iPad 8 vs iPad 9: as mudanças no tablet barato da Apple



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Duelo de iPad na faixa de entrada da Apple. E dizemos input porque chamá-lo de low-end não se encaixa cem por cento com o que esses tablets representam. Neste artigo, comparamos o iPad de 8ª geração com o de 9ª geração, também conhecido como iPad 2020 e iPad 2021, embora oficialmente a Apple não acrescente nada à palavra iPad. O que mudou de um para o outro? Vale a pena dar o salto se você já tem um? Respondemos a essas e muitas outras perguntas.



Tabela de especificações

Embora seja claro que existem aspectos mais subjetivos em dispositivos como esses, é mais do que conveniente saber primeiro o que esses dispositivos nos oferecem no papel. Nesta tabela de comparação você pode ver como são suas especificações brutas.



iPad 9 e iPad 8



CaracteristicasiPad 2021 (9ª geração)iPad 2020 (8ª geração)
Cores-Prata
- Cinza Espacial
-Prata
- Cinza Espacial
-Ouro rosa
Dimensões-Altura: 25,06 cm
- Largura: 17,41cm
- Espessura: 0,75 cm
-Altura: 25,06 cm
- Largura: 17,41cm
- Espessura: 0,75 cm
Peso-Versão WiFi: 487 gramas
- Versão WiFi + Celular: 498 gramas
-Versão WiFi: 490 gramas
-Versão WiFi + Celular: 495 gramas
TelaTela IPS Retina de 10,2 polegadas com revestimento anti-impressão digital e tecnologia True ToneRetina de 10,2 polegadas com tecnologia IPS
Resolução2.160 x 1.620 a 264 pixels por polegada e brilho de 500 nits2.160 x 1.620 a 264 pixels por polegada e brilho de 500 nits
Número de alto-falantesdoisdois
ProcessadorA13 Bionic com motor neural de 2ª geração.A12 Bionic com motor neural de 1ª geração.
Habilidade-64 GB
-256 GB
-32 GB
-128 GB
Memória RAM3 GB3 GB
Câmera frontalLente ultra grande angular de 12 MP com abertura f/2.4Lente de 1,2 Mpx com abertura f/2.4
Câmera traseiraGrande angular de 8 Mpx com abertura f / 2.4Grande angular de 8 Mpx com abertura f / 2.4
conectoresRaioRaio
sistemas biométricosTouch ID (no botão Home)Touch ID (no botão Home)
outros sensores-Giroscópio de três eixos
-Sensor de luz ambiente
-Acelerômetro
-Barômetro
-Giroscópio de três eixos
-Sensor de luz ambiente
-Acelerômetro
-Barômetro
cartão SIMNa versão WiFi + Celular:
-Nano SIM
-por exemplo
Na versão WiFi + Celular:
-Nano SIM
-por exemplo
conectividade-Bluetooth 4.2
-WiFi 802.11 a/b/g/n/ac; 2,4 e 5 GHz com velocidades de até 866 Mb/s
-Versões WiFi + Celular com LTE classe Gigabit de até 27 bandas.
-Bluetooth 4.2
-WiFi 802.11 a/b/g/n/ac; 2,4 e 5 GHz com velocidades de até 866 Mb/s
-Versões WiFi + Celular com LTE classe Gigabit de até 27 bandas.
AutonomiaAté 10 horas de navegação WiFi ou reprodução de vídeo e músicaAté 10 horas de navegação WiFi ou reprodução de vídeo e música
Compatibilidade com acessórios oficiais-Apple Pencil (1ª geração)
-Teclado Inteligente
-Apple Pencil (1ª geração)
-Teclado Inteligente

E apesar de em seções futuras nos aprofundarmos mais nessas especificações, a princípio há vários aspectos que a princípio consideramos como mais importantes considerar:

    Tamanho:A questão do tamanho é sempre notável e neste caso encontramos exatamente as mesmas dimensões e tamanho de tela, com um peso diferente que torna o modelo 2021 mais leve na versão WiFi, enquanto o modelo 2020 é mais leve em WiFi + Celular, embora para fins práticos é quase insignificante. Tecnologia de tela:Além do já mencionado tamanho de 10,2 polegadas, essas telas oferecem a mesma resolução, embora com algumas diferenças notáveis, como a capa anti-impressão digital e o True Tone que o modelo da 9ª geração incorpora e não a 8ª. Processador:o cérebro de todos os dispositivos eletrônicos e que, neste caso, não coincide, o modelo 2020 possui um A12 em comparação com o A13 do iPad 2021. Capacidade de armazenamento:importante também se você for armazenar arquivos e aplicativos no iPad. Nesse caso, vemos como o modelo 2021 dobra exatamente as capacidades oferecidas pelo modelo 2020. Bateria:outro aspecto fundamental para escolher um ou outro dispositivo e nestes, pelo menos no papel, eles começam em igualdade de condições oferecendo autonomia idêntica. Acessórios:outra seção notável em que essas equipes coincidem novamente oferecendo compatibilidade idêntica com acessórios oficiais da Apple (e também com os de terceiros).

aspectos em que são semelhantes

Abaixo analisamos as seções em que esses iPads são muito semelhantes ou, em alguns casos, são completamente idênticos. Dessa forma, você já poderá saber em quais aspectos não notará diferença entre usar um ou outro.

Mesmo design, com uma única e pequena diferença

Seja qual for a maneira como você olha para eles, esses iPads parecem idênticos. Ambos compartilham isso fator de forma clássico de tablets da Apple com uma parte traseira com o logotipo da marca como protagonista e a câmera no canto superior esquerdo. Botões de volume nas laterais e bloqueio/desbloqueio na parte superior.



Na frente encontramos alguns quadros pronunciados com a tela no centro e o clássico botão home no centro inferior. Um design que está obviamente longe dos formatos usados ​​pela Apple nas restantes gamas do iPad, mas que no final ainda é subjetivo, pelo que embora possa ser visto como antigo, haverá quem valorize este design.

iPad 2020 e iPad 2021

A única diferença que mencionamos no cabeçalho está na cor de ouro rosa , que está disponível para o modelo 2020, mas não para o modelo 2021. Obviamente, as cores prata e cinza espacial são exatamente as mesmas nos dois dispositivos. Portanto, no final a semelhança é praticamente total.

Sistema biométrico: Touch ID

Face ID ainda é exclusivo do iPhone e iPad Pro a partir de 2018, mantendo o clássico Leitor de impressões digitais para esta gama de iPad. Claro que, ao contrário dos mais recentes modelos 'Air' e 'mini' que o incorporam no botão de desbloqueio, ainda está alojado nestes no botão home .

Sua eficácia é a mesma em ambos os dispositivos, sendo tremendamente útil por poder registrar várias impressões digitais e usá-las em várias situações. Embora, sim, as desvantagens usuais também estejam presentes; como quando você tem um dedo sujo ou molhado, o que dificulta a detecção. Funcionalmente ainda serve para desbloquear o iPad, mas também para evitar digitar senhas ou fazer pagamentos usando o Apple Pay.

Touch ID no iPad

Conector e acessórios compatíveis

o porto relâmpago também é compartilhado por ambos, sendo um padrão mais que conhecido e adequado para carregar o aparelho, mas tem seus aspectos negativos. Uma delas é a baixa velocidade de transferência de dados que impede que muitos drives externos sejam compatíveis mesmo com adaptadores.

Girando com ele, existem acessórios oficiais da Apple totalmente compatíveis com eles, como é o caso do Teclado inteligente ou os clássicos capas inteligentes . O Magic Keyboard com trackpad, reservado para a gama 'Air' e 'Pro', não é compatível com nenhum, embora seja possível que algum fabricante possa oferecer este tipo de acessórios através Bluetooth .

É precisamente esta conectividade que permite utilizar estes iPads com mouses e teclados externos ser conectado desta forma. Da mesma forma que você pode usar um Lápis Apple 1ª geração em nenhum deles, sendo incompatível com o modelo de 2ª geração da caneta.

iPad com teclado inteligente

Como esses iPads são diferentes?

Dadas as semelhanças, é hora de ver quais são as reais diferenças entre esses dois dispositivos. São eles que no final servirão para ver a evolução de um para o outro, então podemos dizer que essa comparação é muito importante.

Tela com avanços mais do que interessantes

ambos andam Painéis IPS de 10,2 polegadas . E sim, o a resolução é 2160 x 1620 a 264 pixels por polegada em ambos os casos. Mesmo com o brilho máximo de 500 nits, eles combinam. Isso poderia perfeitamente ser uma semelhança entre os dois dispositivos, mas há dois recursos que o modelo 2021 possui e que o anterior não possui que, pelo menos em nossa opinião, são mais proeminentes do que parecem.

Começamos a falar sobre o tecnologia de tom verdadeiro . O que isso faz é adaptar a cor e o brilho da tela à circunstância de luz circundante, favorecendo assim uma visão mais natural do conteúdo e ajudando os olhos a não ficarem muito cansados. A isso se soma o painel anti-reflejos que à primeira vista é quase insignificante, mas isso é muito perceptível ao comparar um dispositivo que não o possui com outro que o possui.

iPad 2021

Sinceramente, não acreditamos que talvez essas duas características sejam extremamente decisivas para optar pela de 2021 sobre a de 2020, mas o fato de tê-las é algo que é mais valorizado quando aproveitado. Mesmo ao nível tátil, nota-se que de certa forma o modelo mais recente é manuseado de forma mais suave graças ao painel antirreflexo, embora isso seja em última análise uma questão de sensações pessoais de cada um.

Processador, você percebe o salto geracional?

Passar do A12 Bionic para o A13 Bionic, chips respectivamente desses iPads, é um salto geracional que deve ser perceptível a priori. E a verdade é que a nível técnico há avanços importantes de um chip para outro, mas mesmo assim eles têm uma relevância maior quando se trata de realizar tarefas mais pesadas , algo para o qual nenhum desses dois iPads é realmente destinado. De fato, se você procura a potência mais alta, é possível encontrar iPads de outras faixas com desempenho muito melhor.

Estes iPads destinam-se a um público menos exigente que os procuram para poder ter um dispositivo muito portátil para reproduzir conteúdos multimédia, navegar na Internet, consultar redes sociais e até realizar tarefas de escritório. Na verdade, eles são conhecidos como estudante iPad por serem excelentes notebooks digitais a um bom preço.

ipad 9 2021

É possível realizar tarefas como editar vídeo com apps como Luma Fusion? Sim, mas obviamente com menor desempenho e tempo do que seria alcançado com um iPad de categoria superior com um processador mais potente. Portanto, se você for realizar tarefas desse tipo esporadicamente, talvez não tenha tantos problemas, mas se quiser fazê-lo com mais regularidade, elas ficarão muito aquém das suas necessidades.

Autonomia idêntica, certo?

Vimos na tabela de comparação que, de acordo com os dados fornecidos pela própria Apple, ambos os dispositivos oferecem resultados idênticos em autonomia. No entanto, com base na experiência que vimos de gerações anteriores de iPads que também coincidiram, algo nos diz que o O iPad 2021 terá um desempenho um pouco melhor nesse sentido .

E não, não por magia divina, mas pelo processador que mencionamos anteriormente. Uma das grandes vantagens competitivas que a Apple tem com seus dispositivos é que eles próprios projetam hardware e software, para que no final possam comprar baterias menores com desempenho aprimorado graças aos seus processadores. Portanto, como o A13 é mais eficiente do que o A12 já era, espera-se encontrar diferenças a favor do iPad de 9ª geração.

E sobre o duração exata destes, devemos realmente dizer que é tudo muito subjetivo. As horas indicadas pela Apple para navegação também não são muito vistosas, pois em raras ocasiões em uso normal podemos imaginar uma pessoa consumindo conteúdo da web por 10 horas ininterruptas sem realizar outra tarefa. Em nossa própria experiência, podemos dizer que, fazendo uma mistura de várias tarefas, você pode chegar ao final do dia sem problemas.

iPad básico

Agora, se o uso for muito intenso e forem adicionadas tarefas pesadas como as mencionadas na seção anterior, no final a bateria diminuirá. De qualquer forma, não podemos dizer que este seja um ponto negativo em nenhum dos casos.

Dobre a memória no iPad 9

Nem mais nem menos. Enquanto o iPad de 8ª geração lançado em 2020 tem opções de 32 ou 128 GB de capacidade, o modelo de 9ª geração oferece 64 ou 256 GB. Essa mudança foi muito apreciável depois de anos em que os usuários já exigiam mais capacidade de base, já que 32 GB naqueles tempos pareciam escassos para a maioria.

Logicamente vai depender do uso de cada um e se você usa serviços de armazenamento em nuvem como o iCloud, mas poder contar com uma margem maior nos 64 GB oferecidos pelo modelo mais recente é uma ótima notícia. E é que não apenas o fato de armazenar documentos, fotos e arquivos ocupa espaço, mas os próprios aplicativos e jogos podem ocupar muito e é aí que ter maiores capacidades é valorizado positivamente.

Uma mudança muito boa na câmera frontal

Enquanto a câmera traseira permanece exatamente a mesma em ambos os casos, algo que pode não ser importante, pois não é tão comum tirar fotos com um iPad, não podemos dizer o mesmo sobre a frente. Isso é essencial para fazer chamadas com boa qualidade e se você está acostumado a fazer videochamadas (seja para amigos, familiares ou profissionais em ambientes de trabalho), a câmera do iPad 2020 pode ficar aquém da qualidade.

No modelo 2021, não só a lente foi melhorada, mas um ultra grande angular a que se junta uma função que até à apresentação deste iPad e do 'mini 6' era exclusiva do 'Pro': o enquadramento centrado . O que isso faz é, via software, girar a câmera para sempre colocá-lo no centro da chamada e até mesmo diminuir o zoom se de repente mais pessoas ingressarem na chamada e você quiser que elas também fiquem visíveis para o chamador.

Embora este ponto não seja importante para você, logicamente não será motivo suficiente para escolher o iPad 2021. De qualquer forma, ainda é uma das diferenças mais notáveis ​​no final.

Aqui deixamos uma tabela comparativa de seus benefícios completos em foto e vídeo, caso você esteja interessado.

câmera do ipad

especificaçõesiPad 2021 (9ª geração)iPad 2020 (8ª geração)
fotos câmera frontal-Fotos com ultra grande angular de 12 Mpx com abertura de f/2.4
-Zoom out x2 (óptico)
-Enquadramento centrado
-Retina Flash (com tela)
-HDR
-12 Mpx fotos de grande angular com abertura f / 2.4
-Retina Flash (com tela)
-HDR
Câmera frontal de vídeos-Gravação em 1080p (Full HD) a 25, 30 ou 60 quadros por segundo
- Faixa dinâmica estendida de até 30 quadros por segundo
-Estabilização da qualidade do cinema
-Gravação em 720p (HD)
-Estabilização da qualidade do cinema
Fotos câmeras traseiras- Fotos grande angular de 8 Mpx com abertura f/2.4
- Zoom aproximado x5 (digital)
-HDR
- Fotos grande angular de 8 Mpx com abertura f/2.4
- Zoom aproximado x5 (digital)
-HDR
Vídeos câmeras traseiras-Gravação em 1080p (Full HD) a 25 ou 30 quadros por segundo
- Zoom aproximado x3 (digital)
-Câmera lenta em 720p (HD) a 120 quadros por segundo
-Lapso de tempo de vídeo com estabilização
-Gravação em 1080p (Full HD) a 30 quadros por segundo
- Zoom aproximado x3 (digital)
-Câmera lenta em 720p (HD) a 120 quadros por segundo
-Lapso de tempo de vídeo com estabilização

Outros aspectos a destacar

Além de diferenças e semelhanças importantes, existem outros fatores que acreditamos, embora menos relevantes, possam ser de igual interesse. Abaixo analisamos alguns deles.

Por quanto tempo eles atualizarão seu software?

Esses iPads compartilharão o mesmo software, que não é outro senão o de iPadOS . No momento da publicação desta comparação, ambos montam o iPadOS 15 com funcionalidades idênticas. A Apple faz poucas distinções entre as gamas do iPad com o seu software, mas neste caso a indiferença entre o sistema que monta um e o outro é ainda mais evidente, já que funcionalmente permitem a mesma coisa.

A Apple está prolongando cada vez mais os tempos de atualização de seus dispositivos e, com base no que vimos ultimamente, podemos esperar que esses iPads continuem sendo atualizados 4 ou mais 5 anos no mínimo . Embora, sim, no caso do modelo de 9ª geração seja esperado que tenha pelo menos mais um ano de vida do que o anterior devido à diferença geracional do processador.

Conteúdo da caixa

Nesta seção você não encontrará muitas diferenças em nenhum dos dois. Removendo coisas óbvias como essa em 2020, o iPad daquele ano chegará até você e em 2021 o seu, ambos são acompanhados pelos guias e manuais clássicos do usuário da Apple, além de um carregador completo .

E destacamos o carregador completo porque, ao contrário do iPhone, nestes casos encontrará o cabo de Lightning para USB-C e um adaptador de energia com entrada USB-C . Note-se que não existem auscultadores, capas ou outros elementos, algo que nenhum iPad traz, mas que acreditamos não é mau recordar e ainda mais se nunca comprou um.

Sobre o preço desses tablets

A comparação neste caso é confusa, já que oficialmente esses iPads custavam o mesmo quando foram lançados. Porém, A Apple descontinuou o modelo 2020 e isso o torna disponível apenas através de outras lojas em que tenham unidades em estoque. Portanto, o preço pode variar, pois espera-se que essas lojas baixem o preço para vendê-lo o mais rápido possível e priorizar o modelo mais recente.

Oficialmente, o iPad de 9ª geração é vendido por € 379 em sua versão mais básica de 64 GB com conectividade WiFi, embora esse preço varie se formos para as versões de 128 GB e/ou WiFi + Celular. Em relação aos preços do iPad 2020, pelo motivo que mencionamos anteriormente, pode variar. Você pode dar uma olhada na Amazon, que geralmente é um bom indicador a esse respeito.

iPad 2020 compre em Consultar iPad 2021 compre em Consultar

Últimas conclusões

Vale a pena pular se você tiver o de 2020? Esta é uma pergunta mais do que óbvia que você pode ter se este for o seu caso e nossa resposta é a seguinte: não. E um sonoro não. Não queremos prejudicar as melhorias do iPad 2021, especialmente no campo da câmera frontal ou bateria, mas no cálculo global são poucas as coisas que mudam. Se com o dispositivo que você possui atualmente você sente que precisa de mais, talvez a linha 'Air' ou 'Pro' possa ser a ideal para você.

Mas se você também não tem e você precisa de um iPad para realizar ações básicas, qualquer uma dessas é uma ótima opção para entrar no iPadOS. Nesse caso, vemos a melhor opção no iPad 2021, especialmente devido à disponibilidade, mas se você encontrar uma oferta interessante para o modelo 2020, recomendamos que não a rejeite, e dizemos isso pelos mesmos motivos declarados no parágrafo anterior.