Um novo relatório reafirma a liderança nas vendas do Apple Watch durante 2018

Na semana passada nos encontramos dados da Strategy Analytics que alegou que o Apple Watch foi o smartwatch mais vendido do ano passado . Embora essa liderança fosse um pouco previsível, agora foi mais do que confirmada graças a um novo relatório da IDC em que verificamos como o relógio da Apple foi o mais vendido do ano passado, especificamente no quarto e último trimestre. Além disso, este relatório aponta para uma hipótese sobre a razões para o crescimento do Apple Watch no mercado .

Foi assim que o Apple Watch liderou o mercado no último trimestre de 2018

Conforme relatado pelo relatório da IDC, a Apple é a líder indiscutível no mercado de wearables graças às grandes receitas obtidas com as vendas do Apple Watch. Embora este dispositivo tenha entrado no mercado em 2014 de forma um tanto hesitante e com um software muito justo para o que se esperava, finalmente conseguiu crescer não só em vendas, mas também em benefícios . Por esta razão, o Apple Watch Series 4 foi considerado, juntamente com o Série 3 2017, os primeiros smartwatches de desempenho e bateria verdadeiramente eficientes da Apple.

Os dados fornecidos pela IDC nos mostram como, em geral, todos os relógios inteligentes cresceram 31,4% durante os últimos 4 meses de 2018 . Isso significou a venda de quase 60 milhões de aparelhos, um recorde para o setor. Isso, em linhas para todo o ano de 2018, representou um crescimento de 27,5% S 172,2 milhões de dispositivos vendidos.

Quanto ao Apple Watch, refira-se que de acordo com este relatório foram vendidos 10,4 milhões de Apple Watch durante os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro do ano passado . Sem especificar quais eram os modelos específicos, pode-se inferir que o fato de o Apple Watch Series 4 ter sido apresentado em setembro poderia influenciar a decisão dos consumidores. Também a Série 3 teria se beneficiado disso por ter reduzido seu preço quando uma versão mais recente foi encontrada.

No entanto, apesar dos conhecidos benefícios do smart watch da Apple, os de Cupertino não são os únicos a lançar este tipo de dispositivo. Outros fabricantes como Xiaomi, Huawei, Fitbit e Samsung também têm relógios inteligentes no mercado e viram as suas vendas crescerem também.

Vendas do Apple Watch no quarto trimestre de 2018

Fonte: IDC

A distância no quarto trimestre de 2018 da Apple com Xiaomi , em segundo lugar na venda de wearables, representou uma diferença de 14,8% como vemos na imagem. No entanto, importa referir que a empresa chinesa cresceu 1% face ao período homólogo de 2017 e que a Apple também reduziu a sua quota de mercado em pouco mais de 2%.

Mais notável é o caso de Huawei , que conseguiu a terceira posição ao passar de 3,6% de participação de mercado no quarto trimestre de 2017 para 9,6% neste período de 2018. Isso serviu para colocá-lo na terceira posição e ultrapassá-lo Fitbit S Samsung , que detinham uma quota de mercado de 9,4% e 6,8%, respetivamente.

Desta forma vemos como apesar de ter perdido quota de mercado, A Apple vendeu mais unidades do Apple Watch e continua a liderar o mercado de smartwatch com facilidade . Sem dúvida, devemos destacar o bom trabalho da empresa dirigida por Tim Cook com um produto em que sempre apostaram claramente, ao contrário de outras marcas cujos relógios se apresentam de uma forma mais discreta.