A porta Lightning do iPhone parece dizer adeus

A porta Lightning como a conhecemos atualmente chegou aos dispositivos da Apple com o iPhone 5, ou seja, em setembro de 2012. Bem, parece que 10 anos depois sua vida útil está prestes a se esgotar. No entanto, a questão é: o que substituirá esse conector tão característico do iPhone? Neste post vamos te contar.

Substituído por USB-C?

A Apple está em transição para o desaparecimento da porta Lightning desde 2018, quando ele apresentou o iPad Pro , dispositivos que incorporaram a porta USB-C pela primeira vez. Desde então, vários modelos de iPad foram adquirindo esse recurso, primeiro, como dizemos, foi o iPad Pro, depois, e não muito tempo atrás, o iPad Air, recentemente foi o iPad mini, tornando-se o iPad o único modelo que hoje continua com a porta Lightning.

AirPods Pro no iPad

Essa transição fez com que muitos usuários ao redor do mundo pedissem à Apple, quase em voz alta, para também incorporar esta tecnologia no iPhone , algo que a empresa de Cupertino parece resistir. No entanto, o último informações fornecidas por Ming-Chi Kuo nos permite colocar uma data de expiração na porta Lightning, pois previsivelmente o ano 2023 seria o escolhido pela Apple para substituí-lo por USB-C. Se essa situação finalmente ocorrer, tudo parece indicar que se deve mais à pressão que a UE está exercendo para ter um conector comum, do que ao desejo da própria Apple.

Um iPhone sem fio, é possível?

Como dissemos, a empresa de Cupertino não parece muito entusiasmada com a ideia de incluir um conector USB-C no iPhone, já que seus planos, ou pelo menos é o que todas as informações e rumores conhecidos até o momento parecem indicar, são aqueles de pule direto para um iPhone completamente sem fio . Sem dúvida, essa teoria ou suposição é muito mais consistente com os movimentos que a Apple fez até hoje, pois se realmente pretendessem incluí-la, certamente já o teriam feito, pelo menos em alguns dos modelos de iPhone atualmente em vigor.

Imitação MagSafe

No entanto, a Apple pode não totalmente preparado oferecer aos usuários um iPhone completamente sem fio, não pela maneira de carregá-lo, pois já temos em mente o carregamento hoje MagSafe no iPhone mas por dois motivos principais. A primeira delas seria a maneira pela qual os usuários poderiam conecte o iPhone aos seus computadores , seja da Apple ou de outros fabricantes, já que atualmente não há tecnologia que possibilite isso sem fio. E segundo, também muito importante, especialmente considerando a abordagem que a Apple está dando ao iPhone, transferência pesada de arquivos . Os arquivos agora podem ser enviados sem fio para um Mac usando o AirDrop. No entanto, a velocidade de transmissão oferecida por este canal está longe de ser tão rápida quanto o usuário gostaria.

Portanto, há muitas incógnitas na mesa sobre como a empresa de Cupertino substituirá a porta Lightning, embora o que pareça claro é que essa conexão está muito mais perto de dizer adeus do que ficar entre nós vários anos mais. Teremos que estar atentos aos rumores que surgirão para ver quais movimentos a Apple acaba realizando.