Mensagem de segurança controversa do Gmail no iOS, é insegura para o seu iPhone?



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Há muitos aplicativos de e-mail para iPhone alternativas ao Apple nativo, sendo o Gmail um dos mais populares. O serviço de e-mail do Google agora é notícia devido a uma mensagem de alerta que apareceu no aplicativo iOS alertando sobre sua segurança. Muitos usuários que tentaram fazer login pela primeira vez relataram isso. O aplicativo tem algum tipo de vulnerabilidade de segurança? É seguro usar o Gmail no iOS? Resolvemos essas dúvidas e explicamos o motivo deste alerta.



O Gmail não recebe uma atualização há muito tempo

Embora este aplicativo não possa ser classificado como obsoleto, a verdade é que ele não recebe uma atualização desde 1º de dezembro. Mais de dois meses sem receber novas melhorias em um app tão popular é estranho, já que outros apps semelhantes costumam enviar pelo menos 1 ou 2 atualizações por mês para usuários de iOS. O fato de o Google ter decidido não atualizar o aplicativo pode estar relacionado ao novos avisos de privacidade do iOS 14 , que desde a versão 14.4 exige que os desenvolvedores adicionem uma série de rótulos à App Store nos quais notificam o usuário sobre as permissões que o aplicativo exigirá. De fato, esta função está no centro da polêmica entre Facebook e Apple há semanas, já que a empresa liderada por Mark Zuckerberg acusa os de Cupertino de querer atuar como monopólio com funções como essas, dando a entender ao usuário que sua os aplicativos observam pouco a privacidade.



Mensagem de alerta de segurança do Gmail para iOS O Gmail não é um aplicativo inseguro e o fato de usá-lo como tal não colocaria seu iPhone em risco. No entanto, uma mensagem apareceu no aplicativo avisando que eles não tinham o recursos de segurança mais recentes , em referência aos rótulos de privacidade acima mencionados impostos pela Apple. No exato momento em que os desenvolvedores lançarem uma atualização, eles serão forçados a adicionar essas tags e, embora tenham chegado ao ponto de afirmar que seria lançado no início de janeiro, podemos ver que eles não cumpriram sua promessa. Parece que a empresa de Mountain View ainda está relutante, esperando para ver o que acontece com essa funcionalidade à luz do que aconteceu com o Facebook.



A mensagem pode não aparecer mais

Conforme relatado de MacRumors O Google removeu esse aviso de seu aplicativo por causa da confusão que estava causando. Isso não significa que o aplicativo já tenha esses rótulos de privacidade e nem tenha recebido uma atualização. A mudança foi feita internamente por meio dos próprios servidores do Gmail. Insistimos em enfatizar que o fato de não ter recebido nenhuma atualização não o torna inseguro, mas provavelmente é um dos casos mais conhecidos de aplicativos para os quais hoje você não pode verificar as permissões de privacidade que serão solicitadas no iPhone e iPad. Veremos se essa atualização anunciada será lançada nas próximas semanas, e esse assunto já pode ser resolvido.