Você sabia que existe um iPhone com Android e não é da Apple?

A associação da marca iPhone com a Apple é automática dado o enorme sucesso destes dispositivos após 13 anos no mercado. No entanto, é possível que você não saiba que quase uma década antes de Steve Jobs apresentar o iPhone original, uma marca semelhante havia sido registrada no Brasil, que também não a usava até que a empresa da maçã já tivesse lançado vários terminais. Lembramos esse fato em relação a uma ação recente movida contra californianos por esse nome comercial.

iPhone gradiente, a marca que a Apple ofuscou

A história de Processos da Apple contra a Samsung e outros rivais em detrimento de patentes previamente registradas por eles. No entanto, não é tão comum encontrar ações judiciais reversas. A empresa brasileira IGB Eletrônica entrou com uma ação há algum tempo contra a empresa agora liderada por Tim Cook por causa do nome do iPhone e isso foi recentemente aceito pela Justiça.

Para entender a origem da polêmica entre IBG e Apple, devemos voltar ao ano 2000. Foi neste ano que a empresa brasileira registrou o iphone G Gradiente no registro relevante de seu país com o firme objetivo de lançar um telefone com este nome. . Demorou 8 anos para que este nome fosse aprovado, mas nessa altura o primeiro iPhone já tinha sido lançado pela Apple e o modelo 3G já estava a caminho, pelo que a nível comercial esta marca já estava associada à empresa americana. Desde a IBG, eles não tiveram problemas em lançar seu próprio telefone com esse nome vários anos depois, em 2012.

G gradiente iphone

O iPhone Gradient G lançado em 2012 tinha diferenças mais do que notáveis ​​com o iPhone da Apple, mesmo tendo o Android como sistema operacional, mas isso não foi suficiente para os californianos se contentarem com ele. A empresa decidiu entrar com uma ação no registro brasileiro para que a IBG retire seu telefone ou mude seu nome, alegando que apesar de ter a patente em seu nome, eles não o usaram até que a Apple lançou seu telefone. Finalmente essa demanda foi aceita e a empresa do iphone G Gradient teve que retirar seu produto.

Agora, com o novo apelo do IBG, nos encontramos diante de um panorama incerto e um tanto contraditório. É complexo determinar qual das duas partes está certa neste caso. Apesar de tê-lo registrado anos antes, o iPhone Gradient G não era patenteado quando a Apple lançou o iPhone em 2007 e nesse sentido eles não teriam nenhuma culpa. Diante disso, não se entende que o registro brasileiro de marcas tenha concedido o nome ao IBG um ano depois. Seja como for, não parece que a Apple esteja muito preocupada, já que a empresa carioca dificilmente atua em um território e é pouco conhecida. Permaneceremos atentos a qualquer informação a esse respeito, embora o veredicto possa levar anos para ser divulgado.