Como desativar o iCloud Drive em um Mac, iPhone ou iPad

iCloud Drive é uma ferramenta extremamente útil que a Apple nos oferece para poder ter todos os nossos arquivos em uma nuvem virtual, evitando que tenhamos que viajar com discos rígidos portáteis ou nos poupando de um susto no caso de ficarmos sem este. Tal é a sua utilidade que hoje podemos ter todo o nosso desktop nesta nuvem para poder consultá-lo em qualquer lugar com qualquer dispositivo além da pasta Documentos. Essa nuvem funciona muito bem no próprio ecossistema da Apple, pois está vinculada ao nosso ID Apple e Está disponível em todos os nossos dispositivos, como iPhone, iPad e Mac.

Em certas ocasiões, somos forçados a desativar essa funcionalidade em nosso Mac ou em nosso iPhone, mas temos muitas dúvidas se essa ação afetará ou não os dados que temos na nuvem. Neste artigo, mostramos como desativar essa função em todos os seus computadores e as consequências que isso pode ter. Também é possível desativar o iCloud das fotos do iPhone para economizar espaço na nuvem.

Então você pode desativar o iCloud Drive no seu Mac

Se por algum motivo queremos desative o iCloud Drive no nosso Mac nós simplesmente temos que ir para as Preferências do Sistema e em seguida, para a guia iCloud . Aqui devemos desmarcar a primeira caixa e duas situações diferentes surgirão:

Excluir do Mac.Com esta opção, todos os arquivos que armazenamos em nossa nuvem desaparecerão do nosso Mac, portanto não poderemos acessá-los pelo Finder. É importante observar que com esta opção os arquivos são excluídos do Mac mas continuam armazenados na nuvem, ou seja, o armazenamento do iCloud não é liberado.

Desligue o iCloud Drive

Salvar uma cópia.Se optarmos por esta opção, uma cópia de todos os arquivos que baixamos da nuvem será salva localmente em nosso Mac. Poderemos trabalhar com eles, mas eles não serão sincronizados com os documentos originais que permanecerão seguros no iCloud Drive.

Desligue o iCloud Drive

No iOS também é possível desativar o iCloud Drive de maneira semelhante. Nós apenas temos que vá para as configurações e clique em nossa foto no início. Aqui devemos selecionar a opção iCloud e rolar para baixo até desative a guia 'iCloud Drive'. Ao fazer isso, não teremos a opção de salvar uma cópia localmente, embora, como antes, os documentos não sejam excluídos da nuvem.

Como você pode ver, esta é uma boa opção para liberar espaço do iCloud, mas se seu objetivo é fazer isso no Mac, você terá que remover manualmente os arquivos para o seu disco rígido no Mac. Isso pode afetá-lo especialmente quando se trata de excluir arquivos 'Outros' no macOS, o que deve ser feito manualmente .

Deixe-nos na caixa de comentários o que você acha dessas dicas quando se trata de desativar o iCloud Drive no macOS e iOS.