O iPhone 14 será mais rápido? O que se espera do seu 5G

Que o novo iPhone 14 seja apresentado em setembro não nos impede de saber algumas coisas meses antes. Com mais ou menos sabedoria, nestes primeiros meses do ano são normalmente filtrados aspectos relevantes dos mesmos, como o seu design ou características específicas ao nível do desempenho ou da conectividade. Precisamente do tecnologia 5G Algumas coisas já são conhecidas, embora ainda não possam ser confirmadas.

E não é uma questão trivial justamente a dessa conectividade. É verdade que as infraestruturas que estão disponíveis ainda são muito escassas e o 4G continua a reinar, mas as diferenças de velocidade deste com o 5G são enormes e poder ter um smartphone já preparado para o futuro é sempre algo a ter em conta. A menos que você seja um daqueles que renova seu iPhone todos os anos.

Modem próprio da Apple vai demorar mais para chegar

Que o iPhone 11 não trouxesse conectividade 5G era um jarro de água fria, porque toda a concorrência já estava implementando e a Apple estava atrasada ao implementá-lo finalmente no iPhone 12. No entanto, teve sua justa causa, já que a empresa viveu naquele ano em uma batalha implacável com a Qualcomm. E é que estar em litígio com o principal provedor de modem 5G do mundo não era exatamente um fato sem consequências.

Apple e Qualcomm

A Apple e a Qualcomm finalmente chegaram a um acordo em 2019 que permitiu à empresa implementar seus chips 5G no iPhone 12 e iPhone 13. Além disso, sabe-se que a empresa liderada por Tim Cook vem tentando desenvolver há algum tempo. seus próprios chips para não apenas controlar todo o processo de fabricação e fornecimento, mas também para proporcionar uma melhor integração em seus próprios dispositivos.

E embora não se saiba em que estágio exato de desenvolvimento a Apple está com esses modems, alguns analistas apontaram que é um processo que ainda levará tempo para ser concluído. Portanto, apesar de não terem prazos definidos, não estariam prontos este ano e, portanto, O iPhone 14 continuaria com chips da Qualcomm como suas duas gerações antecessoras já têm.

As antenas mmWave alcançarão o mundo inteiro?

o Tecnologia iPhone 5G Ele teve muito destaque durante a apresentação do '12', mas apesar disso, a Apple limitou a conectividade desses aparelhos vendidos fora dos Estados Unidos. E é só nesse país que as antenas foram integradas mmWave que, em linhas gerais, são os que possibilitam uma conexão de internet melhor e mais rápida com dados móveis.

Já no período que antecedeu o iPhone 13, especulava-se que essas antenas não seriam mais exclusivas do país norte-americano, mas também seriam estendidas a outros territórios. Isso não aconteceu. É por isso que agora é alto novamente que, desta vez sim, os novos iPhones incorporam essas antenas independentemente do país em que são comercializados, mas parece complicado novamente.

mmWave iPhone 12

Embora seja verdade que esta previsão de que no futuro pode haver uma boa infraestrutura já seja um motivo convincente para integrar um modem 5G nos dispositivos, parece que ainda é levado em consideração e eles preferem não vender recursos que não ser usado mais tarde. E é que em países como a Espanha ainda não há equipamento que permita aproveitar as conexões com banda ultralarga.

Então, por meio de conclusão , podemos dizer que não são esperadas grandes mudanças nesse sentido. Se a implementação da tecnologia 4G já levou muitos anos e mesmo em alguns lugares ainda está pendente, o 5G pretende durar ainda mais. De qualquer forma, continuaremos monitorando possíveis vazamentos nos quais esse assunto é discutido.