algo importante deve ser para que seja tão demorado.

Para a empresa está sendo uma dor de cabeça e para os usuários entusiasmados, um longo tempo de espera com impaciência. E diante da situação que parece se prolongar, essa angústia continuará, por isso continuaremos atentos a futuros betas e vazamentos que podem esclarecer um pouco mais quando finalmente veremos o Universal Control em Macs.

Você pode ver a demonstração feita pela Apple sobre esta função no minuto 1:22:24 do vídeo a seguir: