Final Cut e outros aplicativos para Mac no iPad, está chegando a hora?



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Em alguns casos já é possível instale aplicativos para iPhone e iPad no Mac . No entanto, não encontramos essa possibilidade ao contrário, a menos que o desenvolvedor tenha decidido adaptar seu aplicativo macOS ao ecossistema de tablets e celulares da Apple. Isso se torna ainda mais estranho se levarmos em conta a poder do iPad Pro com chip M1 . Está se aproximando o momento em que veremos aplicativos como o Final Cut nesses dispositivos? E outros aplicativos profissionais? Nós o analisamos.



Razões para acreditar que o iPadOS 15 fará isso acontecer

A WWDC 2021 está ao virar da esquina e é que no seu dia de abertura do 7 de junho Veremos as seguintes versões dos sistemas operacionais da Apple apresentadas. Há um desejo óbvio de ver o iOS 15 e suas mudanças estéticas esperadas, a evolução do macOS 12, quais funções de saúde o watchOS 8 integra e mesmo se o tvOS 15 mudará sua interface conforme rumores. No entanto, a maior expectativa é levantada pelo iPadOS 15 de acordo com o que foi visto no iPad Pro da última geração.



Já em 2019, esse sistema operacional foi o protagonista porque foi o ano em que nasceu, separando-se oficialmente do iOS e deixando um futuro muito aberto em possibilidades para tablets. O chip M1 que os modelos 'Pro' agora montam também é o mesmo montado pelo MacBook Pro, MacBook Air, Mac mini e iMac. Portanto, no nível do hardware, já temos um computador completo. Em nossa análise, o catalogamos como uma Ferrari sem gasolina justamente porque consome tanta potência com software que, apesar de seus grandes avanços, ainda precisa de algo mais.



Corte final no iPad Final Cut Pro, Logic Pro e Xcode Eles são os exemplos mais confiáveis ​​de aplicativos Mac exclusivos para o iPad, porque na verdade é a própria Apple que se encarrega de seu desenvolvimento. No entanto, existem muitos outros aplicativos profissionais que ainda não têm seu espaço no iPad e, se tiverem, é de uma forma bem 'leve', sem oferecer versões tão completas quanto as de desktop. É claro que transformar uma experiência de uso do computador para um formato que também suporte controles de toque não é uma tarefa de um dia, mas já existem ferramentas e motivos suficientes para isso.

A Apple vem alertando há anos com seu marketing que isso ia acontecer. A comparação contínua de iPads com computadores, mesmo afirmando que eram mais, foi mais do que premeditada. É verdade que o iPad oferece outras possibilidades que um Mac não oferece e o Apple Pencil é um bom exemplo disso. Mas ainda é insuficiente para muitos dar o passo definitivo e realmente ver neles uma alternativa aos computadores ou pelo menos permitir-se ter uma segunda opção com eles se decidirem continuar usando o Mac como prioridade. E sim, o momento é agora.

Mas e se isso não aconteceu ou pelo menos não completamente?

Com toda a humildade do mundo, sem mais dados do que qualquer um pode ter, neste artigo acreditamos que o iPadOS 15 realmente fará algo para trazer elementos do Mac para o iPad. Claro, também levamos em consideração a possibilidade oposta ou que pelo menos não é do jeito que queremos. Como nosso colega Fernando del Moral explicou em um podcast recente , a Apple é uma empresa que quer cuidar bem de seus desenvolvedores porque os aplicativos são um dos fatores de diferenciação com outras plataformas. Lançar o Final Cut no iPadOS pode ser o começo do fim para apps como Luma Fusion , um aplicativo que a empresa californiana também promove sempre que pode e que oferece funções semelhantes, como cortar a imagem no Final Cut Pro .



As dúvidas estão na mesa, os desejos também. Agora só falta acertar o relógio e chegar no dia 7 de junho às 19h (horário peninsular espanhol) para começar a esclarecer as dúvidas. A 'macOSification' do iPadOS chegará?