Tudo o que você precisa saber sobre a fabricação do iPhone



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Se você tem um iPhone na mão, provavelmente não conhece todo o processo pelo qual ele teve que passar para chegar em sua casa. Embora pareça que a construção seja simples, a verdade é que é bastante complicada e deve ser iniciada com bastante tempo de sobra. A pergunta que todos podem fazer é… quem faz o iPhone? Qual é o seu local de nascimento? Neste artigo tentamos responder a todas estas questões.



Foxconn, responsável por todos os iPhones

O iPhone que você está usando agora é montado principalmente pela Foxconn, uma empresa com sede em Zhengzhou, China. A localização desta fábrica é considerada como uma pequena cidade, pois possui uma grande área. Especificamente, possui 5,6 quilômetros quadrados e emprega mais de 350.000 funcionários. Acima de tudo, a força de trabalho é reforçada nos meses de verão, que é quando a produção tem que ser muito maior quando os iPhones de nova geração são lançados no mercado em setembro.



É por isso que o berço do iPhone é, em última análise, a China. Isso é lógico, já que a mão de obra neste país é muito barata, ganhando apenas cerca de 2 dólares por hora. Isso é obviamente inconcebível em outros países, por exemplo na Espanha ou nos Estados Unidos, mas a Apple olha muito para sua economia de negócios como qualquer outra multinacional.



Fornecedor Apple, Foxconn

Dentro da fábrica existem quase 100 linhas de produção cuja principal função é realizar a última etapa da montagem e teste dos dispositivos móveis. Nas linhas de produção, muitos processos são realizados, especificamente mais de 400 etapas. O problema que os funcionários da linha de produção podem encontrar é que eles têm que realizar tarefas altamente repetitivas nas 12 horas de trabalho que realizam diariamente na fábrica. Cada uma das pessoas é especializada em um ponto específico de produção, como polir a tela, colocar um único parafuso ou montar um componente específico na placa-mãe. Como resultado desse trabalho, a Foxconn é capaz de produzir mais de 300 iPhones por minuto nas fábricas, o que se traduz em quase meio milhão de unidades em um único dia em produção máxima.

Como dizemos, este complexo revitalizou a economia local, transformando Zhengzhou na cidade do iPhone. Isso porque todos os funcionários moram em prédios próximos à fábrica. Como consequência deste crescimento, muitos empresários optaram por abrir negócios nesta cidade chinesa onde nasce a grande maioria dos iPhones. O problema é que quando você recebe um pacote em casa, pode não parecer que foi enviado da China, mas de um dos muitos armazéns que a Apple tem em diferentes continentes. Estes atuam como hubs de distribuição para os diferentes países e para todos os clientes. Mas, apesar disso, não pense que seu iPhone foi fabricado na Holanda ou em Milão, mas que foi montado na China pela Foxconn.



Fornecedores Apple

Embora a Foxconn sempre tenha o prazer de ser o fabricante oficial do iPhone, a verdade é que sua fabricação tem muito mais etapas extras. A Foxconn trata apenas da montagem e testes finais dos equipamentos, reunindo todos os componentes que são fabricados pelas restantes marcas. É por isso que, no final, é um grupo de fabricantes externos à Apple que acaba construindo o iPhone final.

foxconn

São muitas as empresas que participam deste processo e a grande maioria é conhecida por todos por ter um impacto significativo no mundo da tecnologia. A Samsung, por exemplo, é responsável por fornecer os painéis OLED necessários para os modelos mais recentes do iPhone que incluem essa tela. Embora se possa acreditar que o relacionamento entre essas duas empresas seja ruim, nos bastidores fecham acordos desse tipo para se fornecerem componentes. A TSMC também é uma fábrica que tem uma importância relevante na fabricação de iPhones, pois é responsável pelos processadores da série A que a Apple projeta, mas não constrói em suas próprias fábricas.

Os fornecedores variam a cada ano, embora atualmente se saiba que a Apple tem mais de 400 fornecedores. O fato de ter tantos participantes na fabricação de iPhones acaba sendo um problema. A falta de envio de um componente pode acabar causando um atraso na fabricação do equipamento que afetará os prazos de entrega. É por isso que na história vimos atrasos significativos, como o iPhone X, pois não depende de um único fabricante. Para ser o mais transparente possível, a Apple tem um documento em seu site mostrando todos os provedores atuais. Abaixo, vamos detalhar os mais importantes, embora, como dizemos na lista oficial da Apple, você possa encontrar muitos outros nomes de diferentes empresas respeitáveis.

Lista de acesso de fornecedores da Apple

Samsung e LG

Embora estejamos a falar de duas empresas que sempre se viram como rivais da Apple, a verdade é que são aliadas. Para realizar negócios, eles se unem com o objetivo de fornecer diferentes componentes, sendo o principal deles as telas OLED. Estes foram integrados a partir do iPhone X e você começa a fazer negócios com essa parte da Samsung e é sem dúvida um dos componentes mais importantes para a fabricação de qualquer dispositivo móvel. Juntamente com essas duas empresas, deve-se notar que a Japan Display é responsável pela área de telas de LCD.

Tecnologias de imaginação

Há anos esta empresa é responsável pela fabricação da placa gráfica para o iPhone e também para o iPad. Esta é uma parte muito importante, pois, no final, é responsável por poder exibir a imagem e interagir com as diferentes partes do sistema operacional. Isso também é, sem dúvida, considerado uma parte fundamental de qualquer iPhone ou iPad.

imaginação-podervr

Lógica do Cirro

Esta empresa está encarregada de fabricar placas de som e chips de som que se encarregam de gerenciar todo o ruído que um dispositivo móvel pode emitir. Com isso, queremos dizer música e notificações em qualquer uma de suas áreas. No final, ele se encarrega de gerenciar todos os alto-falantes de qualquer alto-falante.

Semicondutor de diálogo

Este fornecedor tem sem dúvida uma das tarefas mais importantes, que é criar os chips de gestão de bateria que vão para todos os iPhones. Permite que a bateria não se esgote instantaneamente e gerencie todos os recursos que existem. No final cabe a um dos cérebros saber quanta energia cada um dos componentes consome.

Demandas da Apple na produção

Apesar de serem empresas externas que fornecem componentes à empresa Cupertino para que a Foxconn possa montar seu iPhone, as demandas que a Apple tem sobre eles são bastante intensas. No site que atribuem à responsabilidade dos fornecedores, eles deixam claro que sua missão é ter os mais altos padrões em todos os pontos da cadeia produtiva. Isso é conseguido fazendo diferentes avaliações dos fornecedores para trabalhar com eles para que todos os padrões impostos pela Apple sejam garantidos. Especificamente, são realizadas mais de 1.000 avaliações em todos os fornecedores em quase 50 países diferentes.

Tim Cook com funcionários da Foxconn

Existem muitas controvérsias que foram geradas sobre a possível exploração que os funcionários que fabricam iPhones podem sofrer. A Apple queria lidar com tudo isso com diferentes códigos de conduta que devem ser cumpridos pelos fornecedores. Além disso, trata-se também de reduzir a pegada de carbono de cada um dos dispositivos móveis com a instalação de painéis solares nas cadeias produtivas ou com a redução do uso de minerais conflitantes.