O iPhone varre e é o celular mais vendido superando a Samsung e o resto

Todo estudo que sai publicado em referência ao vendas de smartphones em todo o mundo deixa a Apple como a clara vencedora graças ao seu iPhone. Graças ao bom trabalho de dispositivos que ainda estão à venda, como o iPhone 11 ou o novo iPhone 12, a empresa de Cupertino consegue superar a concorrência. Analisamos como foi o impacto durante o último trimestre de 2020 , em que a empresa cresceu mesmo em relação ao mesmo período de 2019 e em que a recente lançamentos de novos iPhones ao mercado.

Apple bate Samsung, Xiaomi e o resto

Há quatro anos, a Apple não conseguiu fechar um ano civil superando a sul-coreana Samsung como principal vendedora de dispositivos móveis. Um estudo recente publicado pelo Gartner mostra como a empresa liderada por Tim Cook conseguiu superar todos os seus rivais nos últimos três meses do ano passado, tendência que deve ser analisada no atual primeiro trimestre, que é quando seu principal concorrente lança a sua nova gama de Galaxy S21.

final de vendas de celular 2020

Como vemos na tabela, a Apple vendeu quase 80 milhões de iPhones em apenas três meses e embora não seja especificado exatamente a que modelos se refere, é um bom exemplo do bom trabalho da empresa com telefones como o iPhone 11 ou o novíssimo iPhone 12. Isso também significou um aumento de quase 10 milhões unidades em relação ao mesmo período de 2019 e que deixa a empresa com 20,8% de participação de mercado.

Na segunda posição encontramos a Samsung, que baixou as suas vendas de smartphones em 8 milhões de unidades e passou de uma quota de mercado de 17,3% no último período de 2019 para 16,2% em 2020. Mais Longe encontramos Xiaomi, Oppo e Huawei com quotas de mercado de 11,3% para o primeiro deles e 8,9% que coloca os outros dois em empate técnico. Em geral, fala-se de um 5% de queda geral em relação a 2019, atribuído principalmente à pandemia de COVID-19.

Contando todo o ano de 2020, estes foram os resultados:

vendas totais de celular 2020

E que a Apple só fabrica high-end...

Que um iPhone pode ser melhor ou pior do que um telefone da Samsung, Xiaomi ou qualquer outra marca é discutível e isso provoca intensos debates todos os anos. Não vamos discutir esse aspecto porque também é algo muito subjetivo às vezes, mas se nos atermos a aspectos puramente objetivos, o que a Apple conseguiu em comparação com seus concorrentes quase pode ser descrito como uma façanha.

A empresa de Cupertino não apenas lança alguns terminais no mercado a cada ano em comparação com outros como Xiaomi, mas também o faz apenas com dispositivos de última geração, enquanto o restante vende dispositivos para todos os tipos de público. O preço também é mais alto no caso dos celulares da apple, mas isso não parece ser um obstáculo para que eles tenham vendido mais.

iPhone 12 mini e 12 Pro Max

Expectativas para 2021

Do Gartner, eles fazem uma análise realmente interessante desses dados e na qual falam sobre a possibilidade de telefones 5G como o iPhone 12 mini acabarem surgindo, apesar de precisamente esse modelo ser descontinuado nas fábricas em breve devido à provável baixa demanda .

De qualquer forma, deve-se notar que o último período do ano costuma ser o mais forte da Apple porque são esses meses em que os iPhones de nova geração são colocados à venda. O fato de a Samsung ter lançado seus novos flagships em janeiro pode mais uma vez pender a balança a seu favor neste trimestre. Seja como for,