QuickTake, a câmera digital da Apple que falhou



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Apesar de a Apple ser reconhecida por produtos icónicos como o iPhone, iPad ou Mac, a verdade é que no seu passado alberga muitos outros dispositivos que caíram no esquecimento. Uma delas foi sua primeira câmera digital, batizada de QuickTake , que infelizmente foi um verdadeiro desastre nas vendas. Neste artigo resgatamos este produto esquecido da Apple para que você possa conhecer todos os seus detalhes e o possível motivo de sua falha.



O objetivo da QuickTake no mercado

A primeira câmera QuickTake 100 foi exibida pela primeira vez no Tokyo MacWorld em 17 de fevereiro de 1994 , com lançamento definitivo no mercado em 20 de junho do mesmo ano. Nessa data, as câmeras digitais estavam muito voltadas para o público profissional e não para o uso doméstico. A Apple queria mudar isso com esta câmera que recebeu boas críticas por sua facilidade de uso, já que não exigia nenhum conhecimento para usar. No início, era necessário ter um Mac para exportar todas as fotografias. Cabos especiais e softwares compatíveis com Mac OS também foram lançados junto com a câmera digital.



resumo 100



Dentro de alguns meses, a Apple queria expandir para todos os usuários com o lançamento de um modelo de câmera que também foi Compatível com Windows. Ambos os QuickTake 100s eram idênticos em termos de hardware, com apenas o software alterado. Desta forma, qualquer pessoa não profissional poderá utilizar esta câmara e ter acesso à fotografia digital. Este software também incluiu algumas opções básicas de edição, como recorte para ter um resultado mais personalizável ao exportá-lo.

Os recursos do primeiro QuickTake 100

O primeiro QuickTake 100 era bem tosco comparado aos modelos que temos hoje. Integrava um flash com alcance de 2,7 metros mas devido à sua lente de 50mm não era possível utilizar um zoom para centralizar melhor a imagem. o a abertura varia de f/2.8 a f/16, equivalente a ISO 85.

QuickTake 100



A maior limitação que tinha sem dúvida estava em sua memória interna. Só é capaz de armazenar 8 fotos com resolução de 640×480, ou 32 fotos com Resolução de 320 x 240 em armazenamento de 1 MB com profundidade de cor de 24 bits. Por isso sempre foi obrigado a ter um computador com o software necessário para tirar as imagens em mãos. Isso se deve ao fato de que não foi possível fazer uma exclusão da própria câmera, pois ela não possuía os controles necessários ou a visualização de todas as imagens que haviam sido tiradas. O usuário nunca poderia saber claramente como uma fotografia ficou muito parecida com as câmeras de filme. A única tela ficava na parte de trás e era usada para controlar o flash e também para ter informações sobre o número de fotos que poderiam ser tiradas.

O preço também foi um problema, pois foi lançado no mercado para $ 749. Isso certamente não era acessível a pessoas 'normais' e não profissionais e também foi uma das causas de seu fracasso. Mas como era uma câmera revolucionária e vendida de forma limitada, esse preço tinha que ser alto.

modelos sucessivos

Em maio de 1995 a Apple optou por um novo modelo chamado QuickTake 150 . Isso não incluiu grandes mudanças, pois tinha o mesmo hardware do modelo 100. A única coisa que mudou foi a tecnologia de compressão de imagens, agora podendo capturar 16 imagens de qualidade máxima e 32 de qualidade média. Junto com isso, a Apple ofereceu diferentes acessórios, como uma lente de close-up com um alcance de foco de 36 cm. Além disso, ele também optou por um estojo de viagem ou um pacote com baterias sobressalentes. Assim, o preço caiu para US$ 700, tornando-o mais acessível aos usuários.

QuickTake 150

Em 17 de fevereiro de 1997 a Apple queria apostar em uma mudança de hardware com o lançamento do QuickTake 200 fabricado pela Fujifilm. Por fim, uma tela de 1,7 polegadas foi incluída na parte traseira que permitia visualizar todas as imagens capturadas. Além disso, você também pode personalizar as diferentes maneiras de tirar fotos. Você pode alternar entre uma abordagem de close-up, retrato ou padrão. Tudo isso foi complementado por vários controles de abertura e foco que possibilitaram ao usuário personalizar profissionalmente seus instantâneos. Aconteceu também ter um abertura focal de f/2.2 a f/8. O preço voltou a cair drasticamente para o 600 dólares s, em um movimento desesperado para vender mais unidades.

QuickTake 200

O fim da fabricação do Apple QuickTake

Com 3 anos no mercado, a Apple observou que a câmera QuickTake não teve o efeito esperado no mercado. Houve muitas tentativas que eles fizeram para poder ressuscitá-lo e fazê-lo funcionar corretamente. Como comentamos, a fabricação alternava entre Fujifilm, Kodak, Canon e Nikon. Mas isso acabou sendo um de seus grandes problemas, já que esses fabricantes tinham prestígio no mercado de câmeras digitais. É por isso que eles não queriam que a Apple brilhasse fazendo os usuários tenderem a uma dessas marcas, deixando a Apple de lado. A impossibilidade da Apple ser totalmente independente foi, sem dúvida, um erro, mas é claro que eles queriam estar nesse mercado mesmo que a estratégia estivesse errada. Essas empresas tinham acesso ao hardware e software da Apple porque eram seus fabricantes. E isso os fez avançar lançando modelos melhores e mais baratos, deixando a Apple nas sombras.

resumo 200

Foi Steve Jobs que percebeu todos esses problemas quando voltou para a empresa em 1997. Suas primeiras decisões como CEO se concentraram em redirecionar a Apple que ele havia deixado para se concentrar na venda de computadores pessoais. Por isso ele foi o responsável pelo cancelamento da fabricação e venda das câmeras QuickTake. Sem dúvida, a Apple teve que aprender com esses erros para o futuro, como vimos, focando em uma linha de negócios muito específica, destacando produtos muito específicos. O fato de eles se abrirem para produzir outros produtos é bastante incomum no momento, e eles sempre andam com cuidado. Sem dúvida, falhas como o Apple QuickTake marcaram o que hoje é a empresa da grande maçã. Embora a Apple quisesse homenagear esse recurso em seu iPhone, o QuickTake agora é um recurso em suas câmeras.