As vendas do MacBook são relançadas em 2020

O setor de informática não vive seu melhor momento com vendas que não tiveram crescimento nos últimos trimestres. Isso é algo que acabou mudando no ano de 2020 por sofrer um crescimento global de 11% , e aqui a Apple teve muito o que fazer, como indicam os dados mais recentes, em parte graças a equipes como o MacBook Air e MacBook Pro com M1 .

O MacBook retoma seu crescimento em 2020

Os MacBooks sofreram uma estagnação bastante significativa nos últimos anos como resultado das vendas do iPad. 2020 finalmente mudou isso, pois a indústria Mac cresceu novamente, especificamente 11% em todos os trimestres fiscais. Com 22,5 milhões de aparelhos vendidos Apple ocupa o quarto lugar com uma quota de mercado de 7,6%. Isso contrasta com pouco mais de 19 milhões de unidades que foram enviadas no ano passado, 2019, com uma participação de mercado de 7,2%.

vendas mac 2020

Este crescimento pode, sem dúvida, responder à pandemia e à necessidade de os utilizadores terem uma equipa poderosa para trabalhar a partir de casa. Embora o iPad também tenha desempenhado um papel preponderante nestas sessões de teletrabalho, o computador também fez parte do bolo. Obviamente a chegada de novos equipamentos, principalmente no final do ano com um novo processador, também fez com que muitos usuários renovassem seu computador antigo com um processador Intel.

Apple não consegue subir no ranking de marcas

De Canalys PC Analysis eles publicaram uma tabela com os dados coletados em janeiro de 2021. Nela você pode ver o ranking de todas as marcas e vendas em geral. Para nos dar uma ideia, a Apple em 2019 ficou em quarto lugar e em 2020 também se manteve em quarto lugar sem conseguir bater o resto das marcas. Da mesma forma, o crescimento tem sido bastante bom, como comentamos anteriormente sobre o 16,6%. Acima da Apple, estão outras marcas concorrentes, como a Lenovo, que lidera o ranking com 24,5% de market share, a HP em segundo lugar com 22,8% de share e a Dell em terceiro lugar com 16,9%.

Ranking de vendas do Mac 2020

Obviamente a Apple está longe de superá-los como visto nas quotas de mercado já que há mais ou menos 10 pontos de diferença com a Dell. Isso é algo totalmente esperado por todos, já que os laptops da Apple são destinados a um público específico, principalmente profissional. Os preços que a Apple tem em seu catálogo não são muito atrativos para o usuário básico que pode optar por outra marca mais barata ou simplesmente por um tablet.

Em 2021, espera-se que o mercado seja muito mais competitivo, pois a indústria está se movendo para as novas necessidades que estão surgindo entre os usuários. Teremos que analisar se a Apple continua mantendo esse quarto lugar ou está finalmente à frente da Acer, que tem maior crescimento em 2020 e pode acabar caçando a empresa da Big Apple em 2021.