Apple pode ser forçada a abandonar o Lightning, pelo menos na Europa



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Há anos ouvimos rumores de que a Apple poderia abandonar seu conector Lightning característico do iPhone para adotar o USB-C que a grande maioria de seus concorrentes já adotou. No entanto, em Cupertino eles estão relutantes e optam por continuar mantendo um conector que está presente desde o iPhone 5 e que nunca deu nenhum tipo de problema. No entanto, agora ele poderia colidir de frente com um nova legislação proposta pela União Europeia e que serviria para padronizar um único conector.



Se a regra da UE for aprovada, o que a Apple fará?

Há vários anos era normal que cada fabricante adotasse um tipo de conector para seus telefones celulares, apesar de o mini USB ser mais difundido. No entanto, nos últimos anos, o USB-C assumiu o centro das atenções, fazendo com que a maioria das marcas apostassem nele não só para os seus smartphones, mas também cada vez mais para outros dispositivos como tablets ou portáteis.



A Apple parece ser a nota discordante, ou pelo menos no domínio do iPhone. Se olharmos para os modelos mais recentes de MacBook e iPad Pro, vemos como a empresa está comprometida com o conector USB-C para seus equipamentos, mas o conector Lightning tradicional ainda é mantido no iPhone. Para falar a verdade, este é um conector que funciona muito bem e nunca causou um grande problema. No entanto, são muitos os usuários que afirmam a chegada do mencionado USB-C para poder optar por cabos universais que atendem a todos os seus equipamentos.



Parlamento Europeu

Sede do Parlamento Europeu em Bruxelas

Agora é a Europa que entra em jogo, e isso porque alguns sectores do Parlamento Europeu exigem regulamentações mais rígidas para que as empresas adotem um padrão único. Lembramos que atualmente a legislação apenas incentiva os fabricantes a adotarem essa medida, mas em nenhum caso os compromete. Portanto, uma norma vinculante pode ser a melhor solução diante do paradigma de que cada empresa segue seu caminho.

Obviamente, isso não afetaria apenas a Apple, mas o restante das empresas do setor, mas é a empresa liderada por Tim Cook que seria principalmente um problema, pois eles não têm planos conhecidos de abandonar o Lightning por outro padrão. É mais, da Apple sempre defenderam os benefícios do seu conector e eles se esconderam atrás do fato de que milhões de usuários em todo o mundo o usam e é um bom padrão para eles.



De momento, não foi alcançado um acordo na UE a este respeito, uma vez que, como dizemos, trata-se apenas de uma reivindicação de alguns partidos europeus. Teremos de aguardar a abertura de um debate sobre o assunto e, se necessário, votar a sua aprovação no Parlamento Europeu. Se chegar a esse ponto, a Apple não terá escolha a não ser aceitá-lo, o que será interessante porque também poderá modificar sua estratégia para o resto do mundo.

Quem sabe se a hipotética aprovação desse padrão aceleraria os planos da Apple para remova qualquer tipo de conector do iPhone , algo que soou nos últimos meses e que, apesar de parecer loucura agora, também não seria algo impossível. O fato de que todos os novos dispositivos da Apple agora podem ser carregados sem fio abre as portas para esse tipo de novidade, mas não devemos esquecer que às vezes podemos encontrar falhas para carregar sem fio um iPhone .