A desfragmentação do Mac melhora o desempenho?



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Quando usamos o Mac repetidamente, com o tempo podemos perceber que seu desempenho foi diminuindo gradativamente. Poucas soluções são oferecidas para isso, embora as que nos podem ser oferecidas sejam bastante eficazes. Uma delas é a desfragmentação do Mac para melhorar seu desempenho. Neste post, ensinamos como fazê-lo.



Se você começar a procurar a partir do seu próprio dispositivo para fazer a desfragmentação, verá que não há nenhum utilitário que nos dê acesso a ele, então você pode acabar desistindo e ficando satisfeito com o desempenho que seu Mac está tendo. esta prática dentro de Macs é feita automaticamente. No entanto, quando a necessidade de fazer isso explode devido a lentidão no desempenho do seu Mac, é uma boa ideia fazer isso a cada poucos anos. Se você tem um MacBook Pro de 16″, pode ver seu ótimo desempenho.



Por que desfragmentar o Mac?

Para começar, devemos entender que a desfragmentação nada mais é do que uma reorganização dos dados no disco do seu Mac para colocá-los na ordem correta, o que acaba produzindo uma melhoria na velocidade do nosso sistema. Deve-se notar que um Mac com versão OS X posterior a 10.2 não precisa dessa prática, pois limpa os arquivos fragmentados que estão em nosso disco rígido. Além disso, você deve saber que, se o seu Mac tiver uma unidade SSD (também conhecida como flash), a desfragmentação pode danificá-la, portanto, talvez seja necessário repensar se realmente vale a pena fazer isso.



A menos que você precise com muita urgência, provavelmente não precisará desfragmentar seu Mac. Também não é recomendado que, se você tiver uma versão do macOS High Sierra ou Mojave e alterou seu sistema de arquivos para o formato APFS mais recente da Apple, execute a desfragmentação é também não é altamente recomendado. Também é necessário saber que a Apple melhora o desempenho do Mac por meio de software.

Quando é aconselhável desfragmentar meu Mac?

O momento em que talvez precisemos usar a desfragmentação será quando nosso disco rígido tiver menos de 10% de armazenamento livre, pois nesse ponto, seu disco rígido não pode fazer a desfragmentação automática. Isso pode acontecer conosco quando armazenamos um grande número de arquivos grandes, como é o caso dos profissionais de multimídia. Se você é daqueles que salva regularmente arquivos de mais de 1 Gb em seu computador, recomendamos que antes de precisar de uma desfragmentação, use um disco rígido externo para armazenar esses arquivos.

Outra razão pela qual você pode precisar desfragmentar é se o seu Mac contiver um disco rígido tradicional que contém peças mecânicas, pois as unidades com peças móveis podem ficar lentas se os arquivos estiverem altamente fragmentados.



Como desfragmentar meu Mac

Se, depois de pesar todos os prós e contras da desfragmentação, você decidiu realizá-la, saiba que existem algumas ferramentas no mercado que tornarão essa prática um pouco mais simples. Alguns deles, devido à mudança no sistema de arquivos APFS, tornaram-se obsoletos e não foram desenvolvidos. Os que recomendamos são os seguintes:

conduza o gênio

Drive Genius 5

Esta ferramenta lhe mostrará o nível de fragmentação do seu disco para depois lhe oferecer uma recomendação de desfragmentação ou simplesmente uma reorganização de seus arquivos. Observe que, se você estiver usando o macOS 10.13 ou posterior, os utilitários oferecidos por este programa não são compatíveis com o APFS.

Ele contém uma interface de usuário intuitiva, com a qual será muito mais fácil manter seu Mac limpo e com desempenho máximo. A última versão do Drive Genius inclui 19 utilitários totalmente automatizados que fazem você esquecer de realizar qualquer tipo de processo manualmente. Além disso, um fato muito curioso é que esses utilitários começam a funcionar quando você não está usando o sistema, então você não notará uma lentidão. Algumas das 19 funções nomeadas são:

  • Procure por arquivos grandes ou duplicados.
  • Otimização de performance.
  • Drive Pulse, que permite identificar qualquer tipo de malware enquanto você está ocioso.
  • Monitoramento de desempenho e detecção de problemas relacionados ao hardware.
  • Boot Weel, que fornece uma unidade de inicialização secundária para facilitar o reparo da unidade primária.

Para utilizar esta ferramenta devemos seguir os seguintes passos:

  1. Para começar, na aba de informações, você deve certificar-se de que seu disco realmente tem algum problema que impossibilite sua execução correta.
  2. Posteriormente e caso necessite, deverá aceder ao separador desfragmentar e selecionar o disco no qual pretende realizar o processo.
  3. Dentro desta aba, será mostrado o percentual de fragmentação que o disco possui de forma gráfica.
  4. Depois de verificar tudo o que foi dito acima, no canto inferior direito, você encontrará o botão Iniciar. Ao clicar ali, a desfragmentação começará automaticamente.
  5. Anteriormente, o próprio software avisava sobre as consequências que a realização desta prática pode ter no seu disco. Nesta guia, o Drive Genius oferece duas opções. A primeira será desfragmentar sem checar o disco e a segunda, fazer isso através de uma checagem. Recomendamos este último.

Além disso, na aba de configuração, o software permite indicar o peso dos arquivos grandes a serem excluídos e o número máximo de dias em que determinados arquivos não foram acessados. Também nos permite remover arquivos duplicados. Tudo isso para eliminar do seu Mac todos os arquivos que são um fardo para o seu computador.

Drive Genius 5

Ferramenta Técnica Pro 11

A Tech Tool não recomenda o uso de unidades SSD e não oferece suporte à fragmentação em volumes AFPS, embora seja capaz de desfragmentar arquivos individuais no disco rígido. Além disso, este sistema também é compatível com o Mojave. Além disso, é uma ferramenta de monitoramento correta para o bom estado do seu Mac. Este software é capaz de detectar possíveis problemas em seu computador e corrigi-los constantemente.

Algumas das ferramentas incluídas neste TechtTool Pro são:

  • Otimize arquivos e volumes.
  • Faça backup de dados por meio de duplicatas de volume geradas pelo próprio TechtTool.
  • Reconstrua o cache para melhorar a inicialização e o desempenho geral do seu Mac.
  • Repare diretórios danificados e discos rígidos corrompidos.

Esta ferramenta, como o Drive Genius 5, é uma ferramenta paga.

Ferramenta Técnica Pro 11

faça isso de graça

Uma das melhores opções para melhorar o desempenho do seu Mac e a mais segura é fazer um backup com o Time Machine e realizar uma instalação limpa do sistema operacional. Esta pode ser a opção mais confiável devido à baixa recomendação que fazemos desta prática, pois como já indicamos acima, pode prejudicar seu computador, além de cuidados constantes com arquivos e armazenamento responsável, seja em seu próprio Mac ou em um disco rígido externo, isso nos poupará de ter que ir a esse ponto no futuro.

Descubra o que está errado a tempo

Antes de chegar ao ponto de desfragmentação, é recomendável monitorar a saúde do nosso Mac e sua atividade, para verificar sistematicamente se tudo está indo bem. Para fazer isso, existem certas ferramentas incluídas no Mac, como o rastreador de atividades que nos permite verificar o que está usando excessivamente a CPU e, portanto, está reduzindo seu desempenho. Outra opção é o Utilitário de Disco que nos permitirá ver se existe algum problema associado. Além disso, podemos perceber que a memória está sendo usada devido a uma falha como a que já ocorreu ao importar fotos. Se, por outro lado, você está pensando em comprar um Mac, deixaremos você com o design do próximo iMac e iMac Pro.