Transferir fotos ou vídeos da sua câmera reflex para o iPad é muito fácil

Os esforços da Apple para tornar o iPad o computador básico para a gama Mac estão surtindo efeito gradualmente, já que muitos usuários todos os dias optam por adquirir um iPad em vez de comprar um Mac. Isso se deve ao fato de que a maioria das ações que você fazer em um Mac agora você pode fazê-los da mesma forma ou de maneira muito semelhante no iPad, um deles é o fato de poder conectar sua câmera ao iPad para transferir arquivos, embora isso possa variar dependendo do seu iPad. Contamos tudo para você neste post.

Mantenha seu iPad atualizado

Quando a Apple lançou o iPadOS fazendo o iPad dizer adeus ao iOS, marcou um antes e um depois nessa gama de dispositivos da Apple, pois introduziu pequenos novos recursos que os usuários do iPad vinham pedindo e reivindicando há anos e anos para realmente trabalhar com o iPad e que este era, em alguns casos, o substituto do computador em suas casas ou escritórios.

Portanto, um dos requisitos que você deve cumprir se quiser conectar sua câmera ao seu iPad é estar atualizado para a versão mais recente do iPadOS, pelo menos você precisa estar no iPadOS 13, porque se não estiver, você não poderá gerenciar as fotos ou vídeos da sua câmera através do seu iPad.

iPadOS

Você pode não precisar de acessórios externos

Não é necessariamente necessário um acessório para conectar a câmera reflex com o iPad além do próprio cabo que conecta os dois dispositivos. Se você tem um cabo que conecta a câmera com a porta correspondente no seu iPad, seja ele relâmpago ou USB-C, perfeito, caso contrário você terá que ir ao caixa para comprar aquele cabo que você precisa. Embora você também possa investir em um adaptador ou hub, que é a opção que discutimos abaixo.

Câmera

Conecte sua câmera através de um Hub

Você nem sempre terá a sorte de ter um cabo conectando seu iPad à sua câmera; portanto, se você for gastar dinheiro com um cabo, pode valer a pena comprar um hub, pois ele lhe dará a capacidade de conectar sua câmera e outros acessórios para o iPad.

Se você finalmente optar por esta opção, antes de obter um hub, certifique-se de que o referido acessório tenha a porta correspondente ao cabo que você possui da sua câmera. Desta forma, você não só poderá conectar sua câmera ao iPad, mas também outros acessórios que você pode conectar ao hub adquirido.

Cópia do iPad e da câmera

Existem câmeras com seus próprios aplicativos

Por fim, muitos fabricantes de câmeras, como Canon ou Sony, possuem aplicativos através dos quais você pode conectar seu iPad com suas câmeras para, entre outras coisas, transferir fotos ou vídeos armazenados na câmera via WiFi. Talvez esta seja a opção mais barata das três, pois não requer nenhum investimento, porém, nem todas as câmeras possuem essa vantagem.

Gerencie todas as fotos ou vídeos do iPad

Depois de conectar sua câmera ou cartão de câmera ao iPad, o aplicativo Arquivos será seu maior aliado para poder fazer o que quiser com o conteúdo armazenado na câmera e no cartão de memória. Através do aplicativo Arquivos do iPad você pode fazer a mesma coisa que faria se conectasse a câmera ao seu computador, ou seja, você pode copiar ou mover as fotos para outra unidade de armazenamento conectada ao iPad ou até mesmo baixar o conteúdo no próprio iPad , sem contar que você pode abrir essas fotos diretamente em aplicativos de edição de fotos, economizando a etapa de armazená-las no iPad.

Isso é algo que muitos profissionais de fotografia, especialmente profissionais de vídeo, pediram à Apple durante anos para tornar o iPad um dispositivo realmente utilizável para um público profissional, e graças ao iPadOS e ao aplicativo Files isso foi possível. .

iPad e câmera

Transferir arquivos do iPad para a câmera

Da mesma forma que você tem a possibilidade de transferir, copiar e colar conteúdo da câmera ou seu cartão para o iPad, você também pode fazer o contrário, ou seja, transferir imagens do iPad para sua câmera, ou afinal, o que o iPad reconhece quando você conecta sua câmera é uma unidade de armazenamento, como se fosse um disco rígido, já que na verdade é um cartão de memória.

Sem bateria na câmera? Carregue-o com o iPad

Em alguns modelos de iPad é até possível carregar a câmera pelo próprio iPad. Na verdade, é tão simples quanto conectar a câmera ao iPad através de um adaptador ou diretamente com um cabo e a câmera começará a carregar. No entanto, isso é algo que não funciona em todos os modelos de iPad, portanto, se você quiser descobrir, recomendamos que você experimente com sua câmera e seu modelo de iPad.

câmera sony

Problemas de conexão do iPad com a câmera

Em alguns casos, pode haver problemas para conectar a câmera ao iPad, ou melhor, poder interagir com o conteúdo da câmera a partir do iPad.

Se você não vir a opção de importação

• Certifique-se de que a câmera esteja ligada e no modo correto para exportar imagens.
  • Desconecte o adaptador, aguarde 30 segundos e conecte-o novamente.
  • Desconecte a câmera ou retire o cartão SD, aguarde 30 segundos e conecte a câmera novamente ou insira o cartão SD.
  • Reinicie o iPad, desligue a câmera e ligue-a novamente.
  • Tente uma câmera ou cartão diferente, se neste caso você puder importar o conteúdo, pode haver um problema com os dados da câmera ou cartão.

Se você não puder importar determinado conteúdo

Os adaptadores de câmera da Apple permitem importar vários tipos de arquivos de mídia de câmeras e cartões SD. Se o formato não for compatível com o iPadOS, ele não poderá ser visualizado no iPad. Além disso, esses adaptadores só podem importar conteúdo que foi capturado com uma câmera digital, caso você tenha copiado outros arquivos ou renomeado os existentes, eles podem não ser importados para o iPad.