Faça as animações desaparecerem no seu iPhone com estas etapas

No iOS, convivemos com as animações dos aplicativos há muitas gerações. É possível que em algum momento você tenha sentido tontura ou náusea devido a esse tipo de movimento na tela, mas não se preocupe, pois é possível desativá-los. Neste artigo, explicamos como você pode reduzir o movimento da tela em etapas simples.

O que são animações no iPhone

À primeira vista, você estará totalmente acostumado a como os aplicativos são fechados no iOS e mal apreciará as animações que existem. Por exemplo, se você abrir o aplicativo WhatsApp ou Telegram no seu iPhone, apreciará que a tela emerge do próprio ícone para abri-lo. Esse movimento, que pode ser desnecessário, é o que chamamos de animações. Eles dão uma sensação de maior fluidez ao fazer a transição ou fechar aplicativos.

Por exemplo, fechando um aplicativo e rolando de baixo para cima em iPhones, ou pressionando o botão Home, há uma transição para ver a multitarefa. Se essas animações desaparecerem, clicar em um aplicativo simplesmente mostra seu conteúdo sem movimentos estranhos. Mas obviamente a priori você verá tudo muito mais estranho e menos fluido. Para além desta sensação de fluidez, pretende-se também criar uma senso de profundidade na tela inicial e também os aplicativos.

Por que é aconselhável desativar as animações

Há uma série de pessoas que são muito sensíveis a esses movimentos na tela que chamamos de animações. Está totalmente comprovado que os efeitos 3D podem causar náuseas intensas, confusão e até vertigens. Especialmente a transição entre as diferentes telas que estão em qualquer iPhone. Quando há problemas no sistema vestibular, que é muito nutrido tanto pela visão quanto pela audição, isso pode ser gerado. Vertigem com animações simples ou simplesmente quando você é muito sensível.

animação iOS

Obviamente este é um efeito bastante irritante e que gerou muita controvérsia, especialmente a partir do iOS 7 quando este tipo de animação foi implementado. É por isso que é altamente recomendável desativar os movimentos na tela se você for muito sensível a animações 3D. Isso pode ser muito semelhante ao que as pessoas sentem ao assistir a um filme em 3D, o que também pode causar tontura. Como dizemos, são fatos sérios e da Apple eles pensaram nessas pessoas dando a possibilidade de desativar todas as animações do sistema operacional. Achamos interessante removê-los se, ao usar o iPhone, você se sentir tonto ou enjoado ou precisar parar de usá-lo por um tempo para procurar em outro lugar. Estes são sintomas claros de que você é muito sensível a esses movimentos.

Desativar animações no iPhone

Como dissemos acima, as animações no iPhone podem ser facilmente desativadas sem jailbreak. Uma opção dedicada está incluída para reduzir o movimento nas configurações de acessibilidade do sistema operacional. Se você é uma pessoa sensível, pode desativá-los seguindo estas etapas:

1. No iPhone, vá para 'Configurações'.
  2. Vá para a seção 'Acessibilidade'.
  3. Clique em 'Mover'.
  4. Ative a opção chamada 'Reduzir movimento'.

desativar animações do iOS

Nesta parte das configurações, ao ativar a redução de movimento você também pode ativar as transições graduais. Este modo reduzirá o movimento dos controles da interface do usuário quando eles aparecerem e desaparecerem.

Quando esta opção de acessibilidade for ativada, você notará as seguintes mudanças em sua percepção:

• As transições de tela usarão um efeito de dissolução e não um efeito de zoom.
  • O efeito de paralaxe é desativado para evitar que o papel de parede ou os aplicativos se movam quando você inclina o iPhone.
  • As animações e os efeitos dos aplicativos são desativados como por exemplo no in Time.